sábado, novembro 18, 2006

A RELIGIÃO JEDI OU O CEPTICISMO RELIGIOSO LEVADO AO DEBOCHE TOTAL

E agora, algo completamente diferente, como diriam os britânicos Monty Python...

Agora, também já há quem queira ser oficialmente reconhecido como praticante da religião... Jedi...

Como é sabido, os Jedis, espécie de elite de guerreiros com um poder sobre-humano ao qual chamam «A Força», são personagens ficcionais do épico cinematográfico «Guerra das Estrelas», da autoria de George Lucas, um dos maiores êxitos da cultura «pop» do século XX.

Até é verdade que Lucas se baseou em ensinamentos de várias tradições religiosas para engendrar esta criação ficcional. Não significa isso que quisesse fundar uma nova religião, evidentemente…
A «Força» tem laivos de parecenças com o Brahman ou com o prana hindus, com o quijong chinês, com o Ki japonês, até com o Espírito Santo cristão, mas daí a considerá-la como base duma religião, vai uma «certa» distância.


Aparentemente, há quem não reconheça essa distância. Dois auto-proclamados jedis querem que as Nações Unidas reconheçam a «Força» como base duma religião ao nível das outras. Pretendem até que o dia 16 de Novembro, nomeado pelas Nações Unidas como o dia internacional da tolerância, passe a ser identificado como o dia interestelar da tolerância…

Podia tratar-se de dois lunáticos, ou de dois trocistas excêntricos sem nada que fazer e com imensa vontade de ridicularizar o fenómeno religioso em si, bem como a sua aceitação pública a nível mundial, levando a brincadeira até às últimas consequências, com uma agressividade ateia sem precedentes, ou, quiçá, sentindo-se realizados por conseguirem moldar de a realidade cultural actual ao nível das mais altas instância, de modo completamente gratuito e impune, criando um imenso edifício a partir de nada mais do que a simples imaginação um pouco infanto-juvenil…

Ora de acordo com o censo de 2001 realizado no Reino Unido, há cerca de trezentos e noventa mil (390.000) britânicos que se declaram jedis.
Significa isto que num dos países mais influentes do planeta há mais jedis do que judeus, do que budistas e do que sikhs.
Os números indicam pois o «Jedismo» como a quarta maior religião da verde Albion. Noutros países anglo-saxónicos verifica-se também um número relativamente substancial de gente a dizer-se praticante desta «religião intergaláctica»: vinte mil no Canadá, cinquenta e três mil na Nova Zelândia e setenta mil na Austrália. Ao todo, e a nível mundial, isto dá mais de meio milhão de indivíduos a serem capazes de afirmar, nos documentos oficiais estatísticos que lhes é dado preencher, que praticam uma religião criada a partir duma ficção cinematográfica destinada ao simples entretenimento.

É o relativismo valorativo levado ao absurdo, a fazer lembrar as experiências de criação duma nova religião levadas a cabo em universidades norte-americanas com o intuito de estudarem o fenómeno religioso como se de uma cobaia laboratorial se tratasse, intenção que exibe uma certa arrogância positivista, muito típica duma certa corrente de pensamento e sensibilidade contemporânea, frustrada e confusa pelo facto de a religião não ter morrido ainda, contrariando assim as previsões dos pensadores ateus que, na passagem do século XIX para o século XX, se consideravam como a vanguarda da racionalidade e do progresso humano.

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ó Caturo, o jedismo também engloba os Sith? :)

19 de novembro de 2006 às 16:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

If you only knew the power of the Dark Side...

19 de novembro de 2006 às 19:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

.. mas daí a considerá-la como base duma religião, vai uma «certa» distância.

Nao sei porque!!
A tua religiao tambem nao foi inventada? Ou achas que sempre houve paganismo, sempre houveram esses "Deuses" mesmo quando o homem nao existia?
É claro que é inventado, surgiu numa dada época, criaram-se varias "personagens" ou melhor Deuses.
Na altura tambem poderiam dizer, andam a inventar personagens, deuses, etc, mas dai a considerar isto uma religia vai uma grande distancia.
Bem o facto é que tu hoje acreditas no paganismo e outros tanto no cristianismo e islamismo.
Sao todas inventadas como o Jediismo, umas foram inventadas ha milhares de anos por uns pacovios para lhes dar mais segurança, outras foram inventadas ha uns anos atras para um filme. É a unica diferença.
Religioes é tudo invençao do homem.

20 de novembro de 2006 às 03:59:00 WET  
Blogger Caturo said...

A tua religiao tambem nao foi inventada?

Não. Nenhuma religião «se inventa».


Ou achas que sempre houve paganismo,

Correcto.


sempre houveram esses "Deuses" mesmo quando o homem nao existia?

