terça-feira, dezembro 01, 2009

SALÁCIA, DEUSA PADROEIRA DE ALCÁCER DO SAL

Dia I de Dezembro é consagrado a SALÁCIA, Deusa ligada à água salgada e ao culto de NEPTUNO, sendo por vezes considerada como Sua esposa. SALÁCIA - Cuja etimologia indica um significado associado ao acto de saltar, pular, aludindo ao movimento das águas do mar, bem como dos rios - estaria particularmente associada às águas salgadas. Neste site
, há uma lenda popular interessante narrada pelo Dr. Rocha Martins em 1935 (texto a itálico): “Na verdade, ao que parece, Alcácer do Sal foi fundada pelos lusitanos no ano Vlll de César, isto é trinta anos antes de Cristo, atribuindo-a a uma lenda que reza o seguinte: Bugud, califa africano, invadiu a Lusitânia, pondo as povoações a ferro e fogo. Havia na região de Alcácer, um tempo dedicado à deusa Salácia (um dos nomes da deusa Diana), que foi profanado pelos africanos. Quando estes se faziam ao mar, porém, um grande temporal destruiu as embarcações, perecendo no naufrágio a maioria dos invasores, e perdendo-se as riquezas roubadas. Os lusitanos viram no acontecimento um milagre da Deusa, e fundaram uma vila a que deram o nome de Salácia. Há também uma corrente de opinião para quem o nome de Salácia se referia, não à Deusa, mas à abundãncia de sal existente na região." É a primeira vez que tenho conhecimento de que SALÁCIA pudesse de algum modo estar relacionada com DIANA, Deusa Lunar do Bosque, que, tanto quanto sei, nunca teve nada que ver com o mar. No entanto, a menção do Seu nome nesta lenda pode indicar que havia na Lusitânia um extenso culto desta Divindade, ou, talvez, de uma Divindade lusitana que Lhe fosse de algum modo equivalente. A este respeito, é intrigante que o templo romano de Évora, comprovadamente de culto imperial, seja considerado como templo de DIANA; do mesmo modo, vale a pena referir que, na Crónica Geral de Espanha de 1344, considera-se que a Lusitânia recebeu o seu nome porque o mítico Hércules aí celebrou jogos em honra de DIANA (Ludi + DIANA).

86 Comments:

Anonymous Anónimo said...

MUITO IMPORTANTE:
Não esquecer que o dia 1 de Dezembro é o Dia Mundial da Sida.
Temos que nos unir para combater este flagelo que ameaça a espécie humana.
Nunca é demais relembrar!

2 de dezembro de 2009 às 09:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Obama: Al-Qaïda prepara "novos atentados" nos Estados Unidos
por LusaHoje

A organização Al-Qaïda prepara "novos atentados nesta hora em que vos falo", afirmou terça-feira à noite o presidente norte-americano Barack Obama, defendendo a sua decisão de enviar 30.000 soldados suplementares para o Afeganistão.


Durante um discurso solene na escola militar de West Point, Obama recordou que o Afeganistão e o Paquistão são "o epicentro do extremismo violento da Al-Qaïda".

"Não tomo esta decisão com ligeireza", declarou o presidente norte-americano a propósito do envio de reforços.

"Tomo-a porque estou convencido que a nossa segurança está jogo no Afeganistão e no Paquistão", prosseguiu.

"Foi de lá que fomos atacados a 11 de Setembro e é lá que se preparam novos atentados nesta hora em que vos falo", declarou.

"Não é um perigo latente, nem uma ameaça hipotética", sublinhou.

Obama indicou que os Estados Unidos detiveram durante os últimos meses em solo norte-americano "extremistas" provenientes da região transfronteiriça entre o Afeganistão e o Paquistão "para cometer novos actos de terror".

"Este perigo irá crescer se a região voltar atrás e se a Al-Qaïda puder agir com impunidade", avisou Obama.

"Tudo isto não será fácil", reconheceu o presidente dos Estados Unidos.

"A luta contra o extremismo violento não terminará de um dia para o outro e estende-se para além do Afeganistão e do Paquistão", acrescentou.

O presidente norte-americano pediu igualmente que se aumente a pressão sobre a Al-Qaïda em todos os países onde a rede islamita tenta estabelecer-se, citando particularmente a Somália e o Iémen.

"Onde a Al-Qaïda e os seus aliados tentam implantar-se, seja na Somália ou no Iémen ou noutro lugar, devemos fazer-lhes frente com uma pressão crescente e parcerias sólidas", defendeu Obama.

Os Estados Unidos invadiram o Afeganistão em Outubro de 2001, derrubando o regime talibã, que acolheu Ussama ben Laden, um mês depois dos atentados do 11 de Setembro de 2001, planeados desde este país pelo líder da Al-Qaïda

2 de dezembro de 2009 às 10:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Bolívia quer apoio português para mastigar folha de coca
Ministro boliviano aproveitou a XIX Cimeira Ibero-Americana para discutir assunto





O ministro dos Negócios Estrangeiros da Bolívia espera que Portugal e Espanha defendam perante a União Europeia a despenalização de mastigar folha de coca como «um direito do povo boliviano», diz a Lusa.

David Choquehuanca aproveitou a XIX Cimeira Ibero-americana de chefes de Estado e de governo para se reunir com o seu homólogo português, Luís Amado, e pedir o seu apoio para a eliminação da proibição internacional da folha de coca, que data de 1961.

«O mundo precisa de se informar sobre as qualidades nutricionais e alimentícias da folha de coca porque não se pode ir contra toda uma cultura», explicou à agência noticiosa espanhola EFE o chefe da diplomacia da Bolívia, ao defender o seu consumo ancestral pela população boliviana.

Choquehuanca assegura contar com o «acordo» de Espanha em relação ao assunto depois do encontro que teve dias antes da cimeira com o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Miguel Angel Moratinos.

