sexta-feira, dezembro 30, 2005

ATÉ QUE ENFIM, ALGUÉM DIZ QUE O «REIZINHO» (DA JUMENTUDE) VAI NU



Do Diário de Notícias, via Fórum Nacional,

Ribeiro e Castro, considerou ontem "preocupante" que haja jovens que têm como ícone Che Guevara, "um dos grandes assassinos do final do século XX". O líder do CDS defendeu que "é importante que a esquerda se saiba libertar dessas suas referências tremendas de violência, crueldade e intolerância".
Palavras que surgem na sequência de duras críticas feitas, quarta-feira, por José Sócrates, que então qualificou como "irresponsáveis" declarações do presidente do CDS, em que este defendia que a origem do terrorismo está na esquerda. Uma ideia que este ontem reiterou "A esquerda tem responsabilidades em grandes males do mundo. Isso é indiscutível". "Olha-se para o cortejo de miséria na África contemporânea e sabe-se que isso é devido a regimes de esquerda que têm governado o continente", apontando também os regimes de Cuba e Coreia do Norte. " O terrorismo contemporâneo tem origem numa deriva totalitária do pensamento marxista-leninista" e isso "tem que estar presente no consenso do combate ao terrorismo", defendeu o líder do CDS, qualificando as críticas de Sócrates como "disparatadas, deslocadas e excessivas".


Até que enfim que alguém diz o óbvio...

O que o centrista disse é verdade e todos os que conhecem um mínimo da história de Guevara o sabem. No entanto, têm-se calado até agora, todos, unanimemente, facto muito significativo.
Assim, só os nacionalistas se revoltam contra a moda de ostentar a carantonha de tal assassino em t-shirts, enquanto todo e qualquer sujeito em cuja indumentária figure por exemplo uma imagem de Rudolf Hess (que não matou ninguém) é considerado pelo sistema dominante como um marginal e um apologista da violência.

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Qual Rudolf Hess?
O comandante do campo de concentração de Auschwitz ou o adjunto de Hitler?

Mesmo na segunda hipótese dizer que não matou ninguém é discutível, pois sendo adjunto de Hitler pelo menos é também responsável pelo início da 2ªGrande Guerra Mundial, que foi o acontecimento que matou mais pessoas de raça branca durante toda a história da humanidade.

30 de dezembro de 2005 às 21:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Engraçado este! Quem matou mais pessoas de raça branca foram os franceses e ingleses que iníciaram a segunda guerra mundial quando decidiram declarar guerra à alemanha, e nao o contrário!

Esta visto qu aqui o pp tb anda com o che cobarda na t-shirt!

31 de dezembro de 2005 às 01:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Engraçado este! Quem matou mais pessoas de raça branca foram os franceses e ingleses que iníciaram a segunda guerra mundial quando decidiram declarar guerra à alemanha, e nao o contrário!"

Sim, coitado de Hitler, até teve que invadir muitos paises europeus, até a França - que descaramento dos aliados terem declarado guerra a Alemanhã!

E que descaramento dos judeus serem contra o nazismo, quando até o Hitler lhes proporcionou uma colónia de férias, onde morreram de tanta felicidade que era este terceiro reich.

A extrema esquerda e a extrema direita são movimentos fundamentalistas que trouxeram muita miséria!

31 de dezembro de 2005 às 11:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ao anônimo das 1:30

t-shirt com o Che gravada? O Che é um lixo quase igual ao Hitler.

Agora não tentes reinventar a história. A insanidade da operação Barbarossa foi da responsabilidade da França e da Inglaterra?

Um merdas demente estraga uma oportunidade de ouro para construir uma verdadeira nação Nacionalista Europeia e ainda hoje existe atrasados mentais que o defendem!

31 de dezembro de 2005 às 11:55:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sim, PP, Hess colaborou com o regime, mas não tomou parte em nenhuma chacina. Ao passo que Guevara participou ou pactuou com regimes assassinos e matou que se fartou (ou náo se fartou).

31 de dezembro de 2005 às 17:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Hess e Hitler podem não ter morto ninguém directamente porque obviamente tinham quem o fizesse, mas são responsáveis pela miséria de milhões de pessoas incluindo Europeus, Judeus e outros povos.

O facto de vocês celebrarem Rudolf Hess é repugnante e tira-vos qualquer moral de criticar quem use T-shirts com Che Gevara.

O nacionalismo e o comunismo são faces da mesma moeda. Foram ambas responsáveis pelos males do século passado.

E

1 de janeiro de 2006 às 15:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Porque que é,que também não proíbem as bandeiras com as fusas do Che nos estádios de futebol?
É que eles não autorisam simbolos políticos(mas isso é só para suásticas, cruzes celtas...)nos estádios.
Mas isso é só para simbolos de direita.
Os assasinos da esquerda, como che´s, lenines ou bandeiras de cuba já são permitidos.
É a ditadura de esquerda nesta merdocracia que é Portugal.

Celta 88

2 de janeiro de 2006 às 12:20:00 WET  
Blogger Caturo said...

