quinta-feira, janeiro 12, 2006

A LÍNGUA, PADRÃO DA IDENTIDADE E CHAVE DA SOBERANIA NACIONAL

Os Castelhanistas do Minuto Digital andam aflitos com a promoção das línguas nacionais de Espanha que estão submetidas ao Castelhano (Galego, Asturiano, Catalão, Basco). Este artigo do Minuto Digital, por exemplo, começa por invocar a Constituição:
La Constitución española es muy clara respecto al uso del idioma. Establece la obligación para todos de conocer el español o castellano si se quiere, y la facultad de usar en las autonomías con lengua propia ésta o el castellano.


Tem graça porque é o mesmo tipo de conversa que a esquerdalha e a burguesada «antifa» tece contra o discurso racial: «Ai, a nossa Constituição não permite!». Ou seja, não discutem o discurso em si, limitam-se a apelar à lei.
Uma lei feita por eles próprios, evidentemente...

Portanto, tanto o que os castelhanistas como os «anti-racistas» dizem é isto: «Não podes defender essas ideias porque a lei que eu fiz não to permite!».

Enfim, o argumento da cobardia intelectual e do totalitarismo.

E porque é que os castelhanistas-espanholistas procedem deste modo?

Porque estão realmente incomodados com a valorização das línguas galaica, catalã e basca - porque percebem que é aí que reside o coração das possíveis futura independência nacional da Galiza, da Catalunha e de Euskadi. Mostram indignação até!, como se tivessem direito a submeter as outras nações hispânicas. Tal é a sua convicção desse injusto ideal que chegam ao ponto de «denunciar» a inversão das posições na Catalunha, já que os nacionalistas catalães pretendem fazer com que o Castelhano passe aí a ser facultativo, ficando o Catalão como língua obrigatória. Ora isto é um direito vital dos Catalães - têm eles tanto direito ao Catalão como os Portugueses têm ao Português.
E depois queixam-se, os castelhanistas, invocando o «direito da liberdade pessoal» que os Catalães têm de falar Castelhano.

Evidentemente que têm esse direito. Não podem é ter tantos direitos políticos como os Catalães que preferem falar Catalão. Quem quer continuar a falar Castelhano, tem bom remédio, é ir para Castela, espaço não falta, a região contém vastas planícies desabitadas...

Note-se, à laia de parêntesis, que a língua de Castela é neste artigo quase sempre referida com o englobante título de «Espanhol» - já o rei D. Manuel I tinha topado a manobra imperialista castelhana quando protestou pelo facto de os reis castelhanos terem dado o nome de «Espanha» ao seu reino... é que «Espanhóis» somos todos, inclusivamente os Portugueses... e não se enganava muito o monarca português no seu alerta, já que um século depois os Castelhanos estavam a tomar conta de Portugal...

Queriam, evidentemente, que os Galegos, os Asturianos, os Catalães e os Bascos continuassem a subalternizar as suas próprias línguas nacionais e a dar prioridade ao Castelhano. Era esta a sorte que nos estava reservada se em 1640 não nos tivéssemos conseguido libertar do jugo de Madrid. Creio por isso que o nacionalista português tem um dever de solidariedade étnica e nacional para com os independentistas galegos, catalães e bascos.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Portanto, tanto o que os castelhanistas como os «anti-racistas» dizem é isto: «Não podes defender essas ideias porque a lei que eu fiz não to permite!».

Enfim, o argumento da cobardia intelectual e do totalitarismo. "


E o teu argumento revela uma ingenuidade brutal. A lei é feita por um processo democrático. Não dá para fazer uma constituição em que toda a gente aceite todos os pontos. Vocês querem leis raciais, mas nem todos querem um estado de apartheid (ou pior) em Portugal, e agora?

Há que ter paciência!