O chefe da diplomacia da Bolívia confia no apoio ibérico para levar à UE «um assunto de grande importância para os bolivianos» e aproveitar a «estratégica» presidência semestral da Espanha da União, que começa em Janeiro.

2 de dezembro de 2009 às 10:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Menonitas acusados de violação de mais de 60 mulheres

Bolívia: oito homens terão abusado das vítimas durante dez anos


De acordo com a agência Reuters, os indivíduos estão sob custódia das autoridades e, segundo o procurador Freddy Perez, «confessaram quando foram detidos por membros da sua comunidade, mas agora negam» as acusações.

O procurador, que falava para as câmaras da televisão local PAT, adiantou que se suspeita que os homens tenham violado «mais de 60 mulheres». «Possivelmente muitas mais», acrescentou. «Parece que se prolongou por cerca de dez anos», disse o responsável judicial.

Freddy Perez referiu ainda que entre as vítimas estarão duas menores e que os suspeitos poderão ter usado drogas para sedar as mulheres abusadas.

Os oito elementos da comunidade menonita têm uma audiência em tribunal agendada para esta quarta-feira.

Os menonitas são um movimento religioso que deriva dos anabaptistas, surgidos durante a altura da Reforma Protestante na Europa.

Muitas comunidades fixaram-se no continente americano, especialmente nos EUA, mas também em países como a Bolívia.

Ao longo da sua história os menonitas também viveram algumas divisões que levaram ao surgimento de outras comunidades, como é o caso dos amish. Regra geral, estas comunidades vivem afastadas de muitas das comodidades do mundo moderno.

2 de dezembro de 2009 às 10:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Os menonitas são um movimento religioso que deriva dos anabaptistas, surgidos durante a altura da Reforma Protestante na Europa. Muitas comunidades fixaram-se no continente americano, especialmente nos EUA, mas também em países como a Bolívia. Ao longo da sua história os menonitas também viveram algumas divisões que levaram ao surgimento de outras comunidades, como é o caso dos amish."

Menonitas da Bolívia, uma gente particularmente "estranha"...

2 de dezembro de 2009 às 12:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Menonitas da Bolívia, uma gente particularmente "estranha"...


Pois,mas têm um aspecto positivo:são Racialistas e preservam a sua Identidade de contaminações estranhas.
Nisso dou-lhes razão.Podíamos aprender alguma coisa com eles.

2 de dezembro de 2009 às 12:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
MUITO IMPORTANTE:
Não esquecer que o dia 1 de Dezembro é o Dia Mundial da Sida.
Temos que nos unir para combater este flagelo que ameaça a espécie humana.
Nunca é demais relembrar!

2 de Dezembro de 2009 9:55:00 WET

FODA-SE A PARTE DA "ESPECIE"(CONCEITO MUITO POUCO CIENTIFICO POIS SÓ ENGLOBA A PARTE REPRODUTIVA, MAS NÃO OUTROS CARACTERES EVOLUTIVOS - JÁ QUE LINNEU ERA DO SÉCULO XVIII E PORTANTO AINDA NÃO CONHECIA A EVOLUÇÃO E NEM OUTROS DADOS MAIORES) JÁ DEGENERADA PELO LIXO SIMIESCO..!!

2 de dezembro de 2009 às 12:56:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Obama: Al-Qaïda prepara "novos atentados" nos Estados Unidos
por LusaHoje

A organização Al-Qaïda prepara "novos atentados nesta hora em que vos falo", afirmou terça-feira à noite o presidente norte-americano Barack Obama, defendendo a sua decisão de enviar 30.000 soldados suplementares para o Afeganistão.

FODA-SE O MACACO DOS EUA E O MACACO DA AL QAEDA, ISSO NÃO É MAIS OCIDENTE DE VERDADE MESMO, SÓ TEATRO DE FACHADA COM RAÇAS NÃO-OCIDENTAIS..!!

2 de dezembro de 2009 às 12:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Bolívia quer apoio português para mastigar folha de coca
Ministro boliviano aproveitou a XIX Cimeira Ibero-Americana para discutir assunto

E O QUE PORTUGAL TEM A VER COM O HABITO BOLIVIANO DE MASTIGAR COCA EM ALTAS ALTITUDES..??PARECE MAIS AQUELAS CRIANCINHAS A PEDIR AUTORIZAÇÃO AOS PAIS PRA BANCAR A REBELDIZINHA NA FASE PRE-ADOLESCENTE SÓ POR QUE VIU ISSO NA TV ABERTA LOBOTOMIZADA PELOS JUDEUS..!!

E VALE LEMBRAR QUE A ADOLESCENCIA É ALGO FORJADO PELA FALSA CIENCIA DO SISTEMA, POIS BIOLOGICAMENTE JÁ SE É ADULTO DESDE QUE SE REPRODUZA, E TANTO QUE ESTES BIPEDES ESCROTOS SÓ FORAM PROJETADOS PELA NATUREZA PARA VIVER DE 2 A 3 DECADAS NO MAXIMO..!!

VEJA QUE EM GERAÇÕES PASSADAS SE PASSAVA DIRECTAMENTE DA FASE INFANTIL PARA A ADULTA E EM MUITAS SOCIEDADES TRIBAIS AINDA SE INCENTIVA O CASAMENTO AOS 14 ANOS PARA QUE SE AMADUREÇA MAIS CEDO AO INVES DE APODRECER SEM MATURIDADE TAL COMO OCORRE NO OCIDENTE DEGENERADO EM QUE TRINTÕES E QUARENTÕES SE COMPORTAM COMO ADOLESCENTES, VIDE NO HELL DE JANEIRO AONDE AS VELHOTAS AINDA QUEREM TER 15 ANOS LÁ NO CALÇADÃO - SIMPLESMENTE RIDICULAS..!!

