RITUAL A HÉRCULES
Sacrifício dedicado a Hércules, que teve lugar aquando dum encontro da organização norte-americana Nova Roma realizado na Bulgária.
Local internético onde se diz o que me dá na telha e me parece importante dizer-se. Os leitores podem, se quiserem, enviar comentários privados para o endereço de correio electrónico GLADIOLUSO@sapo.pt
posted by Caturo at sexta-feira, setembro 12, 2008
7 Comments:
Foi o Hércules que abriu o estreito de Gibraltar. A mãe dele não se chamava Meretriz, chamava-se Alcmena.
Caturo,as antigas Colunas de Hércules da História Clássica bem que poderiam ter mantido este nome.Soava melhor,pessoalmente.Gibraltar é uma palavra de origem árabe,e não sei como foi feita a mudança de designação.
Quem sabe se não vai ser recuperado. realmente soa muito melhor.
Está projectada a construção de um tunel entre as colunas de Hercules.
Concordo inteiramente, cara Treasureseeker. Muito bem visto.
"Foi o Hércules que abriu o estreito de Gibraltar. A mãe dele não se chamava Meretriz, chamava-se Alcmena"
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
Treasureseeker;
Gibraltar vem da expressão «Jebr al-Tariq». Significa «a rocha de Tarique». O local recebeu essa designação por ter sido o lugar onde o dito cujo aportou em 711, no início da invasão moura.
Por isso, concordo duplamente contigo no que toca à mudança do nome: por um lado, por ser árabe e nada ter a ver com a nossa herança europeia; e por outro, quiçá até com mais peso, por ser o nome de um general invasor, do líder de um exército inimigo. Nenhum de nós consentiria ter em casa uma foto de alguém que o agrediu - faz, por isso, pouco sentido que se designe o local com o nome de que nos atacou.
Contudo, não sei se preferia o nome Colunas de Hércules ou Calpe, como se chamava o local no séc. VIII (de acordo com o «Eurico, o Presbítero»). O segundo não é tão marcante, concedo, tão ligado à História da Europa - mas parece-me, sinceramente, mais bonito.
Enviar um comentário
<< Home