quarta-feira, abril 02, 2008

OPINIÃO DUM CELTO-ROMANO PAGÃO SOBRE OS CRISTÃOS E OS JUDEUS NA ANTIGUIDADE TARDIA

Deste valioso site, e doutros, retira-se o seguinte sobre as impressões dum aristocrata erudito e viajante galo-romano (isto é, celta gaulês romanizado, ou eventualmente um filho de Gauleses e de Romanos) Rutílio Namaciano a respeito dos judeus e dos cristãos:

Rutilio Namaciano viveu entre os séculos IV e V d.c.. Nasceu em Tolouse; o seu pai, Lacânio, era um galo-romano de tal modo importante que chegou a exercer o cargo de prefeito da cidade de Roma.
Quando jovem, estudou Direito e Literatura em Roma; na idade adulta, foi, tal como o pai, prefeito de Roma (413 ou 414 d.c.).
Nesta época, o culto aos Deuses e espíritos ancestrais tinha já sido proibido (Édito de Tessalónica de 380); todavia, muitos romanos de boa cepa, quer das recônditas aldeias, quer da aristocracia e da elite intelectual urbana, mantinham-se leais à religião nacional, herança dos seus antepassados, isto é, aquilo a que se chama Paganismo. Rutílio Namaciano, intelectual aristocrata de raízes célticas, estava entre estes nobres que resistiam à imposição da Cristandade e constituiam o último baluarte da fidelidade aos Deuses e aos espíritos da sua Estirpe.

Chegaram aos dias de hoje excertos do seu «De Reditu Suo» (O Retorno), diário duma viagem feita pelo autor, por via marítima, de Roma a Tolouse, na Gália meridional, terra dos seus pais.
«De Reditu Suo» é composta por duas partes, embora a segunda se encontre actualmente quase totalmente mutilada.
Ao longo de várias peripécias de viagem, Namaciano vai dando as suas impressões sobre o que vê e o que pensa. Algumas delas dizem respeito ao Cristianismo e ao Judaísmo, credos estes que muitos dos pagãos desta época consideravam como causas da ruína do Império Romano. Numa época em que as terras da Romanidade estavam semi-ocupadas por bárbaros recentemente chegados de além «limes» (fronteira), e afectadas por graves desequilíbrios sociais provocados pelos desmandos da Igreja, dos grandes proprietários e dos imperadores cristãos, nesta época, dizia-se, os últimos pagãos recordavam com saudade os dias felizes do Império, quando Júpiter e os Outros Deuses ofereciam a prosperidade às gentes, sob a afortunada «Pax Deorum» (Paz dos Deuses - Harmonia dos homens com as Deidades).

Depois de desembarcar em Falésia, Itália, com os seus acompanhantes, e de dirigir-se a uma pousada para descansar a meio da viagem, Namaciano aproveita o procedimento hostil do estalajadeiro judeu para expor o seu ponto de vista sobre o povo judaico:
«... passeámo-nos por um bosque; fomos seduzidos por lagos deliciosos de águas bem cercadas. A grande extensão de água ali encerrada permite que os peixes saltitem alegremente nestes viveiros. Mas o estalajadeiro, mais áspero como anfitrião do que Antífates, fez-nos pagar caro o reposo nesta amena paragem. Com efeito, este lugar era regido por um irritável judeu - uma criatura incompatível com boa comida humana (alusão à abstinência de porco por parte dos Judeus, que o consideram como impuro, postura que os Romanos não compreendiam, visto que tinham cinquenta maneiras diferentes de cozinhar carne de porco). Cobrou-nos por termos danificado os seus arbustos e pisado umas algas e pôs-se a gritar que derramámos água, causando-lhe graves prejuízos. Devolvemos os insultos apropriados a esta raça súcia que desavergonhadamente corta o prepúcio; são uma origem de insensatez; dentro do coração têm os seus frios sábates (festa judaica, celebrada ao sábado), mas o seu coração é ainda mais frio do que a sua religião. Um em cada sete dias é por eles condenado a uma vergonhosa letargia, à imagem débil do seu Deus cansado. Quanto aos restantes disparates desta corja de escravos mentirosos, opino que nem uma criança neles acreditaria se com eles sonhasse. Era bom que a Judeia nunca tivesse sido submetida pelas armas de Pompeu e pelo poder militar de Tito (imperador romano que venceu e subjugou os Judeus em Jerusalém), pois o contágio desta peste, ainda que se extirpe, expande-se mais e mais, e assim uma nação vencida degrada os seus vencedores.»

Ao continuar a sua viagem, passa pela ilha de Caprária e comenta a respeito duma comunidade de monges cristãos que aí se encontram em reclusão:
«Navegámos ao largo da costa e foi aqui que Caprária surgiu diante de nós. A ilha está cheia desses homens que fogem da luz. O nome com que se designam a si mesmos é de origem grega, «monges» (monakoi), porque querem viver sós. Receiam os dons da fortuna, pois temem os seus revezes: mas será que alguém, para escapar à miséria, escolheria viver na miséria? Que fanatismo imbecil é este, dum cérebro distorcido, incapazes sequer de aceitar as coisas boas por causa do seu terror das más? Ou são como prisioneiros que exigem a punição apropriada pelas suas acções, ou os seus corações melancólicos estão comidos pela bílis negra, pois que até Homero atribuiu à bílis o tormento da alma de Belerofonte, o qual, ao ser acometido por uma dor horrenda, sentiu aversão pelo género humano.»