2 de dezembro de 2009 às 13:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ao longo da sua história os menonitas também viveram algumas divisões que levaram ao surgimento de outras comunidades, como é o caso dos amish. Regra geral, estas comunidades vivem afastadas de muitas das comodidades do mundo moderno.

JÁ OUVI FALAR DE TESTEMUNHA DE JEOVÁ QUE ABUSAVA DE CRIANÇAS E DE PADRES QUE IBIDEM..!!

ESSA COMUNIDADE AÍ VIOLA BEM MENOS QUE PRETOS, DE CERTO..!!

2 de dezembro de 2009 às 13:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Menonitas da Bolívia, uma gente particularmente "estranha"...

2 de Dezembro de 2009 12:08:00 WET

EU JA TINHA VISTO ESTA BELA FOTO - UMA COMUNIDADE ARIANA BEM NO MEIO DA SELVA QUENTE, UMIDA E ABAFADA NO MEIO/CORAÇÃO DA AMERICA DO SUL; ME FAZ LEMBRAR UMA COLONIA RUSSA BEM NO DESERTO DO MATO GROSSO..!!

É UMA PENA NO ENTANTO QUE AINDA SIGAM ESTAS MERDAS SEMITIZADAS QUE SÓ FAZEM MAL A CABEÇA DELES..!!

2 de dezembro de 2009 às 13:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois,mas têm um aspecto positivo:são Racialistas e preservam a sua Identidade de contaminações estranhas.Nisso dou-lhes razão.Podíamos aprender alguma coisa com eles.

TOMARA QUE NÃO SEJA COMO OS AMISH E TENHAM MUITAS ESPINGARDAS, POR QUE OS AMISH SE PRESERVAM MAS NÃO SE DEFENDEM DOS INIMIGOS - DO QUE ADIANTA ISSO..??SÓ PELA METADE..??

E A SORTE DELES É QUE A AMERICA DO SUL É UM CONTINENTE MAJORITARIAMENTE CRISTÃO E NÃO-NEGROIDE, POR QUE SENÃO ELES JÁ TERIAM SOFRIDO ATAQUES TAIS COMO OS DA ASIA ISLAMICA E AFRICA NEGROIDE INVEJOSA E FDP..!!(O ESGOTO-MOR DO PLANETA..)!!

2 de dezembro de 2009 às 13:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

leitor das maiusculas (caps lock):como define racialmente este actor ingles,ja falecido?


http://i.rollingstone.com/assets/rs/11/3861/images/22842_lg.jpg

2 de dezembro de 2009 às 14:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

e este famoso actor irlandês:


http://butteamericafilm.org/rsp-wp/wp-content/uploads/gabriel_byrne.jpg

2 de dezembro de 2009 às 14:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

e,ja agora,este actor e realizador gales:

http://www.bbc.co.uk/comedy/content/images/2007/09/17/terryjones5_396x222.jpg

2 de dezembro de 2009 às 14:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

defina-me esta cantora pop inglesa judia(vide o apelido):

http://blog.taragana.com/e/wp-content/uploads/2009/08/lily-allen.jpg

2 de dezembro de 2009 às 14:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
leitor das maiusculas (caps lock):como define racialmente este actor ingles,ja falecido?

http://i.rollingstone.com/assets/rs/11/3861/images/22842_lg.jpg

2 de Dezembro de 2009 14:22:00 WET

NÃO ABRIU

2 de dezembro de 2009 às 14:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
e este famoso actor irlandês:


http://butteamericafilm.org/rsp-wp/wp-content/uploads/gabriel_byrne.jpg

2 de Dezembro de 2009 14:24:00 WET

BASE MEDITERRANICA CELTIBERA COM LEVE RESIDUO GERMANICO..!!

2 de dezembro de 2009 às 14:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://blog.taragana.com/e/wp-content/uploads/2009/08/lily-allen.jpg

OUTRA MED COM RESIDUOS GERMANICOS..!!

2 de dezembro de 2009 às 14:35:00 WET  
Blogger Caturo said...

«e,ja agora,este actor e realizador gales:

http://www.bbc.co.uk/comedy/content/images/2007/09/17/terryjones5_396x222.jpg»

Significativo, esse era indubitavelmente o mais moreno dos cinco «Monty Pythons» e era precisamente o único galês. Contrastava, até no tamanho, com todos os outros.

2 de dezembro de 2009 às 14:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

SÓ QUE ELA PARECE TER MAIS RESIDUOS GERMANICOS E UM POUCO MAIS MONGOLIZADA TAMBEM; A PELE DELE É MONGOLIZADA E ELA TEM TRAÇOS LEVEMENTES DO ORIENTE MEDIO..!!

2 de dezembro de 2009 às 14:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://encyclopedia.gwu.edu/gwencyclopedia/images/thumb/f/fc/Freemanportrait_1947i.jpg/200px-Freemanportrait_1947i.jpg

este famoso medico americano,como e que o caps lock o definiria?

2 de dezembro de 2009 às 14:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://redriverautographs.files.wordpress.com/2009/05/scan0011.jpg

caps lock,eu sei que o linque não abriu,mas trata-se deste actor ingles,dudley moore.veja la se consegue abrir,s.f.f.

2 de dezembro de 2009 às 14:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.bbc.co.uk/comedy/content/images/2007/09/17/terryjones5_396x222.jpg

PARECE ALGUEM DO SUL DA IBERIA OU MESMO DOS MONTES ATLAS..!!

2 de dezembro de 2009 às 14:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://encyclopedia.gwu.edu/gwencyclopedia/images/thumb/f/fc/Freemanportrait_1947i.jpg/200px-Freemanportrait_1947i.jpg

JÁ ESSE DAÍ TEM CARA DA COSTA DO SAARA SETENTRIONAL MESMO..!!

