terça-feira, dezembro 05, 2006

O MECANISMO DE ANTIKYTHERA, EVENTUALMENTE O MAIS ANTIGO COMPUTADOR CONHECIDO

Encontrou-se em meio aos restos dum naufrágio romano ao largo da costa grega um mecanismo do segundo século d.c. cujo funcionamento o aproxima daquilo a que se poderá talvez considerar como o primeiro computador conhecido na História, capaz de fornecer informações astronómicas, calculando as fases da Lua e os movimentos planetários.

A descoberta surpreendeu os cientistas que não esperavam encontrar tal grau de sofisticação num instrumento tão antigo, mais tecnologicamente complexo do que qualquer outro dispositivo conhecido no milénio seguinte.

Este arcaico «computador» poderá eventualmente estar ligado à linha de estudos científicos desenvolvida por Hiparco, astrónomo grego dessa época.

De acordo com uma autoridade na matéria, Dr. Charette, “muita da sofisticação tecnológica existente nalgumas partes do mundo helenístico e greco-romano não foi transmitida para a posteridade, tendo depois de ser reinventada



Tal foi o poder dos obscurantismos que se impuseram, arruinando o antigo mundo europeu, legítima herança do Ocidente...

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

e tal a mistura que o sul da europa sofreu que nunca mais voltou a ser o mesmo
e que o digam os gregos, na altura considerado o povo mais inteligente pelos romanos e hoje não passam duma sombra, nada fazem, nada inventam, enfim... é o que da as misturas

5 de dezembro de 2006 às 17:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não te fies nas tretas nordicistas. Os Gregos sempre foram morenos como são agora, tal como os Romanos.

5 de dezembro de 2006 às 18:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E o tal computador trabalha a carvão?

5 de dezembro de 2006 às 19:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sim, e os portugueses eram loirissimos com olhos azuis quando fizeram as descobertas. E os nórdicos eram morenos e muito escuros quando viviam como bárbaros nos tempos dos romanos, sem ter inventado nada de jeito, quer na matematica ou ciência.

Isto é pura ignorância.

6 de dezembro de 2006 às 14:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

no tempo dos romanos os barbaros nordicos ja tinham feito muita coisa, ou nao se lembram do tempo dos vikings? pensam que so foi guerra e uso do corpo mas nao, fazer barcos daqueles nao é para qualquer um, viajar por quase toda a Europa e america do norte tambem nao e para qualquer um e conquistar o comercio da altura tambem nao é para qualquer um.
Voces é que gostam muito de dizer que os nordicos no passado eram uma merda e que so actualmente é que sao bons, quando isso é mentira.

Quanto aos gregos sofreram bastantes mudanças raciais. Ha provas de que na altura da grecia antiga 30% da populaçao era loira. As grandes figuras desse tempo geralmente eram loiras.
A mistura com os turcos e sei la com quem mais é que fodeu tudo.

Sei que nao gostam de reconhecer, mas ao menos reconhecam que a Grecia de hoje em dia é uma sombra do seu passado. Isto é um facto, nao se trata de tretas nordicistas.
A "Grecia" dos dias de hoje são os paises Germanicos.

6 de dezembro de 2006 às 16:21:00 WET  
Blogger Vera said...

"Voces é que gostam muito de dizer que os nordicos no passado eram uma merda e que so actualmente é que sao bons, quando isso é mentira."

????? Quem é que disse que os nórdicos não fizeram nada no passado? Que os vikings não fizeram isso tudo que acabaste de dizer?
Até te digo mais, há uns dias comentei isso com o CAturo e acabámos por concordar...Eram bárbaros (nome que lhes damos, julgo que injustamente) mas o que é certo é que conseguiram constituir as sociedades mais desenvolvidas do mundo de hoje em dia. Se aquilo era ser bárbaro, selvagem, etc e tal...então deviamos ir estagiar para a "selva". Se fossem bárbaros e desorganizados não teriam alcançado este nível de desenvolvimento.

A única coisa que o post diz é que a Grécia é um pilar importante da cultura Ocidental...e disso ninguém tem dúvidas, ou tem? Acho que o post não rebaixa nenhum país germânico..não é preciso ficares tão irritado. MAs tb acho que não é correcto estares com tantos não me toques com os germânicos. Todos contribuiram, loiros ou morenos... Ou se vais por aí tb dizes que os egípcios que construíram as pirâmides e tinham todos aqueles conhecimentos matemáticos e astrfísicos também eram uma cambada de burros e que os germânicos loiros é que fizeram tudo sozinhos? O desenvolvimento dos povos antigos e o seu contributo para o mundo nos dias de hoje nada tem a ver com o ser loiro ou ser moreno. Tem a ver com a INTELIGÊNCIA, com o DESENVOLVIMENTO alcançado naquela época. Foram os conhecimentos que fizeram essas grandes civilizações, não foram as cabeças loiras ou morenas.

6 de dezembro de 2006 às 16:45:00 WET  
Blogger Caturo said...

Quanto aos gregos sofreram bastantes mudanças raciais. Ha provas de que na altura da grecia antiga 30% da populaçao era loira

Que provas são essas?


As grandes figuras desse tempo geralmente eram loiras

Nem sequer é verdade. Ulisses, o astuto, é descrito como moreno; o próprio Zeus idem.

Repara no que diz este artigo:

http://dienekes.angeltowns.net/articles/johnvday/

6 de dezembro de 2006 às 17:28:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sobre a Grécia em particular:

http://dienekes.angeltowns.net/articles/hellenes/

Uma esclarecedora passagem:
Angel noted that from the earliest times to the present “racial continuity in Greece is striking.” Buxton [30] who had earlier studied Greek skeletal material and measured modern Greeks, especially in Cyprus, finds that the modern Greeks “possess physical characteristics not differing essentially from those of the former [ancient Greeks].”

6 de dezembro de 2006 às 17:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Por favor, uma porção de bolinhos de bacalhau e um bom vinho do porto, para apreciar tamanha intelectualidade.

12 de dezembro de 2008 às 12:31:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home