quarta-feira, julho 22, 2009

A RÚSSIA DOS VALORES...

No maior e mais populoso país da Europa, o presidente, Dmitry Medvedev, anunciou que os alunos do ensino público vão poder escolher entre ter aulas de Religião e ter aulas de ética laica.

A ideia, já lançada como projecto piloto em doze mil estabelecimentos de ensino, faz parte da campanha do Kremlin para instilar valores morais à juventude, de modo a contralançar o vazio moral criado pelo período turbulento que se seguiu ao colapso da União Soviética.

As crianças e os seus pais poderão pois optar livremente entre estudar uma das religiões dominantes, estudar as religiões dominantes em geral ou, em vez disso, estudar ética secular.

A possibilidade de escolher parece ser, segundo alguns, um modo de tranquilizar os que temem a influência crescente da Igreja Ortodoxa sobre o Estado. Há três anos, choveram protestos na sequência da obrigatoriedade, em várias regiões russas, de aulas de religião cristã ortodoxa - protestos sobretudo da parte de crentes doutras religiões, mas também vindo dos que receavam ser esta nova imposição um resquício, invertido, da imposição do estudo do ateísmo científico nas escolas no tempo do totalitarismo comunista. Tempo longínquo, de facto, pois que, ao que parece, a Religião retorna em força...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ouvi dizer que tambem poderiam escolher o islamismo.

enfim, um pais pobre gastar dinheiro em aulas religiao...
para mim nao faz sentido.

podiam desviar o dinheiro para apoiar mais natalidade

22 de julho de 2009 às 14:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O programa de incentivo à natalidade da Rússia está a correr bem, segundo aqui noticiei.

22 de julho de 2009 às 15:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Religião e ter aulas de ética laica.

2 PSEUDO-CIENCIAS; VC KER CRISTIANISMO COM DEUS OU SEM DEUS??

LOL!!MESMA MERDA E DOUTRINAÇÃO SISTEMICAMENTE "CORRECTA"..!!

23 de julho de 2009 às 07:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

JUDEUS "HELENIZADOS" O CARALHO; SÃO JUDEUS MAÇONIZADOS/CRISTIANIZADOS - AKELE BABACA DO HAGANÁ ERROU NA ASUA CLASSIFICAÇÃO..!!

23 de julho de 2009 às 07:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

*ERROU FEIO NA SUA

23 de julho de 2009 às 07:21:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home