2 de dezembro de 2009 às 14:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ANTROPOMETRIA MONGOLIZADA KHAZAR BEM PARECIDA COM A DO JEW-LENIN..!!

2 de dezembro de 2009 às 14:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

dois europeus que eu considero o paradigma do nordico,sao ingrid bergman e max von sydow.concordais?

2 de dezembro de 2009 às 14:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://static.sdnn.com/wp-content/uploads/2009/05/north_by_northwest.jpg

e o actor ingles cary grant,de bristol(oeste de inglaterra)?

2 de dezembro de 2009 às 15:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"http://encyclopedia.gwu.edu/gwencyclopedia/images/thumb/f/fc/Freemanportrait_1947i.jpg/200px-Freemanportrait_1947i.jpg

este famoso medico americano,como e que o caps lock o definiria?"


Walter Freeman?Fdx,esse gajo era um judeu espertalhão e filha da puta...

2 de dezembro de 2009 às 15:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

EU SEI QUE VC TAMBEM ODEIA 50% DA MINHA PESSOA CELSOTE - ADMITA..LOL!!

2 de dezembro de 2009 às 15:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

caturo e caps lock,vede esta foto dos ingleses(guildford,sul de inglaterra)stranglers.parecm-vos celtas,celtiberos ou anglo-saxoes?dizei-me a vossa opiniao avalizada.obrigado.


http://www.platinum-needles.co.uk/images/stranglers.jpg

2 de dezembro de 2009 às 15:14:00 WET  
Blogger Caturo said...

Anglo-Saxões é que não parecem de certeza.

Não é fácil nem prudente julgar por uma foto apenas; acresce que não sabemos como eram de facto os Celtiberos.
O que se pode dizer é que qualquer um dos que aparecem nessa foto passa perfeitamente pelo actual hispânico típico. SE o celta arcaico era assim, então está tudo dito.

2 de dezembro de 2009 às 15:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

obrigado,mas e o dudley moore,como o definiriam?

2 de dezembro de 2009 às 15:33:00 WET  
Blogger Caturo said...

Bretão, Atlanto-Mediterrânico típico.

2 de dezembro de 2009 às 15:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo e Caps Lock,é impressão minha ou o sul de Inglaterra é pouco,digamos assim,Nórdico?
Vejam um bocadito este teledisco dos Stranglers.A mim parece-me que vivem muitos descendentes de Bretões/Celtiberos nessas bandas.
O que vos parece?


http://www.youtube.com/watch?v=y6k3tNNRS_I

2 de dezembro de 2009 às 15:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.tomtomtime.com/2009/02/02/lol.jpg

reparai no fenotipo deste musico e produtor ingles de sussex(sul de inglaterra).bretao/celtibero ou o que vos parece?

2 de dezembro de 2009 às 16:01:00 WET  
Blogger Caturo said...

Mediterrânicos, todos eles. E duvido que sejam todos descendentes dos Romanos... isto é eventualmente um vestígio dos povos célticos, ou pré-célticos, da Britânia. Já Martins Sarmento diziam que eles eram lígures, parentes dos Lusitanos...

2 de dezembro de 2009 às 16:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Então,mas sendo assim,a invasão dos anglos e saxões,vinda de leste,pelo Mar do Norte,não aniquilou a população céltica bretã mais antiga,pois não?Muitos ficaram e misturaram-se com os invasores germânicos,nem todos fugiram para Gales ou para o noroeste de França.A prova está em que se verifica esse padrão antroploógico na região que vai,grosso modo,de Yorkshire para sul,até Devon,Somerset,passando por Essex,Kent,Surrey,por exemplo.Então em Sussex vê-se muito.E o que é curioso é que estes condados foram os locais onde os anglo-saxões se instalaram preferencialmente.O que dá ideia de que as elites reinantes e fundiárias eram germânicas,e os servos agrícolas e artesãos,bretões.Pelo menos,para se manterem até hoje.Isto é a minha modesta opinião.

2 de dezembro de 2009 às 16:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sim.Descendentes dos romanos,não,de modo algum.A colonização latina não se deu de molde a criar populações compósitas,mistas.Foi chegar,construir e partir.Os britânicos,neste caso concreto,os mais semelhantes aos mediterrânicos,não possuem adn semelhante aos naturais da Península Itálica,nem pouco mais ou menos.

2 de dezembro de 2009 às 16:21:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Então,mas sendo assim,a invasão dos anglos e saxões,vinda de leste,pelo Mar do Norte,não aniquilou a população céltica bretã mais antiga,pois não?»

É polémico:

http://www.youtube.com/watch?v=KgqjLMESS78

De qualquer modo, parece haver uma diferença em muitos casos notória a nível físico entre Galeses e Ingleses.

2 de dezembro de 2009 às 16:33:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Os britânicos,neste caso concreto,os mais semelhantes aos mediterrânicos,não possuem adn semelhante aos naturais da Península Itálica,nem pouco mais ou menos.»

É exactamente ao contrário, têm muita semelhança com a Ibéria. A ponto de na Irlanda já se dizer, academicamente, que os Irlandeses têm mais a ver com os Hispânicos do que com os «Celtas» da Europa Central.
Quem diz Irlanda diz Gales. Um estudo que encontrei há não muito tempo liga a população galesa à alentejana.

2 de dezembro de 2009 às 16:37:00 WET  
Blogger Caturo said...

http://uhblog.ulsterheritage.com/2009/07/atlantic-zone-celts.html

The Centre for Advanced Welsh and Celtic Studies will launch a new research project into the Atlantic Zone Celts. This is of great interest to participants in the Ulster Heritage DNA Project as the results confirm that the vast majority of Ulster folk both in the nine counties of historical Ulster and within the Ulster descendant communities in the Diaspora are part of the Atlantic Zone population. The research is called, Project 8: Ancient Britain and the Atlantic Zone (Ireland, Armorica, and the Iberian Peninsula): Celticization from the West?

