quarta-feira, dezembro 24, 2008

QUEDA RÁPIDA DA CRISTANDADE CENTRAL NO REINO UNIDO

Segundo relatório de destacada organização cristã britânica, dentro de uma geração as pessoas que frequentam a igreja anglicana vão ser menos de um décimo das que são agora. Assim, em 2050, o número de cristãos assíduos da Igreja de Inglaterra não serão mais de oitenta e oito mil, enquanto agora são por volta de um milhão.

Os laicos aproveitam para salientar o declínio da igreja estabelecida, enquanto a Igreja de Inglaterra considera que o estudo é incompleto por não levar em conta as novas formas de culto, fora das igrejas.

Há um contraste pelo menos parcial entre as conclusões desta projecção e as palavras do primeiro-ministro Gordon Brown, que, no início do mês, dizia, no prefácio de um relatório - O Credo na Nação - que a fé religiosa estava forte no Reino Unido, pois que no último censo mais de três quartos da população pertencia a uma religião... «as identidades religiosas das pessoas vão directamente ao coração do seu sentido de si mesmos e do seu lugar na sociedade e no mundo», argumentou Brown.

A Sociedade Secular Nacional afirma por seu turno que a frequência das igrejas tem vindo a descer nos últimos sessenta anos, em todo o país, em todas as principais denominações cristãs e em todas as faixas etárias, excepto nas dos mais de sessenta e cinco anos, e que o Cristianismo será em breve uma seita minoritária composta sobretudo de idosos.
Á organização que elaborou este estudo assevera todavia que, na actualidade, tudo se passa muito depressa e muda rapidamente, pelo que não é fácil prever como será o mundo dentro dos próximos anos.
Há entretanto estudos segundo os quais a Igreja de Inglaterra cresce em meios alternativos, com grupos organizados que realizam encontros em «pubs».

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sobre o assalto a um restaurante na Ericeira, cujas imagens passaram ontem à noite no telejornal da SIC....pelo menos o assaltante que fica a segurar na caçadeira é africano. Nota-se pelas mãos. Os outros não consigo distinguir bem
http://www.youtube.com/watch?v=oCRnvTBbeWI&eurl=

24 de dezembro de 2008 às 15:56:00 WET  
Blogger Caturo said...

Bom trabalho, cara Sílvia...

24 de dezembro de 2008 às 16:15:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home