Sim, sempre.


É claro que é inventado, surgiu numa dada época, criaram-se varias "personagens" ou melhor Deuses.

Afirmação gratuita da tua parte, sem provas.


Na altura tambem poderiam dizer, andam a inventar personagens, deuses,

Não podiam não. Nunca ninguém disse que se inventavam Deuses, excepto quando o Cristianismo surgiu.


Agora, vamos ver se percebes o seguinte:
Ora, isto, atenção,
Sao todas inventadas como o Jediismo, umas foram inventadas ha milhares de anos por uns pacovios para lhes dar mais segurança,
isto é especulação tua.


E agora isto,
outras foram inventadas ha uns anos atras para um filme
isto sim, é uma verdade objectiva.

Entendes a diferença?
Pensa.

20 de novembro de 2006 às 11:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O caturo estou a ver que o teu caso é ainda mais grave do que eu pensava.

lol entao pensas que sempre houve paganismo, sempre houve deuses lolol hehe ta bem ta, nao te cures nao
ainda nao existia o homem e so existiam dinossauros e ja os deuses tinham forma humana hehehe
devem ter sido os deuses pagaos a inventar o homem. Devem ter mandado um meteorito para a terra para depois meterem aqui humanos parecidos com os deuses das figuras.


"É claro que é inventado, surgiu numa dada época, criaram-se varias "personagens" ou melhor Deuses.

Afirmação gratuita da tua parte, sem provas."

Nao ha provas a dar, é daquelas coisas que é facil de ver e é logico. E que provas tens tu de que ja existiam esses deuses antes? Ja sei nao vais responder porque vais dizer que quem tem de dar as provas sou eu. Linda argumentaçao lol, so te safas com jogos argumentativos, nao es capaz de dar boas explicaçoes ou mostrar algo que convenca o outro


Achas que quando o homem ainda tinha um cerebro pouco desenvolvido ou eramos macacos, ja acreditavamos nesses deuses pagaos???
claro que nao. So começamos a acreditar quando o nosso cerebro começou a ficar mais desenvolvido e com poder para a IMAGINAÇAO e CRIAÇAO
Por isso os humanos tem religioes e os bichos nao.
Mas isso nao quer dizer que religioes e deuses sejam coisas verdadeiras.


E por terem sido varios povos a inventar é que por exemplo os germanicos tem uns deuses que os celtas ou lusitanos nao tem e os celtas tem uns deuses que eles nao tem. E os indios da America ja tem outros deuses.
Isto foi tudo invençoes de povos. Era facil naquela altura criar-se mais um deus. Por vezes espalhava-se pela aldeia toda e ate mais alem, por vezes nao.

Se nao tens cerebro para compreender isso entao lamento. Tambem nao me estranha nada, pois um nacionalista que so fala na lingua como junçao de povos e caga pa raça nao pode ser la muito inteligente nao.

20 de novembro de 2006 às 18:03:00 WET  
Blogger Caturo said...

lol entao pensas que sempre houve paganismo, sempre houve deuses lolol hehe ta bem ta, nao te cures nao

Prova lá que não... é que se tens tanta certeza é porque deves ter alguma prova de peso...

Aguardo.




ainda nao existia o homem e so existiam dinossauros e ja os deuses tinham forma humana

De facto, alguns povos arcaicos não representavam os Deuses com forma humana.

Por conseguinte, cai também por terra esse argumento de que os Deuses sempre foram representados com forma humana.



devem ter sido os deuses pagaos a inventar o homem. Devem ter mandado um meteorito para a terra para depois meterem aqui humanos parecidos com os deuses das figuras.

Quem sabe...



"É claro que é inventado, surgiu numa dada época, criaram-se varias "personagens" ou melhor Deuses.

Afirmação gratuita da tua parte, sem provas.

Nao ha provas a dar,

Há provas a dar há. Porque, de facto, nada, absolutamente nada, justifica essa teoria. É uma impressão como outra qualquer.



E que provas tens tu de que ja existiam esses deuses antes?

Tu é que tens de apresentar provas, porque tu é que vieste fazer afirmações.

Uma coisa te garanto - não há povos sem religião. Nenhum povo, por mais primitivo que fosse, era ateu, tanto quanto se sabe.

Portanto, não há prova alguma, antes pelo contrário, de que o homem tenha um dia resolvido pôr-se a inventar Deuses só porque lhe apeteceu ou achou giro.
Os Deuses não são super-heróis da b.d.. Se não percebes isso, não podes compreender o que é uma religião.


Linda argumentaçao lol, so te safas com jogos argumentativos,

E tu nem isso.


Achas que quando o homem ainda tinha um cerebro pouco desenvolvido ou eramos macacos, ja acreditavamos nesses deuses pagaos???

