terça-feira, abril 01, 2008

COMEÇA ABRIL, MÊS DE VÉNUS...

«Vénus Triunfante», de Andrew Anenberg





«Primavera», de Sandro Boticelli (1478). Mercúrio está à esquerda, à direita está Zéfiro, o Vento do Ocidente, a perseguir a Ninfa Cloris (o sopro de Zéfiro faz com que flores brotem da boca de Cloris). Ao centro, está Vénus; à Sua direita, as três Graças; à Sua esquerda, a Deusa Flora.
Além do mês de Abril, a sexta-feira é igualmente consagrada a Vénus:Dies Veneris em Latim dá Vendres em Galego, Viernes em Castelhano, Venerdi em Italiano, Vendredi em Francês; Dydd Gwener em Galês (porque a cultura romana influenciou a céltica insular, directa ou indirectamente) e, no mundo germânico, Friday em Inglês, Vrijdag em Hlandês, Freitag em Alemão, Fredag em Sueco e em Dinamarquês, etc., porque a equivalente nórdica de Vénus é Freya.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É só gajas boas aqui, pinturas fixes!

4 de abril de 2008 às 02:50:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home