12 de janeiro de 2006 às 18:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

anonymous bom post.
Penso que o que esta certo é o desaparecimento dos povos europeus.
Quando Portugal tiver um povo misto como o Brasil, será um país muito mais rico em todos os sentidos. So temos a ganhar com essa riqueza.
Portanto sem duvida a lei esta certa, o ponto de vista de destruiçao do povo portugues esta certo, estamos no bom caminho.

12 de janeiro de 2006 às 19:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Uma lei feita por eles próprios, evidentemente...»

Claro: e feita por eles sem qualquer apoio popular. Sem terem sequer a legitimidade do voto do povo para o fazer, até porque o povo é nacionalista, do mais nacionalista que pode haver.
O mal é que ainda não sabe...

12 de janeiro de 2006 às 23:56:00 WET  
Blogger Caturo said...

E o teu argumento revela uma ingenuidade brutal. A lei é feita por um processo democrático.

O teu argumento é que revela, ou ingenuidade grosseira, ou imbecilidade desonesta (escolhe). É que quem fez essa lei, foi a gentalha que chegou ao poder pela força das armas, não pela via eleitoral.

Quanto ao que a maioria realmente quer, se vocês não tivessem medo da verdadeira opinião popular, não proibiam os racistas de irem a eleições.

13 de janeiro de 2006 às 11:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Penso que o que esta certo é o desaparecimento dos povos europeus"

Pois é, afinal os nacionalistas tem razão.
Existem por ai uns esquerdalhos que nos querem exterminar(os EUROPEUS ).
Claro, que para eles a lei está optima.
O problema, é que a maioria da população em geral(cidadão comum, sem filiação política) desconhece estas leis que descriminam os nacionalistas.
Como a censura de certos livros, símbolos e de associação.
Pior que os simios, só mesmo vocês.

Celta 88

13 de janeiro de 2006 às 11:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E como nos é vedado o acesso, aos meios de comunicação social(tv, jornais, radios...).
Como é que nós podemos passar a nossa mensagem ao povo!
Para quem tanto criticava o Salazar, que oprimia os que divergiam dele. Vocês são muito piores.
A vossa querida mer(docracia)não passa de uma ditadora de esquerda.
Que nos foi imposta pela abrilada.

Celta 88

13 de janeiro de 2006 às 11:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"É que quem fez essa lei, foi a gentalha que chegou ao poder pela força das armas, não pela via eleitoral."

Então, que viva o mais forte. Mas as leis são feitas pela assembleia legislativa e cujos membros são eleitos democraticamente. Das duas uma: ou fazem um golpe de estado ou tentam chegar lá por vias democráticas com o vosso partido.

"Quanto ao que a maioria realmente quer, se vocês não tivessem medo da verdadeira opinião popular, não proibiam os racistas de irem a eleições."

Mas os racistas ... quero dizer racialistas... sabem que existe um partido que os representa, e aqui todos os racistas piscam o olho e fazem de conta que não são, e estão muito preocupados com os verdadeiros problemas do País, como por exemplo: os homosexua... oops... quero dizer pedófilos, os negr... quero dizer criminosos, os chine.. quero dizer concorrência desleal, os muçul... quero dizer a entrada da Turquia na UE.

Sim senhor. Grandes senhores que vocês são! :)

13 de janeiro de 2006 às 12:11:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Para quem tanto criticava o Salazar, que oprimia os que divergiam dele. Vocês são muito piores.A vossa querida mer(docracia)não passa de uma ditadora de esquerda."

Então não sabes o que é uma ditadura, ainda mais com esse 88 no meio, nem deves saber o que foi o fascismo ou o regime nazi.

Uma ditadura de esquerda (ou seja comunismo) punha-te preso e torturava-te por seres contra o estado. Tu tens a liberdade de te exprimires, de te vestires e de seres como quiseres!

Eu percebo que gostavas de ter uma comunicação social que lancasse propaganda do teu lado, mas enfim, a comunicação social é livre, incluindo ridicularizar-vos... e para isto basta dar-vos tempo de antena, como foi o caso de manifestação contra os homosexuais.

