terça-feira, dezembro 11, 2007

ANIVERSÁRIO DA RESTAURAÇÃO DO CULTUS DEORUM EX PATRIA

Ianvs


Palatua

Neste dia em que os Romanos honravam Janus, Deus dos Inícios, Bruma, a Deusa do Inverno, Sol Indiges (culto latino do Sol) e Palatua, Deusa protectora da cidade e dos rebanhos, eventualmente equivalente à lusitana Trebopala, o Imperador Juliano declarou no ano de 361 e.c. a tolerância religiosa, isto é, a permissão de todos os cultos, acabando assim com a perseguição estatal ao Paganismo; declarou também a restauração do culto aos Deuses Nacionais (Cultus Deorum Ex Patria), iniciando assim um curto período de florescimento religioso europeu.

Esta data é pois duplamente simbólica naquilo que mais fundamentalmente caracteriza o Ocidente - dum lado, a diversidade religiosa, do outro, o culto das suas Deidades ancestrais.

Os cristãos, entrincheirados no poder político desde Constantino, tinham imposto a sua religião em todo o Império, e Juliano, enquanto teve de dividir o Império com o seu primo, Constâncio, ocultou a sua preferência pelo Paganismo.
No entanto, em 360 e.c. os Gauleses e Germanos do exército romano estacionado na Gália incitaram-no à revolta e, tendo-o em grande consideração, ergueram-no contra Constâncio, que nesse momento se encontrava na parte oriental do Império.
Assim que se tornou no único Imperador de Roma, Juliano proclamou a restauração da religião ancestral.

Viria a morrer no ano de 363, em combate contra os Persas. Pensam uns que terá sido atingido por um dardo persa; acreditam outros que quem o assassinou foi um dos cristãos do seu próprio exército, pois que nem todos os soldados romanos eram pagãos.

Juliano marchou contra a corrente. Numa época em que a moda era a cara rapada, Juliano usava barba, à maneira dos antigos filósofos, como o imperador Marco Aurélio... Num mundo progressivamente dominado pelo credo do crucificado, ele ousou restaurar os cultos antigos; homem de grande cultura, recebeu na sua infância os ensinamentos, quer dos cristãos, quer dos pagãos, e sempre preferiu estes últimos. Situava-se, filosoficamente, no âmbito neo-platónico, com influências do estoicismo.

Após a sua morte os cristãos retornaram ao poder, e a força da cruz oriental só voltou a ser abalada em 394, ano da revolta de Arbogast, general de origem franca que levou Eugenius ao poder, embora por pouco tempo.

A filosofia deste imperador amaldiçoado pelos cristãos como apóstata pode condensar-se nas seguintes palavras: «A primeira coisa que devemos ensinar é a reverência aos Deuses. Porque é apropriado que nós façamos o nosso serviço aos Deuses como se Eles próprios estivessem presentes em nós e nos contemplassem, e, mesmo que não sejam vistos por nós, podem dirigir o Seu olhar, que é mais poderoso do que qualquer luz, tão longe quanto os nossos pensamentos mais profundos».

Para quem quiser ler algo sobre o percurso deste imperador, há esta valiosa página. E aqui podem ler-se alguns dos textos religiosos escritos por Juliano - duas orações.

Recomenda-se também, vivamente, o romance histórico «Juliano», de Gore Vidal.


Avé JANUS, JÚPITER, BRUMA, SOL, PALATUA e todos os outros Deuses do Ocidente

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ó Caturo,ontem á noite estive a ouvir um cd de um musico brasileiro chamado Jorge Ben,muito agradável.Ora,este senhor veio de uma grande misturada:pai brasileiro negro e mãe filha de emigrantes libaneses(àrabes cristâos).A minha questão è saber até que ponto esta mixòrdia pode ser benèfica a nivel cultural por trazer diferentes prespectivas?Ou serà prejudicial em algum aspecto.Dà-me a tua douta opinião ó Caturo.

12 de dezembro de 2007 às 10:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

a ci é o cavalo de troia do sionismo na europa, à tir só falta vender corões porta a porta
caturo, diz-me de tua justiça.
quem defende os europeus, sem interesse?

12 de dezembro de 2007 às 10:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o que se passa com o forum pátria?
http://forum-patria.forum-livre.com/index.htm

alguém consegue aceder ou é um problema do javascript?

12 de dezembro de 2007 às 11:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

A minha questão è saber até que ponto esta mixòrdia pode ser benèfica a nivel cultural por trazer diferentes prespectivas?

Nunca vi tal coisa acontecer.


Ou serà prejudicial em algum aspecto

A mixórdia conduz à diluição étnica, a qual significa etnocídio lento mas definitivo. Não vejo o que é que isso possa ter de positivo.

12 de dezembro de 2007 às 11:29:00 WET  
Blogger Caturo said...

a ci é o cavalo de troia do sionismo na europa,

Que parvoíce... para a CI, a questão do Sionismo é sempre secundária... os Judeus não são do nosso Povo e o centro da doutrina identitária é a salvaguarda da nossa estirpe.

