segunda-feira, abril 21, 2008

BARCELONA JÁ SOFRE COM PROBLEMA GRAVE QUE PODE EM BREVE VIR A AFECTAR PORTUGAL

Barcelona, 21 Abr (Lusa) - A escassez de água em Barcelona obriga a alterar mentalidade e hábitos e os seus quase cinco milhões de habitantes são obrigados a tomar consciência e adoptar medidas para não desperdiçar este líquido precioso.
Sem chuva e com as barragens a registarem o seu nível mínimo, os catalães não poderão lavar os seus automóveis, encher piscinas, regar jardins e hortas, lavar quintais ou tomar três ou quatro banhos ao dia.
O jornalista catalão Daniel Solano confessou à agência Lusa que "a escassez de água é verdadeiramente preocupante, mais do que as pessoas julgam. O único lado positivo é a tomada de consciência por parte da administração e da sociedade".
Na opinião de Solano, "na Catalunha nunca nos preocupámos com os nossos recursos naturais. Sempre desperdiçámos", por isso "é urgente mudar mentalidades".
(Clicar aqui nas letras para continuar a ler.).

Mesmo que a alguns não pareça, está em risco uma das maiores conquistas da civilização - a do acesso rápido e abundante à água por parte do cidadão urbano, garantia de saúde e higiene pública. Dispôr ou não deste privilégio sem par é como a diferença do dia para a noite. Se, a juntar a isto e à iminvasão, forem verdadeiras as previsões mais catastróficas no que respeita ao aquecimento global, então a Europa meridional, incluindo Portugal, vai a pouco e pouco transformar-se num autêntico inferno na Terra.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Avé Maria
cheia de Graça
Bendito é o fruto
do vosso ventre

21 de abril de 2008 às 15:56:00 WEST  
Blogger Inês said...

Em Portugal se deixassem de construir campos de golfe talvez poupassem mais água. Mas do problema ambiental que constituem os campos de golfe, ninguém fala...

21 de abril de 2008 às 17:14:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Bem lembrado, cara Inês...

21 de abril de 2008 às 17:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Santa Maria
Mãe de Deus
Rogai por nós
Pecadores
Agora e na hora
da nossa morte
Amem!

21 de abril de 2008 às 17:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

por um lado dizem que a europa (incluindo espanha e catalunha, alias o caturo ja meteu aqui noticias que diziam que espanha precisa de mais nao sei quantos imigrantes) precisa de muitos mais imigrantes e por outro lado alem de haver grande desemprego, também ha estes problemas do excesso de populaçao, falta de agua, muita destroiçao de terrenos agriculas para casas, etc.

Afinal a europa nao precisa assim tanto de mais populaçao. Mesmo com a natalidade a diminuir, se apenas houvesse europeus e nenhum imigrante, talvez mesmo assim ainda houvessem estes problemas de recursos.

Isto de que precisamos de mais imigração quando as nossas cidades e paises estao com serios problemas a todos os niveis, especialmente desemprego e recursos naturais (agua, electricidade, poluiçao de carros, etc) é um perfeito embuste.

21 de abril de 2008 às 18:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ora nem mais...

21 de abril de 2008 às 18:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não há agua no deserto. É tudo uma questão de sobrevivência. E os nativos estão a cair na conversa fiada que nem patos!

22 de abril de 2008 às 11:50:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

O Homem, só descansa quando acabar, de vez, com o planeta, estupidamente, continua sem se aperceber que a a Terra é o único sitio onde podem viver, se derem cabo dela, morrem também. Aqui se vê, mais uma vez, a estupidez humana à escala mundial.

22 de abril de 2008 às 16:44:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

Não consigo entender o PORQUÊ de Espanha ou qualquer outro país da Europa, precisar de mais Imigrantes...as pessoas nativas não chegam?...Não entendo!

Devo ser burra!!

22 de abril de 2008 às 16:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cara Shivafaa,
Você não é nada burra, o que existe são noções diferentes de virtude.

22 de abril de 2008 às 22:41:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home