Noutro momento da viagem, Rutílio Namaciano recorda o caso dum jovem que se encerrou numa ilha perto da Córsega, levando uma vida solitária e anti-social:
«aqui se sepultou em vida um concidadão, nosso até há pouco tempo (talvez seja «pagão até há pouco tempo»), este jovem de ilustres antepassados, em nada inferior em bens ou em matrimónio, que, impelido pelas Fúrias, abandonou homens e terras e vive na superstição (alusão ao Cristianismo?), desterrado em vil esconderijo. Crê o infeliz que o divino se alimenta da sua imundice e assim tortura-se com maior crueldade do que fariam os Deuses ofendidos. Acaso não será pior, pergunto eu, esta seita (o Cristianismo?) do que os venenos de Circe (maga que transformou os companheiros de Ulisses em porcos)? Circe transformava corpos, agora transformam-se almas.»

Pode ler-se o texto integral aqui, em Inglês; para quem quiser ler em Latim latinos, há esta página.

A entrada do Wikipédia sobre o autor está bastante boa e faz por explicar, convincentemente, o que quer Namaciano dizer com estas afirmações: não queria melindrar os seus colegas políticos que era cristãos mas patriotas, pelo que em vez de atacar directamente os cristãos, refere-se apenas aos monges; mas, ao mesmo tempo, percebe-se que o seu maior ódio ao Judaísmo reside no facto de esta religião semita ter originado o Cristianismo.
Namaciano é pois um pagão romano à maneira clássica, pois que louva o esplendor da Natureza e a grandeza da sua Pátria romana, enraizada nos Deuses, dando entretanto a ideia de que, a seu ver, tudo o que está fora do Paganismo antigo é mera barbárie.

39 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Judeus,Muçulmanos, Cristãos, comunistas e capitalistas é tudo farinha do mesmo saco.
O seja, é tudo merda.
Para ti camarada caturo. Os inimigos dos nossos inimigos não são forçosamente nossos amigos.

3 de abril de 2008 às 12:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Deixe lá, não tarda terá que entregar o cartão do PNR.
Ele sabe porquê.

3 de abril de 2008 às 13:15:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Os inimigos dos nossos inimigos não são forçosamente nossos amigos.

É o que demasiada gente não percebe. Toda uma tendência de certo nacionalismo branco está enterrada nesse logro: o do anti-sionismo primário e pró-islâmico.

3 de abril de 2008 às 13:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Deixe lá, não tarda terá que entregar o cartão do PNR.
Ele sabe porquê."

Lá está mais uma vez fora do contexto.

3 de abril de 2008 às 14:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

porra.

3 de abril de 2008 às 14:53:00 WEST  
Blogger Treasureseeker said...

Caturo,na linha do post que publicaste,faço-te uma sugestão livresca:"O Diálogo dos Mortos",de um escritor chamado Luciano de Samósata,do século II.Descobre-o,que vale a pena.

3 de abril de 2008 às 15:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Obrigado por mais esta sugestão. Assim que apanhar uma aberta, dou-lhe uma vista de olhos... a essa e a outra das suas obras, «História Verídica», da qual li um excerto há uns vinte e poucos anos e muito apreciei, aquilo é ficção científica delirante e satírica duma nível imaginativo pouco comum, nos dias de hoje.

3 de abril de 2008 às 16:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tu querias ser como o Clancy Brown, ó ratazana, mas pareces-te mais com o Danny De Vitto, ahhahahhahahahhahahahahhaha!!!!!

3 de abril de 2008 às 16:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Porque é que o Tautalos não tem participado no fórum nacional?
Estará de férias em Israel?

3 de abril de 2008 às 17:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Tu querias ser como o Clancy Brown, ó ratazana, mas pareces-te mais com o Danny De Vitto, ahhahahhahahahhahahahahhaha!!!!!

Antes isso ser verdade do que parecer-me contigo, ó meu gordibode de merda.

3 de abril de 2008 às 18:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Bando da Lepra não perdoa.

Vai preparando o cartão, do P.N.R.

3 de abril de 2008 às 18:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ele já foi expulso do Forum Nacional e a seguir vai ser expulso do P.N.R

3 de abril de 2008 às 18:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Fizeste bem em lembrar, substituí-o agora na carteira, tirei o antigo, meti o novo...

3 de abril de 2008 às 18:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Caturo deve pensar que depois de todos os insultos que aqui deixou escrever, assobiava pro lado e ficava no PNR.

3 de abril de 2008 às 18:49:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sem dúvida. Sempre assim foi... a menos que agora haja alguma diferença... de carácter pessoal...