The research initiative recognizes a potential paradigm shift in Celtic studies. Arguments based in archaeology and genetics have recently been put forward in favour of Celtic origins in the Atlantic Bronze Age rather than the central European territories of the early Hallstatt and La Tène archaeological cultures of the Iron Age. However, a hypothesis of ‘Celticization from the West’ has yet to be fully formulated or tested in detail from the perspective of Celtic and Indo-European historical linguistics. Professor Koch’s recent research on the Tartessian language of the Early Iron Age in southern Portugal and south-western Spain has now suggested similar preliminary conclusions. In its abundance, diversity, archaism, antiquity, and geographic and cultural remoteness from Hallstatt and La Tène, the Hispano-Celtic linguistic evidence sits more comfortably with a theory of Atlantic Bronze Age Celtic origins than with the established central-European model. Celtic scholars, especially in the English-speaking world, have not yet completely ‘factored in’ this material and its implications. Accordingly, the agenda of the project includes collecting, updating, and resifting evidence of the Bronze and Iron Age (third to first millennia BC) to evaluate the case for emergence of the Celtic subfamily of Indo-European in the west.
(...)

2 de dezembro de 2009 às 16:51:00 WET  
Blogger Caturo said...

http://towerofbabel.com/2008/07/10/celts-are-from-spain-says-professor/

(...)
These stone inscriptions in Portugal and Spain are in the earliest written language of western Europe, Tartessian, and date from 800 BC to 400 BC. Professor Koch argues that this language can be deciphered as Celtic. The traditional theory is that the original British population was over-run by a wave of non-Celtic people from the Iberian peninsula – hence the predominance of a dark-haired rather darkish population in Wales and Brittany. These were followed by successive waves of tall, more lightly coloured Celts from Central Europe.
(...)

2 de dezembro de 2009 às 16:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

PARECE MESMO É QUE A COSTA OESTE DA EUROPA ERA HABITADA POR POVOS ORIUNDOS DO SUDOESTE DA ASIA VIA COSTA NORTE-AFRICANA; POVOS PRE-ARIAS, MEDS E QUE FORAM ENGOLIDOS EM PARTE PELA EXPANSÃO ARIA NO OESTE, MAS MUITOS PERMANECERAM COM A RAÇA ORIGINAL E ADOTARAM A CULTURA ARIANA, ALGO BEM SIMILAR AO QUE OCORRE NA INDOCHINA, SÓ QUE LÁ UM É DE UMA RAÇA E A CULTURA É DE OUTRA; NÃO TRATA-SE APENAS DE 2 TRONCOS DIVERGENTES DE UMA MESMA MACRO-RAÇA..!!

2 de dezembro de 2009 às 17:41:00 WET  
Blogger Thor said...

novamente o Caturo a aldrabar. não é "população alentejana" mas sim um povo arcaico que pode ter vivido no Alentejo (e não só) que é algo muito diferente.

eu bem queria não comentar, mas perante tanta mentira, não resisti.
o Caturo também não resiste a mentir...

claro que o Caturo cita esse estudo, e prefere omitir outros.

2 de dezembro de 2009 às 19:05:00 WET  
Blogger Thor said...

é verdade, sim senhora, que as populações célticas da Grã-Bretanha, regra geral, são mais escuras e morenas que a maioria dos ingleses (anglo-saxões)
sim, é verdade. não é novidade nenhuma.
isso para aqueles que ainda estão convencidos que os celtas são todos loiros, ruivos, olhos azuis - não quer dizer que não existam - ...se bem que também convém não exagerarem e fazerem como muitos, que pensam que qualquer um, só por ser "branco" já é celta LOL :D
isto é complicado.

agora, as populações célticas são mais morenas que as germânicas. o problema é que os Beatles de Liverpool são desses tais "celtas morenos", mas o Caturo está convencido de que são anglo-saxões germânicos.
afinal, a lingua é tudo...

2 de dezembro de 2009 às 19:11:00 WET  
Blogger Thor said...

ah e claro, o tal povo que viveu no Alentejo e que tinha ligações com Gales, pode nem ser indo-europeu, pode ser anterior aos celtas. pois é sabido que também houve pré-celtas nas ilhas.
as ilhas não foram excepção, evidentemente.
nem a Irlanda.

2 de dezembro de 2009 às 19:15:00 WET  
Blogger Caturo said...

«novamente o Caturo a aldrabar. não é "população alentejana" mas sim um povo arcaico»

Em primeiro lugar, quem aldraba, e é constantemente apanhado em flagrante delito de desonestidade idiota, é o ex-ariano, não sou eu.
Aliás, está para haver uma primeira vez em que alguém me possa acusar de mentir.

Em segundo, não tenho agora aqui à mão o documento que fala da ligação de Gales ao Alentejo, mas creio que referia o elemento genético. De qualquer modo, é curioso verificar que se houver uma ligação genética da Irlanda à Galiza, pronto!, já está, é a prova de que os dois povos são irmãos e tal, mas se houver prova similar relativa ao Alentejo, aí já é preciso dizer que aquilo era uma população arcaica que em tempos lá esteve, para dar ideia de que se calhar já não está...

Enfim, o facciosismo estupidamente desonesto e deprimente que enche as caixas de comentários graças à presença deste atrasado de vida do ex-ariano que nunca mais cumpre a merda da sua promessa e se vai embora de vez.

3 de dezembro de 2009 às 00:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

«agora, as populações célticas são mais morenas que as germânicas. o problema é que os Beatles de Liverpool são desses tais "celtas morenos", mas o Caturo está convencido de que são anglo-saxões germânicos.»

