domingo, junho 22, 2008

«JOVENS» PÕEM PRAIA EM PULVEROSA E AGRIDEM AGENTES DA AUTORIDADE

Confrontos entre grupos de jovens ontem à tarde na praia de Santo Amaro de Oeiras obrigaram a PSP a intervir de forma musculada. De acordo com os proprietários dos dois bares a funcionar no areal, "só quando fizeram quatro disparos para o ar é que conseguiram controlar a situação".
Segundo o CM apurou, a confusão começou cerca das 17h30, quando um grupo de jovens rodeou outro. "Rapidamente se juntaram centenas à confusão. Dois agentes da PSP – que faziam serviço na zona – foram chamados, mas, quando chegaram à areia e tentaram controlar a confusão, a multidão avançou para cima deles. "Tiveram que recuar enquanto ‘choviam’ garrafas de cerveja sobre eles", relatou ao CM um funcionário do bar O Amarelo.
"Entretanto chamaram reforços, mas já havia mais de mil pessoas envolvidas na confusão. Só quando chegaram três carrinhas das Brigadas de Intervenção Rápida e seis carros-patrulha é que voltaram a avançar. E mesmo aí foi preciso fazer quatro disparos para o ar para dispersar a multidão", conta o proprietário do mesmo estabelecimento. O relato foi repetido ao CM pelos funcionários e gerente do outro bar de praia e por vários banhistas.
No local, mas à distância, estiveram ainda uma carrinha e duas lanchas da Polícia Marítima.
Em declarações ao CM, fonte oficial do Comando da PSP de Lisboa afirmou que a confusão teve origem "num desacato entre elementos do mesmo grupo que acabou em agressões físicas" e que "a polícia interviu para evitar que os problemas se estendessem aos outros cidadãos que estavam na praia".
A mesma fonte adiantou que não foram feitas detenções, nem nenhuma identificação. No final da confusão, o único ferido registado foi um agente da PSP de Oeiras, que foi atingido por uma garrafa na cabeça. O agente foi inicialmente assistido no local pelo INEM, mas depois foi conduzido ao hospital para ser suturado.


Vejamos agora quem eram os «jovens» referidos pelos mé(r)dia - clique-se aqui para ver o vídeo. Mesmo que pareça difícil acreditar, a cena passa-se em Portugal, não no Brasil ou em Angola.
Espera-se agora a versão de Diana Andringa e do BE, a negar que tenha havido qualquer confronto, ou, porque não, que a polícia é que iniciou as agressões...

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Caturo que pensa de Quim Barreiros?
Aprecia o género?

23 de junho de 2008 às 00:05:00 WEST  
Blogger Oestreminis said...

Só quem não conhece a frequência dessa praia nos últimos anos é que se surpreende - pessoalmente até estou supreendido por só agora ter acontecido algo desta dimensão. A praia de Sto. Amaro é África, e não deve surpreender quem lá vai que os novos "nativos" façam o que entenderem. Se calhar nem pediram autorização ao Soba para lá irem, portanto não vejo a razão de tantas queixas... o polícia que levou com a garrafa na cabeça ainda vai se julgado por interferir numa demonstração cultural com insensibilidade e eurocentrismo!

Quanto ao BE - e outros - vou esperar pelo habitual: daqui a uns dias não só não eram africanos, como nunca houve confrontos, foi um alerta de tsunami. Ou então foi culpa da sociedade.

Além disso a súcia do costume vai bradar aos céus em como no fundo foram "portugueses" que fizeram isto, porque isto de referir raças é muito mau, que horror.

Acho muito bem, e proponho ir mais longe: ainda o outro di vi um programa sobre violência doméstica em que fiquei chocado pela falta de sensibilidade e sexismo latente demonstrada: falavam em "homens" a agredirem "mulheres", enfim, uma vergonha: não somo todos nós no fundo apenas seres humanos? Proponho que a violência doméstica seja apena referida em termos de "pessoas" a agredirem "pessoas" e que qualquer referência ao sexo seja retirada das estatísticas.

É ao fim e ao cabo exactamente o que se faz no caço étnico, com a deliberada retirada dessa componente dos Censos e outros leventamentos.

Enfim. Mais do mesmo, mais um capítulo na tragico-comédia que é o assistir ao fim de Portugal. Espero esta semana pelos defensores da "africanidade", é sempre hilariante ver que existem tantos para defendê-los mas poucos para educá-los - ou repatriá-los.

23 de junho de 2008 às 00:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Além disso a súcia do costume vai bradar aos céus em como no fundo foram "portugueses" que fizeram isto, porque isto de referir raças é muito mau, que horror.

Acho muito bem, e proponho ir mais longe: ainda o outro di vi um programa sobre violência doméstica em que fiquei chocado pela falta de sensibilidade e sexismo latente demonstrada: falavam em "homens" a agredirem "mulheres", enfim, uma vergonha: não somo todos nós no fundo apenas seres humanos? Proponho que a violência doméstica seja apena referida em termos de "pessoas" a agredirem "pessoas" e que qualquer referência ao sexo seja retirada das estatísticas."

brilhante comparação

23 de junho de 2008 às 01:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

visita de Cavaco Silva à mesquita de Lisboa.... uma professora universitaria sublinhou:
A IMPORTANCIA DA MULHER NO MUNDO ISLAMICO
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=C11FBBB5-09F5-4370-8575-E317F5F9481B&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

23 de junho de 2008 às 03:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Aos senhores das frentes antiracistas ou lá o que lhe chamam, deixem o poleiro e sejam os primeiros a viver sem preconceito... A verdade: mudei para um bairro de brancos (alguns até espanhóis -estrangeiros!!-) e já posso passear com os meus filhos à noite, sem ter de temer pela carteira ou ver gajos a beber a mijar na rua...
VÍTOR MENDES

23 de junho de 2008 às 12:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Como membro da frente anti racista venho repudiar estes acontecimentos que só servem para criar perturbações na sociedade portuguesa e lamentar que o sistema policial nada tenha ainda desenvolvido um dispositivo de aletra dado que se não trata de um acontecimento inédito.Apelo ao Governo, também , que tenha em atenção estas situações, dando mostras claras que é contra o racismo e a xenofobia na sociedade portuguesa.Deve ser feito um inquérito a este acontecimento. Devem ser reforçadas as medidas de segurânça nas praias da linha do estoril como medida de prevenção. Este é o ANO DA MULTICULTURALIDADE. Só palavras não chegam.

23 de junho de 2008 às 13:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Francamente, Vítor Mendes, que má formação a sua! Se dantes não se sentia bem no seu próprio bairro, é porque decerto provocava os seus vizinhos de cor... :)

Saudações e Força Nisso

23 de junho de 2008 às 13:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sinto pena q esta nova situacao venha novamente a mostrar o racista q e o povo portugues, nao todos gracas a Deus. Uns sabem diferenciar q tal como existem pretos criminosos tb existem os q cometem bons actos. os jovens que cometeram estes actos devem ser castigados, mas nem todos os pretos sao ladroes.

23 de junho de 2008 às 13:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não se pode ir à praia descansado??

23 de junho de 2008 às 15:44:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Se nem o Pelé pode passear no seu carro descansado, duvido muito que os comuns consigam.

23 de junho de 2008 às 21:56:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home