E, se houver, isso será contabilizado. Porque isto de expulsões pode afectar qualquer um, ninguém está fora de risco.

3 de abril de 2008 às 18:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Bando da Lepra já decidiu portanto podes te juntar ao sardoal.

3 de abril de 2008 às 19:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O que é o bando da Lepra?

3 de abril de 2008 às 20:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vocês são mouros, não são celtas.

Zagas

3 de abril de 2008 às 20:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Somos fundamentalmente tão celtas (ou tão pouco) como vocês.

3 de abril de 2008 às 20:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Zagas, tu tens cara de mouro! Quem te conhece sabe disso perfeitamente, não é por teres essa enorme cabeleira loira que enganas alguém.

3 de abril de 2008 às 21:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Acordainde burgueses!

3 de abril de 2008 às 22:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Comunada pra fogueira!

Viva o Homicida Martins!

3 de abril de 2008 às 23:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NOTICIA DE ULTIMA HORA:

Marido de Susana Barbosa ganhou o concurso d' O maior Pretoguês de Sempre.

Mais informação à medida que se for desenvolvendo.

3 de abril de 2008 às 23:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O maior pretoguês é o Marcelino da Mata!!

Fazer do povo, a nossa causa! ahahah

3 de abril de 2008 às 23:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Voces no PL é bom que vejam a nossa senhora e lhe peçam um milagre, se nao nem o raio do partido formam eheheheh

3 de abril de 2008 às 23:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Essa corja antifascista da TIR anda a minar o movimento nacionalista e está disposta a fazer tudo para destruir a Causa Identitaria, mas o tiro vai sair-lhes pela culatra, aguardemos...

3 de abril de 2008 às 23:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cuidado com o Álvaro Lenine e com o Mestre em kung-foge Ramalhete!

Eles dormem com a foto do Marcelino da Mata, são nacionalistas sérios. A espinha dorsal deles não dobra ahahaha

3 de abril de 2008 às 23:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E não esquecer o Flávio Gordo.....

4 de abril de 2008 às 00:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Comunada pra fogueira!

Viva o Homicida Martins!


Isto é uma vergonha.
Andarem a difamar o grande único e autêntico líder nacionalista.
Sim porque aquilo no bairro Alto foi tudo feito para o afastar da liderança do nacionalismo português.
Ele estava incumbido de doutrinar e levar o nacionalismo ao poder.

Mas logo quer o seu partido nasça então vão todos ver o que é um homem com H grande.

Aguardem seus reles badamecos.

4 de abril de 2008 às 00:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

manuel alvaro lenine fernandes
Vitor Kung Foge Rmalho
Flávio O GORDO AÇOREANO Gonçalves
Filipe O Belga Ferreira

Os quatro da vida airada, que respiram judeus em todo o lado... ò Flávio ainda namoras com o teu amigo mormon?
Filipe Ferreira já tiveste aulas de Kung Foge com o teu amigo Ramalho para ver se emagreces ó Obeso????
Manuel Álvaro, já confessaste aos teus amigos que és fã de Israel?

4 de abril de 2008 às 04:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O que faz falta é avisar a malta...

4 de abril de 2008 às 09:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vocês são mouros, não são celtas.

Puxa, o seu caralho, no norte existem muitos celtas, AHAHAHAHAHAH...

Biba o Bruno Alves, Pedro Emanuel, o Jesualdo Ferreira, o Simão Sabrosa, o joão Loureiro, Fernando Rocha ...
Queres mais, o precisas de mais nomes de outros grandes "celtas"nortenhos.
O zagas vai ver se chove.

CELTAS & VIKINGS

4 de abril de 2008 às 10:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A´semelhança do bando dos 4 foi detectado um novo bando, também conhecido pelo bando da Lepra.

Os seus membros acabaram de ser denunciados no Forum Patria

4 de abril de 2008 às 12:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo és culmplice destas calunias.

4 de abril de 2008 às 20:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quais calúnias?

4 de abril de 2008 às 20:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ele não é cúmplice , ele é o responsável pelas calunias e pelos insultos.
Porque ele nao mete a identificaçao dele para os visados se queixarem dele , porque quem se pode queixar de anonimos?
És o responsável caturo.

4 de abril de 2008 às 23:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ele não tem culpa nenhuma. Para além de ser um blog exemplar a nível de conteúdos dos seus posts, ainda é dos poucos em que há liberdade de expressão. Os visados que se mostrem e queixem-se directamente ao dono do blog.


Parabéns pelo blog.

5 de abril de 2008 às 00:20:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ele não é cúmplice , ele é o responsável pelas calunias e pelos insultos.

Conversa da treta, pôr ataques ideológicos no mesmo saco das calúnias e dos insultos gratuitos. É mentalidade à muslo. Não admira que certos incomodadinhos simpatizem tanto com eles...

5 de abril de 2008 às 00:43:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Cada vez mais me convenço de que a Liberdade é um luxo raro, caro anónimo das 12:20:00 AM...

5 de abril de 2008 às 00:45:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home