sexta-feira, dezembro 08, 2006

PROTESTO PAGÃO ISLANDÊS CONTRA BENEFÍCIOS INJUSTOS EM PROL DA CRISTANDADE OFICIAL

Os pagãos islandeses protestam contra a decisão do tribunal do distrito de Reykjavík que manda dar mais dinheiro à Igreja do Estado (cristã) do que à sociedade pagã. E, por conseguinte, os adoradores dos antigos Deuses vão apelar a um veredicto do Supremo Tribunal.
Hilmar Örn Hilmarsson, o mais alto líder da Sociedade Pagã, disse ao jornal Bladid que os gentios irão apelar ao Supremo Tribunal e, se necessário, também ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos de Estrasburgo.
A Sociedade Pagã clama que a distribuição Estatal dos fundos de apoio às comunidades religiosas é injusto uma vez que a Igreja Estatal recebe mais fundos por cada membro do que a Sociedade Pagã, segundo informação do jornal Morgunbladid.
O Tribunal do Distrito de Reykjavík explicou que a Igreja do Estado tem de levar a cabo muitos projectos por lei, portanto não é injusto que receba mais fundos do Estado do que quaisquer outras comunidades religiosas.
Hilmarsson disse ao «Bladid» que sempre suspeitou que teriam de apelar e que parte do plano foi apontar o facto de o sistema legal da Islândia ser defeituoso. Espera por isso que o Supremo Tribunal modifique as leis
.