terça-feira, dezembro 23, 2008

ÁRVORE DE NATAL


Embora haja quem lhe queira atribuir uma origem cristã, o mais provável é que se trate de mais uma tradição de raiz autenticamente pagã, nomeadamente porque já os antigos Romanos decoravam as casas com ramos de carvalho nesta época do ano, enquanto entre os germânicos pagãos haveria o costume de decorar as árvores com objectos coloridos e brilhantes (pedaços de metal, talvez velas, não sei ao certo), eventualmente para chamar os espíritos da floresta que, devido ao frio, ausentar-se-iam durante algum tempo das árvores no seio das quais viviam. Acresce que se trata de um elemento que não cabe em nenhum presépio, nem tampouco há maneira convincente de colar uma coisa à outra ou de relacionar a árvore com o nascimento de um filho de uma judia virgem...
De um modo ou doutro, é presença já «obrigatória» nos lares europeus, justificando bem que se percam umas horitas a «plantá-la» numa área privilegiada do lar e a decorá-la, para que, inconscientemente ou não, constitua uma presença feérica a fazer jus à magia da época. E podem aproveitar, os da capital, para irem contemplar a magnífica árvore natalícia da cidade (foto acima), que quando apareceu era a maior da Europa (não sei se ainda o é) e que está cada mais rica de efeitos, e que em 2008 está colocada no Parque Eduardo VII, destacando-se particularmente nba serenidade da paisagem.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

os germanicos primitivos decoravam as árvores com luzes? que luzes?

23 de dezembro de 2008 às 22:12:00 WET  
Blogger Silvério said...

Em pessoalmente prefiro as árvores mesmo naturais a um monte de ferro empilhado, mas de uma forma ou de outra é sempre melhor do que ver aqueles presépios.

23 de dezembro de 2008 às 22:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A estupidez continua e agudiza-se, sem resposta de quem tem obrigação de responder:

http://tsf.sapo.pt/blogs/governosombra/archive/2008/12/17/origens-gen-233-ticas-correio-18.aspx#comments

24 de dezembro de 2008 às 02:27:00 WET  
Blogger Caturo said...

os germanicos primitivos decoravam as árvores com luzes? que luzes?

Falei demasiado genericamente e com pouca precisão. Deveria ter dito que haveria entre germânicos pagãos (não sei desde quando) o costume de decorar as árvores com elementos coloridos e brilhantes (pedaços de metal, talvez velas, não sei ao certo).

24 de dezembro de 2008 às 04:24:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home