terça-feira, maio 30, 2006

MEMORANDO PAGÃO ÉTNICO DIRIGIDO ÀS AUTORIDADES GREGAS


Símbolo da YSEE, com a Águia de Zeus transportando o Raio.

Ficheiro PDF: Memorando do Conselho Supremo dos Etnicistas Helenos ao Estado Grego

O Supremo Conselho dos Etnicistas Helenos (CSEH, ou YSEE, em Grego) enviou no dia sete de Maio um Memorando ao presidente da Grécia, ao presidente do parlamento, ao primeiro-ministro, ao ministro do interior, administração pública e descentralização, ao ministro da educação nacional e assuntos religiosos e ao ministro grego da cultura, memorando este que se destina a chamar a atenção para a necessidade de:
- garantir o estatuto de entidade legal à religião étnica helénica;
- proteger a religião étnica grega como parte da herança nacional grega;
- estabelecer institucionalmente uma igualdade de direitos («isonomia») perante a lei - igualdade na liberdade de expressão («isegoria») da religião étnica grega.




O site do YSEE tem uma página em Português que diz o seguinte:
Página em Português do site do YSEE:
Quem somos nós e o que queremos?

O YSEE (SCGH) foi fundado em Junho de 1997. Os seus objectivos são defender e restaurar o Caminho, Religião e Tradição Étnica e Politeísta Helénica, que foi pesadamente dominada pela Igreja Ortodoxa Cristã e as sombrias sendas Bizantinas.
Até hoje, a YSEE tem feito mais de 140 protestos através de cartas para a Imprensa e as Autoridades, e tem organizados rituais abertos ao publico nos locais sagrados ancestrais atravéz da Grécia, a despeito da intolerância da Igreja.
O YSEE é uma organização central. Não somente para indivíduos, mas também para grupos helénicos (que entretanto mantém suas autonomias) e os jornais helénicos participam desta.
Em breve o YSEE anunciará novos capítulos afora da Grécia (o seu capítulo Australiano ja está activo desde 1999).
Os seus membros pagam uma contribuição anual, criando assim fundos para protestos, ritos e planos futuros, incluindo um ou mais altares públicos e templos, bem como uma Biblioteca politeísta.