Pois. Para o ex-ariano, olha-se assim para os gajos e se eles parecem morenos (porque ninguém estudou a sua composição genética, a coisa tem de ser feita a olhómetro), pronto, já está, vão já para outra nação e acabou, é simples, para um atrasado mental que não sabe o que é uma nação, que é por ignorância e autismo completamente indiferente aos fundamentos de uma nação, as nacionalidades decidem-se assim a olho e já 'tá. Era pegar no Adolfo Hitler e dizer-lhe que estava enganado, afinal não era nada germânico mas celta de uma nação céltica da Europa Central que já não existe, temos pena, e fazer o mesmo com Rudolf Hess, «amandar» com Himmler para a Hungria e por aí fora. Com atrasados mentais é tudo simples.

3 de dezembro de 2009 às 00:16:00 WET  
Blogger Caturo said...

«ah e claro, o tal povo que viveu no Alentejo e que tinha ligações com Gales, pode nem ser indo-europeu, pode ser anterior aos celtas. pois é sabido que também houve pré-celtas nas ilhas.»

Exacto. O mesmo é válido para as ligações entre a Irlanda e a Galiza.

3 de dezembro de 2009 às 00:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Demais é ver o otário bobo da corte cá do sitio - thor a dizer que os outros aldrabam, aahahahah, de facto é de rir, quando o mentiroso compulsivo e cegueta cá do sitio apanhado constantemente em flagrante delito de mentira ou ignorância misturada com rancor impotente .. a quem lhe mete as suas estórias da carochinha no bolso.

3 de dezembro de 2009 às 01:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"«amandar» com Himmler para a Hungria"

A mãe do Heinrich Himmler era descendente de húngaros,de estirpe mongólica;já o pai era teutão,alemão de raíz.

3 de dezembro de 2009 às 13:25:00 WET  
Blogger Thor said...

as nacionalidades não se decidem só "a olho" evidentemente.
mas também não fui eu que fiz esse mapa:

http://4.bp.blogspot.com/
_G7Wra71mbBk/SsOePBXeewI/
AAAAAAAAAC0/rJawuMJPrgI/s1600-h/
513px-Britain_peoples600+BC%5B1%5D.png

3 de dezembro de 2009 às 17:11:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois, só há é um pormenor que, como de costume, não levas em consideração - é que o mapa refere-se a uma época de há vários séculos, talvez de há mais de um milénio...

3 de dezembro de 2009 às 17:20:00 WET  
Blogger Thor said...

e daí ???

3 de dezembro de 2009 às 17:36:00 WET  
Blogger Thor said...

custa muito aceitar o facto de aquela faixa inglesa poder ser britónica?
custa muito deixar de lado o patriotismo de fronteiras?
todos sabemos que as fronteiras, por vezes, são decididas arbitrariamente e que o ocupante muitas vezes "rouba" territórios às regiões ocupadas.
tu só vês o ponto de vista do ocupante...
um exemplo: o "berço" é uma provincia galega que, hoje em dia, faz parte da autonomia "Castilla y Leon"
todos sabemos que casos destes acontecem.
também Miranda foi anexada por Portugal...
enfim, são fronteiras definidas arbitrariamente pelo ocupante e depois há uns meninos que seguem religiosamente.
quanto ao facto de não ter lingua...tem lingua. é a mesma do País de Gales.

3 de dezembro de 2009 às 17:41:00 WET  
Blogger Titan said...

"A mãe do Heinrich Himmler era descendente de húngaros,de estirpe mongólica;já o pai era teutão,alemão de raíz."

Então segundo o ex-ariano, o Himmler era genéticamente inferior aos alemães de gema. É só rir com este barrote do ex-ariano.

3 de dezembro de 2009 às 18:14:00 WET  
Blogger Titan said...

"...é que o mapa refere-se a uma época de há vários séculos, talvez de há mais de um milénio..."

Bem, camarada Caturo, isso de ser um milénio atrás para o ex-ariano é como se fosse hoje, é que para ele as populações da antiguidade não se deslocavam pois não tinham auto-estradas.

ahahahahahah

3 de dezembro de 2009 às 18:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois, camarada Titan... mas quando o mapa da região de Portugal no tempo dos Romanos mostra Celtas no Alentejo, nessa altura o mapa já não interessa nada porque coisa e tal a zona foi invadida por outros povos e assim... ;)

3 de dezembro de 2009 às 18:32:00 WET  
Blogger Caturo said...

Caturo: Pois, só há é um pormenor que, como de costume, não levas em consideração - é que o mapa refere-se a uma época de há vários séculos, talvez de há mais de um milénio...

ex-ariano: e daí ???

Ahahahhahahah, só o ex-ariano é que dava uma resposta destas... :)

3 de dezembro de 2009 às 18:33:00 WET  
Blogger Caturo said...

«custa muito aceitar o facto de aquela faixa inglesa poder ser britónica?»

E custa muito perceber que essa faixa, até prova em contrário, já não é britónica? Pelos vistos custa...


«custa muito deixar de lado o patriotismo de fronteiras?»

Mas qual patriotismo de fronteiras qual carapuça, trata-se de uma questão de bom senso, pelo menos de sentido do ridículo, para não pretender dividir uma nação só porque num ou noutro estudo laboratorial se diz que se calhar há ali muito sangue celta e etc..



«tu só vês o ponto de vista do ocupante...»

Não sou que digo que o Kosovo é dos Albaneses porque já lá estão e prontos...


«também Miranda foi anexada por Portugal...»

Mas existe. O Britónico é que já não, fora de Gales e da Cornualha. Mais um pequenito detalhe sem interesse para o ex-ariano...


«enfim, são fronteiras definidas arbitrariamente pelo ocupante e depois há uns meninos que seguem religiosamente.»

E outros meninos, severamente mais atrasados no seu desenvolvimento cognitivo, que acham que as fronteiras não interessam porque um estudo estatístico diz que ali e acolá há um bocadito mais de sangue disto e daquilo.