Só quem põe os Judeus no centro do mundo é que pode rotular a CI como «cavalo de Tróia sionista». Quando a exclusiva preocupação da vida de um indivíduo é X, então tudo o resto recebe desse indivíduo o rótulo de pró-X ou anti-X, porque ao indivíduo nada mais interessa além de X. Quer isto dizer que, para o sujeito, o único valor das coisas é determinado pela sua relação com X.

Ora considerar que os Judeus são a coisa mais importante do mundo (seja negativa ou positiva), não é, nunca foi, jamais será uma perspectiva nacionalista europeia.

Por isso, quem sem outros interesses defende os Europeus são os nacionalistas autênticos, entre os quais os identitários da CI.

12 de dezembro de 2007 às 11:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Diluição étnica?
Os melhores espécimes femeninos do Brasil foram feitos á custa de muita tusa pelas pretas e indias,dos nossos avós e deram bons resultados fisicos.Tem paciencia.

12 de dezembro de 2007 às 11:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o jovem guerreiro foi enganado pelo matreiro advogado.

o marco duro foi mamado pelo capitão de abril.

e o pombo de sarjeta lixou-se á conta dos três mosqueteiros - sardeta ,abrunho ,e marcolina.

e esta hein!!!!!!

12 de dezembro de 2007 às 11:49:00 WET  
Blogger Caturo said...

Os melhores espécimes femeninos do Brasil foram feitos á custa de muita tusa pelas pretas e indias

Pura aldrabice. E, pelos vistos, não sou só eu que assim penso... é engraçadíssimo que os brasucas passem a vida a gabar a «beleza das mulatas», mas depois as mulheres mais belas do Brasil sejam todas ou praticamente todas de raça branca de aspecto bem europeu: Giselle Bündchen, Vera Fischer, Bruna Lombardi, Carol Trentini, Viviane Pasmanter, Débora Secco, Daniele Winits, ahhahahahahahahahh...

12 de dezembro de 2007 às 12:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

caturo dixit:
"Giselle Bündchen, Vera Fischer, Bruna Lombardi, Carol Trentini, Viviane Pasmanter, Débora Secco, Daniele Winits, ahhahahahahahahahh..."

o caturo tem estas todas estas gajas na ponta da lingua ahahahaha
ainda apanhas aftas

12 de dezembro de 2007 às 12:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

No mundo artístico várias, ,Marrom,,Isabel Filardis, Vanessa da Mata, , Sheron Menezes, Adriana Lessa , Maria Ceiça, Eliana Pittman, Adriana Bombom,Taís Araújo,Rosiane Pinheiro,...
.
Veja os sites à baixo, vale a pena.

Fonte(s):
http://ego.globo.com/Entretenimento/Ego/...
http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/clipping/abri...
http://nogueirajr.blogspot.com/2007/04/a...

12 de dezembro de 2007 às 12:23:00 WET  
Blogger Caturo said...

Porque será que nenhuma delas se tornou famosa fora do país?... :)

Já agora... porque será que as novelas brasileiras só têm beldades brancas, de aspecto claramente europeu, e nunca ou raramente lá aparecem essas «beldades mulatas»?... :)

12 de dezembro de 2007 às 12:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A Juliana Paes foi considerada a mulher mais sexy do mundo.Para reponder á tua pergunta,é porque os média brasileiros sofrem de preconceito racial e querem dar uma imagem de um país branco e europeu,quando todos sabem que não é assim.São jogadas politicas.

12 de dezembro de 2007 às 12:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o jovem guerreiro foi enganado pelo matreiro advogado.

o marco duro foi mamado pelo capitão de abril.

e o pombo de sarjeta lixou-se á conta dos três mosqueteiros - sardeta ,abrunho ,e marcolina.

e esta hein!!!!!!


Esta malta do PNR muito gosta de difamar. Não fujas deles não, fosga-se que aquilo se mordem a lingua morrem com o próprio veneno.

12 de dezembro de 2007 às 12:42:00 WET  
Blogger Caturo said...

A Juliana Paes foi considerada a mulher mais sexy do mundo

Uma excepção num mar de confirmações...

Já agora... quem é que a considerou a mulher mais sexy do mundo? Quem a convida para passagens de modelos ou para ser actriz fora do Brasil?... Pois...



Para reponder á tua pergunta,é porque os média brasileiros sofrem de preconceito racial

Ahahahahhh... então espera aí: afinal o paraíso da mulataria, onde se faz apologia oficial da misturada, tem uns média «racistas»? Como assim, se são esses mesmos média que exaltam a miscigenação?

Exaltam a miscigenação mas em abstracto, claro, porque, no que respeita ao concreto, não há nada como a beleza europeia... e todo o Povo concorda, ou então as novelas, feitas para as massas, não seriam dominadas por beldades brancas. :)

12 de dezembro de 2007 às 12:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Com o PNR as mulatas são para acabar.

12 de dezembro de 2007 às 14:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Vai ser lançada uma campanha de angariação de fundos para a construção de um Panteão dos Deuses da Lusitânia. Brevemente informaremos o número da conta bancária (em nome do Caturo) para onde poderão enviar a vossa contribuição.

12 de dezembro de 2007 às 14:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Com o PNR as mulatas são para acabar"

Tás maluco ou quê? Fonix, são tão quentinhas!

12 de dezembro de 2007 às 15:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Castro laboreiro?

14 de dezembro de 2007 às 01:49:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home