segunda-feira, maio 29, 2006

O NASCIMENTO DA TURQUIA HÁ QUINHENTOS E CINQUENTA E TRÊS ANOS

No dia 29 de Maio de 1453, Constantinopla caiu perante a investida turca - foi a chamada «terça-feira negra».

Após várias semanas de luta desesperada, os defensores da cidade, corajosos mas mal armados, acabaram por sucumbir à maré asiática, sendo por isso aniquilados, juntamente com quinze mil dos seus cidadãos. O último imperador do Império Romano do Oriente tomou a opção de morrer em combate em vez de escapar.
Os livros das bibliotecas bizantinas foram queimados pelos arautos do Islão.
As igrejas foram esvaziadas e os ídolos cristãos foram substituídos por púlpitos e nichos muçulmanos.

Isto sucedeu porque os Ocidentais estavam desunidos; os próprios imperadores bizantinos tinham feito alianças com os muçulmanos, convidando-os para tomar parte em conflitos dinásticos na Europa.

Mais detalhes aqui.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se te causa tanta pena a destruição de belas bibliotecas, pensa na de Alexandria. Não precisámos de malta de cor para dar conta dela.

30 de maio de 2006 às 16:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A de Alexandria também foi destruída pelos muçulmanos. Se houve outras destruições da mesma biblioteca, ou de outra parte da mesma biblioteca, não sei, mas é certo que os muçulmanos a destruíram. E o líder islâmico que decidiu tal coisa não teve dúvidas no seu raciocínio penetrado de lógica muçulmana: «ou esses livros dizem o mesmo que o Alcorão diz, ou não dizem; se dizem, então são supérfluos, logo, nada se perde se forem queimados; mas, se não dizem o mesmo, então são mentirosos e devem mesmo ser queimados».

30 de maio de 2006 às 18:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vá, ilustra-te um pouco e aprende a distinguir factos de calúnias escritas 300 anos depois dos factos:http://ehistory.osu.edu/world/articles/ArticleView.cfm?AID=9

31 de maio de 2006 às 17:11:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home