Não se sabe. O que alguns cientistas afirmam é que até em macacos se observou já um certo comportamento que talvez seja religioso.



Por isso os humanos tem religioes e os bichos nao.
Mas isso nao quer dizer que religioes e deuses sejam coisas verdadeiras.


Também não quer dizer que sejam falsas. O cérebro humano tem uma parte dedicada à religião. Por alguma razão o homem tem mais poder e discernimento do que os outros animais.
Não é credível que a imaginação pura e simples explique isso.


E por terem sido varios povos a inventar é que por exemplo os germanicos tem uns deuses que os celtas ou lusitanos nao tem e os celtas tem uns deuses que eles nao tem

Não. A diferença dos Deuses deve-se às diferenças culturais, que encaram o Divino de diferente forma.
De resto, há bons indícios de que Celtas, Lusitanos e Germanos tivessem religiões derivadas duma religião única indo-europeia, ancestral.



Isto foi tudo invençoes de povos. Era facil naquela altura criar-se mais um deus

Disparate pegado. Se assim fosse, cada um teria inventado o seu Deus.

Mas como és burro que nem cepo, nem estas coisas simples entendes. Outra coisa não seria de esperar dum gajo que quer construir uma nação com base em décimas encontradas em estatísticas laboratoriais...

20 de novembro de 2006 às 20:52:00 WET  
Blogger Unknown said...

sim um deus existe é o deus pai de jesus mas quem falou que deus nao gosta de bruxaria ? quem falou que deus não gosta ou que não vai pro céu quem não foi batizado? pelo o que eu ouvi falar não foi jesus nem deus que disse isso foi? sim deus existe eu mesmo sendo crianca eu medito e através da forca acredite se quiser meu reflexos ficam mais desenvolidos eu corro mais rapido etc... sim deus existe mas quem falou estas coisas quetem que ser batizado pra entrar no céu etc.. etc..etc.. e quem criou essas religioes são voces

3 de abril de 2008 às 02:08:00 WEST  
Blogger Rodrigo Coelho said...

Não querendo polemizar, mas eu creio no jediismo como uma corrente filosofica, http://filosofiajediismo.blogspot.com/

Obrigado.

23 de janeiro de 2009 às 21:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sou Lord Darth Acquáryus.
E sigo o Jedismo e os Caminhos da Força da Sintonia com o Universo.!
O quê voçês acham que é à Força?
À Força é o Universo.! Tanto na Galáxia M-74 quanto na Via-Láctea.
À Psicosinési que tem em Star Wars é como o Poder Mental dos Grays.
À Capacidade Psicoelétromagnética de Intrusir o Psicoelétromagneto Campo de outros Seres Vivos ou Objetos.

16 de agosto de 2010 às 15:09:00 WEST  
Anonymous guilherme said...

hoje estou aqui novamente dois anos mais tarde e mais maduro para debater , eu sigo o jediismo e digo que não estamos imitando os filmes , mas sim utilizando a sabedoria nele envolvida para a melhor utilização da força eu sigo o método que eu chamo do metodo da força viva , usada pelo mestre jedi qui-gon-jinn todas as notes reflito sobre isso e acho q temos direito a iso não acho realmente que tudo do filme star wars é ficção creio que george lucas teve contato com outras civilizações , são inúmeros indícios sobre civilizações 20 vezes mais sabias do que nós seres humanos do planeta terra o humanos daqui há tempos se acham superiores aos outros só porque tem inteligenca , já que os seres vivos daqui não tem essa capacidade que nós temos , mas temos os ndigos por exemplo que são seres de outr galáxia que se não nos tivesse ajudado, é claro indiretamente estariamos mortos , bom a força existe sim , eu por exemplo medito treino a arte espadachim , criando meu próprio metodo de luta etc acho q os jedis estão sim certos já leu o código dos jedi ? leia e verá , é claro que não podemos deixar de citar os sith que tambem tem seu codigo isso NÃO é invenção de george lucas acredito que ele mesmo já entrou em contato com os jedis da galaxia citada em star wars , e que conhece os caminhos da forç , ele é um homem muito sábio nisso ,e acredito nisso porque prtico isso e se eu pratico e consigo resultados é porque exista o ser humano só credita no que ele acha ser mais provavel e mudo a minha opinião , sim deus existe mas para mim , deus é a força e não o deus dos catolicos por exemplo a força é "deus" para mim e continuo seguindo os ensinamentos sobre a força viva e sobre o aqui e agora meus comanheiros de religião por favor debatam sobre o assunto

26 de agosto de 2010 às 00:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

QUE A FORÇA ESTEJE COM VOÇÊ GUILHERME.!
SOU ÓRION
ACQUÁRYONATOR ÓRION.

4 de março de 2012 às 12:26:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home