«quanto ao facto de não ter lingua...tem lingua. é a mesma do País de Gales.»

Não, não é. É o Inglês.

3 de dezembro de 2009 às 18:45:00 WET  
Blogger Thor said...

"Mas existe. O Britónico é que já não, fora de Gales e da Cornualha."


mas custa compreender que a fronteira galesa pode não ser aquela que eles dizem???

3 de dezembro de 2009 às 18:51:00 WET  
Blogger Thor said...

"«quanto ao facto de não ter lingua...tem lingua. é a mesma do País de Gales.»

Não, não é. É o Inglês."


lá está! mas porquê ????
só porque os ingleses ocupantes disseram que a fronteira era "ali" e não "aqui" ???
que sentido é que isso faz?
qual é o motivo para achar que a parte britónica termina onde eles dizem e não noutro sitio???


e aquela faixa já não é britónica porquê???
se não é britónica, o mesmo aplica-se a Gales ou Cornualha.

3 de dezembro de 2009 às 18:51:00 WET  
Blogger Thor said...

a conversa do "aí essas coisas de há 1000 anos não interessa nada" é repetida constantemente por ignorantes que não percebem nada de como estas coisas funcionam.

reparem que se fosse um mapa de séculos antes de Cristo, era porque "é muito antigo, já passou 2000 anos", etc

no entanto, esse mapa já é do ano 600 d.C. salvo erro. o que significa que, afinal, essas tribos antigas têm mais importância do que se pensa.

pois 600 anos depois de Cristo, ainda tinham importância.

depois, é incrivel o esquecerem-se que, se fosse como dizem, já nem havia galeses, córnicos, escoceses, etc
se o que se passou há muitos anos não importasse (parvoice pegada) então hoje não existiria povo algum no Mundo.
"éramos" todos uma grande misturada, o que está longe de ser verdade.

3 de dezembro de 2009 às 18:57:00 WET  
Blogger Thor said...

"mas quando o mapa da região de Portugal no tempo dos Romanos mostra Celtas no Alentejo,"


só na bacia do Guadiana.
e estou a falar de um mapa que eu vi, num livro da Portucalense Editora.
e isto partindo do principio que os cultos da região eram mesmo dos "célticos".
porque tu nunca mostraste nenhum "mapa do tempo romano".

3 de dezembro de 2009 às 19:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

"«quanto ao facto de não ter lingua...tem lingua. é a mesma do País de Gales.»

Não, não é. É o Inglês."

«lá está! mas porquê ????»

Porque assim o quis um gajo a que se costuma chamar Destino.


«só porque os ingleses ocupantes disseram que a fronteira era "ali" e não "aqui" ???»

Não. É porque essas línguas desapareceram mesmo há muito tempo. Os povos dessas áreas não foram capazes de resistir à invasão inglesa. Os Galeses sim, foram. A diferença é essa. Uns morrem e outros não. Caso contrário, ainda hoje os Turcos podiam dizer que eram Hititas, Lídios, Frígios e afins...



«e aquela faixa já não é britónica porquê???
se não é britónica, o mesmo aplica-se a Gales ou Cornualha.»

NÃO, caralho, NÃO se aplica, porque Gales e Cornualha têm uma língua nacional, ininterrupta, e o resto da área NÃO.
Chiça que é estupidez autista a mais, falar com este ex-ariano é lidar com atrasados mentais, a andar para trás e para diante.

3 de dezembro de 2009 às 19:04:00 WET  
Blogger Titan said...

"no entanto, esse mapa já é do ano 600 d.C. salvo erro. o que significa que, afinal, essas tribos antigas têm mais importância do que se pensa."

600 d.c, então enganei-me, é recentíssimo. ahahahahahaha

"depois, é incrivel o esquecerem-se que, se fosse como dizem, já nem havia galeses, córnicos, escoceses, etc"

Nos mesmos moldes de à 1400 anos atrás concerteza que não.

3 de dezembro de 2009 às 19:06:00 WET  
Blogger Caturo said...

«a conversa do "aí essas coisas de há 1000 anos não interessa nada" é repetida constantemente por ignorantes que não percebem nada de como estas coisas funcionam.»

Pois, o ex-ariano é que sabe como estas coisas funcionam - quando é para dizer que um povo dos que ele gosta é celta, tudo serve; quando é para dizer que o Sul de Portugal é mouro ou o caralho afim, tudo serve também. É assim que «estas coisas funcionam». ;)



«pois 600 anos depois de Cristo, ainda tinham importância.»

Pois. Mas de 600 a 2009 vão bem mais de mil anos. Mas para o ex-ariano é detalhe, «ai para mim é recente» e pronto... ;)



«depois, é incrivel o esquecerem-se que, se fosse como dizem, já nem havia galeses, córnicos, escoceses,»

Sendo assim como dizem, HÁ MESMO Galeses, Córnicos, Escoceses - porque estes têm LÍNGUA NACIONAL VIVA. É o tal pormenor da língua que lixa sempre o ex-ariano.

3 de dezembro de 2009 às 19:08:00 WET  
Blogger Caturo said...

"mas quando o mapa da região de Portugal no tempo dos Romanos mostra Celtas no Alentejo,"

«só na bacia do Guadiana.
e estou a falar de um mapa que eu vi,»

Pois, um mapa, depois de vários mapas terem mostrado celtas até ao Algarve. É tal coisa, «estas coisas funcionam» à maneira... ;)

3 de dezembro de 2009 às 19:09:00 WET  
Blogger Thor said...

pois, Caturo, a isto nem respondeste:


"Mas existe. O Britónico é que já não, fora de Gales e da Cornualha."


mas custa compreender que a fronteira galesa pode não ser aquela que eles dizem???

3 de Dezembro de 2009 18:51:00 WET

3 de dezembro de 2009 às 19:11:00 WET  
Blogger Caturo said...

