segunda-feira, dezembro 10, 2007

RESPOSTA À ALTURA

O Comissário europeu do Desenvolvimento, Louis Michel, reagiu este sábado às considerações do líder líbio, Muammar Kadhafi, que exigiu «compensações pelo período colonial», considerando que os «colonizadores já pagaram» e «não têm lições a receber», noticia a Lusa. Kadhafi, por seu lado, voltou a insistir num pedido de indemnização.
«Os colonizadores já pagaram somas consideráveis durante décadas», declarou Michel aos jornalistas, pouco antes da abertura da cimeira UE/África que está a decorrer neste fim-de-semana de Lisboa.
Além disso, considerou, «estas somas nem sempre foram utilizadas da melhor forma possível. Por conseguinte, deste ponto de vista não temos qualquer lição a receber».

O coronel Kadhafi considerou sexta-feira, durante uma conferência pública em Lisboa, que «as forças coloniais devem compensar os povos que colonizaram e cujas riquezas espoliaram».
«Será um dos pontos principais da cimeira: as compensações pelo período colonial», disse Kadhafi.
Para Louis Michel, «o objectivo hoje é consagrar uma mudança de natureza da relação entre a África e a UE», que «deve tornar-se política», considerou.
«Devemos falar de tudo. Há assuntos em que chegaremos facilmente a acordo, mas há também outros mais difíceis, como a situação no Darfur, os acordos de parceria económica, os direitos humanos e a boa governação».
«Os valores fundamentais dos direitos humanos e a boa governação são os mesmos em qualquer parte, não dependem da cultura histórica dos povos», concluiu Louis Michel.
(...)



Saúde-se Louis Michel pela sua lucidez e coragem, tão invulgares na grande política europeia. Parece-me entretanto que nem tudo foi perfeito no seu discurso...
Disse o comissário que os Europeus não têm lições a receber, mas até têm: já deviam ter percebido que devem passar a tratar os países africanos sem concessões nem tibiezas, visto que alguma dessa gente se torna tanto mais arrogante quando mais simpatia lhe é demonstrada.
Disse o comissário europeu que os valores fundamentais dos direitos e da governação são os mesmos em toda a parte, não dependem da cultura histórica dos povos, o que, na verdade, acaba por ser falso... como observou o politólogo italiano Norberto Bobbio (assumidamente de Esquerda), a Democracia foi de todos os produtos políticos europeus exportados, aquele que menos sucesso obteve fora da Europa...

Já Aristóteles no século IV a.c. salientava que os Orientais se caracterizavam pela submissão à poder tirânico dos seus governantes, ao passo que os Ocidentais, tanto os Gregos como os bárbaros, amavam a Liberdade...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por acaso alguém já tinha reparado que a cor do sporting é o verde?
Cambada de miseráveis, nunca me enganaram!

10 de dezembro de 2007 às 15:28:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home