domingo, junho 22, 2008

FEZ-SE JUSTIÇA NA DINAMARCA - O JORNAL DAS CARICATURAS FOI ILIBADO EM TRIBUNAL CONTRA ACUSAÇÕES DE MUÇULMANOS

O Alto Tribunal Ocidental (tribunal de apelação dinamarquês), sito em Aarhus, rejeitou uma acusação de insulto ao Islão que foi lançada contra o jornal Jylland-Posten.
O referido orgão de imprensa, que publicou caricaturas a satirizar Maomé em 2005, foi desta forma ilibado de ter quaisquer intenções insultuosas. De acordo com o tribunal, não ficou provado que o propósito do jornal fosse indicar os muçulmanos como criminosos ou terroristas.
O tribunal de Aarhus, considerando que já se tinham realizado vários ataques terroristas em nome do Islão, não era ilegal, à luz da lei dinamarquesa, fazer desenhos satíricos a ilustrar esse facto.

O Jylland-Posten disse lamentar que alguém se tenha sentido ofendido, mas manteve firme a sua declaração de ter publicado as caricaturas para desafiar uma já estabelecida auto-censura, ou seja, a censura islamófila que é mistura de politicamente correcto com puro cagaço.

Os muçulmanos dum dos sete grupos que apresentaram o caso em tribunal de apelação ponderam já apelar ao Supremo Tribunal.