quarta-feira, julho 09, 2008

POLÓNIA - KUPALA OU SOLSTÍCIO DE VERÃO 2008




21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas tu acreditas realmente em deuses?

9 de julho de 2008 às 11:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Mas qual é a dúvida?

9 de julho de 2008 às 11:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E segues os seus preceitos e normas?

9 de julho de 2008 às 12:18:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quais preceitos e normas?

9 de julho de 2008 às 12:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Rituais? Sim, na medida do possível.

A ética vinda dos ancestrais? Sim, no essencial, adaptada aos tempos actuais.

9 de julho de 2008 às 12:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se uma das tuas divindades te ordenasse qualquer feito fazias-o?

9 de julho de 2008 às 12:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Em princípio, sim.

9 de julho de 2008 às 12:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Desculpa as perguntas, mas parece-me estranho que alguém adore verdadeiramente deuses hoje em dia.

9 de julho de 2008 às 12:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se Zeus te mandasse matar o teu filho fazias-o? E porquê?

9 de julho de 2008 às 12:38:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Há muita gente que adora os Deuses antigos hoje em dia: quase mil milhões na Índia (hindus), mais uns quantos milhões no Japão, na China, e mais uns quantos espalhados pela África, Austrália e, novamente, no mundo branco europeu, nomeadamente América e particularmente na Europa, dos Urais aos Açores.

9 de julho de 2008 às 13:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Se Zeus te mandasse matar o teu filho fazias-o?

Não.

E porquê?

Porque não acreditaria que era Zeus, ou qualquer outro Deus pagão, a dar essa ordem. Quanto a mim, os Deuses são perfeitos, motivo pelo qual não dariam ordens dessas.

9 de julho de 2008 às 13:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Anónimo disse...
Se Zeus te mandasse matar o teu filho fazias-o? E porquê?

Quarta-feira, Julho 09, 2008 12:38:00 PM"


Estás a pensar noutros cânones e a confundir os Deuses.

9 de julho de 2008 às 14:13:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pois... quem mandou um homem matar o próprio filho foi o Deus de Israel e dos cristãos...

9 de julho de 2008 às 14:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se Zeus te mandasse matar o teu filho

Zeus não daria uma ordem desse tipo. O Divino é perfeito, e considerando que o mal decorre sempre de uma determinada impoerfeição da alma ou do espírito, nunca essa ordem poderia partir de Zeus. Sobre este assunto, lê a «República» de Platão, sobretudo o Livro II.

9 de julho de 2008 às 15:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Boa resposta, Duarte. E, de caminho, pode também ler-se «Sobre os Deuses e o Cosmos», espécie de tratado-resumo do pensamento pagão clássico, da autoria do neo-platónico Sallustius.

9 de julho de 2008 às 15:37:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já agora, aproveito para dizer que quando aqui me perguntam sobre Zeus, eu respondo na generalidade, mas de qualquer modo Zeus é grego e eu sou latino, daí que me dirija a Júpiter, que é a versão latina do mesmo Deus indo-europeu, mas as crenças e éticas romanas e helénicas não eram exactamente as mesmas, ao contrário do que muitas vezes se pensa.

9 de julho de 2008 às 15:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

o que eu sei é que tu levavas no cu se Zeus to pedisse

Bolas, estou a ficar excessivamente crédulo. Houve ali um segundo em que achei que o anónimo queria mesmo ter uma discussão em termos e cumpria os mínimos olímpicos de civilidade. Vejo que o sobrestimei.

9 de julho de 2008 às 17:13:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Para cumprir os mínimos de civilidade, é preciso primeiro passar da fase da adolescência retardada... mas enfim, quem tem certas recordações da Casa Pia, não há-de nunca querer deixar de ser o que é, como é o caso desse anónimo... :)

9 de julho de 2008 às 17:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Já agora, aproveito para dizer que quando aqui me perguntam sobre Zeus, eu respondo na generalidade, mas de qualquer modo Zeus é grego e eu sou latino, daí que me dirija a Júpiter, que é a versão latina do mesmo Deus indo-europeu, mas as crenças e éticas romanas e helénicas não eram exactamente as mesmas, ao contrário do que muitas vezes se pensa."

A sua versão existia também noutras tribos Europeias.

9 de julho de 2008 às 19:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, mas numa forma já mais diferenciada talvez - o germânico Ziu/Tyr, talvez o irlandês Dagda, talvez os eslavos Dhazbog ou Svarog, bem como o ilírio Dai Patures, enfim.

9 de julho de 2008 às 20:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Na Índia, era Dyaus Pitar, mas depressa foi culturalmente absorvido por Indra; e depois ainda há o ainda cultuado Dezau, dos Kalash...

9 de julho de 2008 às 20:09:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home