13 de janeiro de 2006 às 12:17:00 WET  
Blogger Caturo said...

"É que quem fez essa lei, foi a gentalha que chegou ao poder pela força das armas, não pela via eleitoral."

Então, que viva o mais forte.

Ora agora é que o menino falou;) A raivinha de estar a ser desmascarado faz-lhe fugir a boca para a verdade. Mas, como diz o povo, pela boca morre o peixe e, em assim sendo, não haverá problemas, da tua parte, se um dia os nacionalistas derem um golpe de estado e vos meterem a todos na pildra.
Ou se antes disso alguém te assaltar e te roubar a carteira por ser mais forte do que tu.



Mas as leis são feitas pela assembleia legislativa e cujos membros são eleitos democraticamente

São eleitos democraticamente de entre aqueles que os teus donos deixam participar nas eleições. Ora isso não é democracia - é uma farsa revoltantemente anti-democrática para a qual deverá um dia haver a justa punição.



Das duas uma: ou fazem um golpe de estado ou tentam chegar lá por vias democráticas com o vosso partido.

Obrigado por nos dizeres isso. Não sabíamos... Por isso é que temos um partido democrático, é por não sabermos disso...



"Quanto ao que a maioria realmente quer, se vocês não tivessem medo da verdadeira opinião popular, não proibiam os racistas de irem a eleições."

Mas os racistas ... quero dizer racialistas... sabem que existe um partido que os representa,

Nem sempre. Muita gente nem sequer sabe o que é o PNR, outros duvidam do carácter autenticamente nacionalista do PNR; acresce que, devido a vossa NOJENTA lei, o PNR nem sequer pode ter um discurso racial para mostrar aos leste-europeus que não os quer pôr fora do País.



e aqui todos os racistas piscam o olho e fazem de conta que não são, e estão muito preocupados com os verdadeiros problemas do País,

Correcto - e os antifas babam-se de ódio por não conseguirem apanhar nenhuma declaração do PNR que lhes permita ilegalizar o partido. Enquanto isso, vão metendo mais criminosos em Portugal, desculpando-os quando cometem crimes, e vão desgraçando a Europa com a abertura das fronteiras ao mundo islâmico.


Sim senhor. Grandes senhores que vocês são! :)

Pois somos. Vocês é que não.

É que nem sequer merecem o respeito ao nível do humano. Valem menos do que vermes.

13 de janeiro de 2006 às 13:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois, é que existem pessoas em Portugal e no resto da Europa presos por crimes de pensamento(de direita, claro).
Mas vocês, a escomalha esquerdalha ou burguesa, tenta esconder dos cidadãos, o porque de estes estarem presos.
Dizendo que são perigosos criminosos e por ai fora...
Os nacionalistas são costantemente perseguidos, pelas autoridades ao serviço da escomalha.
Como é que quem se diz tão defensor da liberdade, comete crimes destes!
Depois os meios de comunicação estão ao serviço da esquerda, e dos lobbys económicos.
A mensagem do nosso lado, nunca tem hipóteses de passar , pois esbarra logo na censura dos mesmos.
Por isso, não venham com tretas, de que a esquerda é defensora da liberdade e da igualdade de direitos.

Celta 88

13 de janeiro de 2006 às 15:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Chamar o regime do Salazar de fascista, é uma verdadeira ofensa aos fascistas.
Acho que a escomalha de esquerda(ps,psd,cdu,berloque...)não sabe o significado da ideologia fascista.
Vocês conseguiram adaptar a palavra fascista à vossa maneira.

VÃO MORRER LONGE QUE É PARA NÃO CHEIRAR MAL...

Storm

13 de janeiro de 2006 às 17:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Very nice site! perfume index hp fax 200 ink Compra levitra en linea lamborghini gallardo xanax 2mg bars Prozac sexual side effects female domestic humidifiers White lotus flower blossom Nexium for ulcer Real estate investing free information tips advice Keywords+valium merchant colorado services

2 de março de 2007 às 07:08:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home