Respondi sim. Lê com atenção e deduz...

3 de dezembro de 2009 às 19:15:00 WET  
Blogger Thor said...

em termos étnicos, o que é que interessa se foi há 500, há 1000 ou 1400 anos?
desde que não tenha havido nenhuma invasão em grande escala (e depois de 600 d.C. não consta que tenha havido nenhuma) interessa pouco que tenha sido há 1400 anos.
pois os povos não "derretem" assim, sem mais nem menos. mas quem é ignorante, não pode saber isto.

3 de dezembro de 2009 às 19:16:00 WET  
Blogger Thor said...

não respondeste nada. limitaste-te a dizer que Gales tem lingua e aquela parte não tem.
ora, isso não é resposta.
pois não me deste um motivo, um único de jeito, para a fronteira ser aquela e não noutro lugar.
a fronteira galesa (a fronteira REAL e não a imposta) não tem forçosamente que ser aquela.

isto é que não entendes.

3 de dezembro de 2009 às 19:18:00 WET  
Blogger Thor said...

minto: por acaso, depois disso, houve a invasão Viking.

mas é preciso provar que essa invasão "aniquilou" os povos britónicos que viviam nessa faixa.

se "aniquilaram" (o que duvido) então aí o caso muda de figura.

mas até lá...

3 de dezembro de 2009 às 19:24:00 WET  
Blogger Thor said...

e, claro, seja lá como for, mesmo assim, devem existir por ali imensos enclaves célticos.

3 de dezembro de 2009 às 19:25:00 WET  
Blogger Caturo said...

«em termos étnicos, o que é que interessa se foi há 500, há 1000 ou 1400 anos?»

Interessa porque em termos étnicos houve INVASÕES e DESAPARECIMENTOS.



«desde que não tenha havido nenhuma invasão em grande escala»

Houve uma invasão suficientemente forte para que a sua língua céltica desaparecesse. O Cúmbrico morreu por volta do século XII.



«não respondeste nada»

Respondi, petiz, vai ler, esforça-te intelectualmente ao menos uma vez na vida...



«limitaste-te a dizer que Gales tem lingua e aquela parte não tem.
ora, isso não é resposta»

Correcção: isso, e só isso, é que é resposta. É o chamado sem apelo nem agravo. Não interessam os limites serem aqui ou ali, o que interessa é onde existe ou não existe a língua. E na Cúmbria não existe. Em Gales existe. É tudo.


«mas é preciso provar que essa invasão "aniquilou" os povos britónicos que viviam nessa faixa»

É o contrário - TU é que tens de provar que ainda haja povos britónicos nessa faixa.

Aguardo resposta.


«e, claro, seja lá como for, mesmo assim, devem existir por ali imensos enclaves célticos.»

Ah, isso não faz mal... os Ingleses fazem a esses enclaves o mesmo que tu disseste para os Albaneses fazerem aos enclaves sérvios do Kosovo e já 'tá... ;)

3 de dezembro de 2009 às 19:46:00 WET  
Blogger Titan said...

"em termos étnicos, o que é que interessa se foi há 500, há 1000 ou 1400 anos?"

Em termos étnicos, esses povos actualmente têm muito mais de ingleses do que tinham à 1400 anos atrás. O tempo tem destas coisas, acaba por homogeneizar tudo.

3 de dezembro de 2009 às 19:49:00 WET  
Blogger Thor said...

é irrelevante, os povos não desaparecem por não terem lingua.
exemplos não faltam.

3 de dezembro de 2009 às 20:01:00 WET  
Blogger Caturo said...

Para já, não são considerados como povo céltico. Sem língua, não há provas suficientemente sólidas para isso.
Paciência.

3 de dezembro de 2009 às 20:50:00 WET  
Blogger Thor said...

isso é a tua opinião.

3 de dezembro de 2009 às 21:15:00 WET  
Anonymous Anti-ex-ariano said...

O Magalhães Lemos (Júlio de Matos da triparia) deve ter umas condições realmente bestiais...

...até deixam o ex-ariano usar um computador com Internet para vir dar extravasar as suas alucinações paranóicas aqui no Gladius!

Enfim, deve fazer parte do processo terapêutico! :)

3 de dezembro de 2009 às 22:29:00 WET  
Blogger Caturo said...

«isso é a tua opinião.»

E a dos principais organismos internacionais que determinam o que é ou não céltico...

9 de dezembro de 2009 às 00:01:00 WET  
Blogger Thor said...

estou-me a borrifar para o que alguns organismos acham e mal estaria eu se a minha visão dependesse do que eles acham.

9 de dezembro de 2009 às 14:58:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois estarias mal estarias... lá se ia a treta da Galécia-ai-tão-celta-e-distante-de-Portugal, ahahahahahahahh... O fechamento num mundo alternativo e coitadinho marginal ainda é o melhor que podes fazer. Aí podes ser celta à vontade, irmão dos «teus» Irlandeses e primo direito dos Nórdicos, ahhahahahahahhh....

10 de dezembro de 2009 às 12:47:00 WET  
Blogger Thor said...

mundo alternativo?

http://img181.imageshack.us/
img181/9553/cnhfs1pw6.jpg

http://www.gov.im/post/stamps/
Issue.aspx?productid=597&categoryid=164


jogos intercélticos:
http://www.surfersvillage.com/
img/st/planecran.jpg



mas, enfim, como eu disse, não dependo disto para ter a minha opinião.

10 de dezembro de 2009 às 20:45:00 WET  
Blogger Caturo said...

«mundo alternativo?»

Ou alternativo ou minoritário - no caso, vai dar ao mesmo, visto que a Galiza continua a não ser considerada como um país celta pelos principais institutos internacionais. Por isso é que não queres depender deles, pudera, ehheheheh...

15 de dezembro de 2009 às 10:58:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home