terça-feira, dezembro 18, 2007

CELEBRAÇÃO GENTIA NA CAPITAL DA LITUÂNIA

Em Vilnius, capital da Lituânia, realizou-se no passado dia 16 do corrente mês a celebração do «Advento», isto é, da época que culmina no Natal, e em tal festejo houve lugar para práticas ancestrais pré-cristãs, tais como uma grande fogueira sagrada para queimar os azares e cânticos dedicados à Deusa do Fogo.
Houve também danças e jogos alusivos à natureza e à passagem do tempo.

O título do evento é “Vidury lauko grusele” (Pereira no Meio do Campo) realizado na câmara municipal da cidade, onde dois grupos de música folk, Sedula e Kursiu Ainiai, exibiram o repertório tradicional de danças e cantares lituanos. Outros grupos que também actuarão, embora noutro lugar, serão os Kulgrinda e os Grupo do Estranho Folclore (Keisto Folkloro Grupe).

O Advento é muito importante na Lituânia - um tempo de relaxamento e convivência familiar. Para os pagãos, a temporada é especialmente dedicada ao renascimento da estação e do espírito humano, momento de luz e trevas e de morte na Natureza. A canção da pereira, do grupo Kulgrinda, enfatiza a transformação, num contexto cultural em que as pessoas não sabiam se o Sol retornaria ou não, pelo que cantavam pelas árvores da vida. Outras canções lituanas desta quadra evocam os pássaros no ninho, as árvores, os jardins, o Sol, as relações entre as pessoas, tudo em atmosfera de tranquilidade. Alguns dançarinos formaram uma espécie de ponte para simbolizar a passagem do ano velho para o novo.
O grupo Kulgrinda encorajou os participantes a unirem-se em dança colectiva ao som de tambores e de gaitas de foles, bem como outros instrumentos musicais tradicionais. Tratou também da fogueira sagrada, nas florestas do parque da cidade.
Uma das bailarinas dos Kulgrinda sintetizou assim esta grande celebração pública: «é uma altura propícia a ligarmo-nos aos nossos ancestrais - para que eles nos tragam auxílio, e para que nós celebremos a vida dos vivos e a vida após a morte.»
Como diz a «Portuguesa», «ó Pátria sente-se a voz dos teus egrégios avós que hão-de guiar-te à vitória...»

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na Estónia,11% da população voltou aos cultos originais,e o festival pagão Jani,na Letónia ou Lituânia é cada vez mais popular.

19 de dezembro de 2007 às 14:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

Óptima notícia... qual a fonte?

19 de dezembro de 2007 às 14:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A wikipédia,sobre as estatisticas da religião na Estónia e a serie "Europa" do Michael Palin,quando ele foi aos paises bálticos.

19 de dezembro de 2007 às 14:58:00 WET  
Blogger Caturo said...

Gostava de ter visto esse episódio...

19 de dezembro de 2007 às 15:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois, o problema não são as fontes mas a sua credibilidade.

19 de dezembro de 2007 às 23:01:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home