Hess e Hitler podem não ter morto ninguém directamente porque obviamente tinham quem o fizesse, mas são responsáveis pela miséria de milhões de pessoas incluindo Europeus

Hess não é responsável por nada disso.

2 de janeiro de 2006 às 15:03:00 WET  
Blogger Caturo said...

O facto de vocês celebrarem Rudolf Hess é repugnante e tira-vos qualquer moral de criticar quem use T-shirts com Che Gevara.

Não tira moral não, porque Guevara era um assassino e Hess não.

2 de janeiro de 2006 às 15:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

uma chamada de atenção, não confundir r.hess com rudolf hoess

15 de janeiro de 2006 às 02:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Che Guevara foi um dos libertadores de Cuba, o Ribeiro e Castro ao fazer semelhantes declarações, só prova que é um salazarista dos sete costados (como toda a gente sabe). Quanto a comparar ou a pretender Che Guevara Com rudolph hess, só mesmo de neo-nazis.

27 de agosto de 2006 às 22:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Relativamente ao che!
1º Jumento es tu.
2º Cada um tem como icone quem quiser
3º Eu sou jovem e conheço a historia do che de uma ponta a outra, ao contrario de ti de certeza
4º Nao fales do marxismo leninismo pk mostras uma grande falta de cultura, porque toda a gente sabe que a repressao estalinista foi a mais grave de toda a URSS.
5ºO Che não é lixo e é um absurdo comparaem no ao hitler....porquê? porque ele não matou deficientes nem dengenerados que segundo o sr hitler n honravam a execelencia da sua patria e como tal n deviam fazer gastar dinheiro a naçao, n proibiu o sexo entre judeus e arianos n extreminou judeus.etc etc etc...

Enfim...sem me chatear mais....estudem antes de falarem!!!!

miseraveis

5 de maio de 2007 às 21:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quanto a comparar ou a pretender Che Guevara Com rudolph hess, só mesmo de neo-nazis

Nenhum neo-nazi faria uma comparação dessas: Che era um rasca esquerdista assassino, Rudolph Hess um idealista nacionalista.

6 de maio de 2007 às 18:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

1º Jumento es tu

Não, jumento és tu - jumento e nojento, com um descaramento asqueroso, típico aliás da tua escumalha infra-humana.


2º Cada um tem como icone quem quiser

Diz isso aos teus donos que fazem escarcéu por haver quem use t-shirts com símbolos nazis.


3º Eu sou jovem e conheço a historia do che de uma ponta a outra,

O que só agrava a merda que és, ao defenderes um assassino asqueroso - a menos, claro, que só conheças o Che através de alguma publicação do PCP... pois...


4º Nao fales do marxismo leninismo pk mostras uma grande falta de cultura,

Tu é que mostras falta de cultura, ou então estás a querer atirar areia para os olhos dos outros. Aliás, uma prova, absolutamente típica, disso mesmo é esta tua frase:
«Toda a gente sabe porque toda a gente sabe que a repressao estalinista foi a mais grave de toda a URSS.»

Pois, meu pedaço de esterco... é sempre isso que os merdas como tu dizem: «ai, o Estaline é que era o mau da fita e estragou tudo, porque antes do Estaline aquilo na União Soviética era um sonho lindo...»

E porque é que dizem isso?

Dizem isso porque querem abusar da ignorância e da ingenuidade das pessoas... porque, na verdade, Lenine foi um assassino dos piores da História, mandante do terror, que chegou ao ponto de declarar: «se for preciso matarmos oitenta por cento da nossa própria população para fazermos vingar as nossas ideias, não hesitaremos.»

Isto é seguramente, mas absolutamente, pior do que qualquer declaração que Hitler tenha feito.



5ºO Che não é lixo

O Che Guevara é um lixo é - e tu és um lixo da laia dele, embora duma patente inferior.


e é um absurdo comparaem no ao hitler....porquê? porque ele não matou deficientes nem dengenerados que segundo o sr hitler n honravam a execelencia da sua patria e como tal n deviam fazer gastar dinheiro a naçao, n proibiu o sexo entre judeus e arianos n extreminou judeus.

Mas exterminou aldeões em barda e incitou outros a fazerem o mesmo. Claro que isso não incomoda a merda da tua laia, o que bem demonstra o modo como vocês devem ser tratados - porque quem se porta como merda, será tratado como merda.

6 de maio de 2007 às 19:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente há coisas que custam ao ler e que ao mesmo tempo dao tanta graça. Entao como é que se é possivel comparar um revolucionario de esquerda a um fascista de merda que oprimiu e matou milhoes? como se é possivel nem distinguir os ideais politicos de cada um? Sinceramente, creio que ainda há muitas escolas em portugal, por favor "PP" torna.te alguma coisa, estuda, que oportunidades como aquelas que o che tentou dar a muita gente pela america latina fora há poucas!Francamente!
Tudo o que seja mais á direita do pcp (tirando certa ala do ps) podia ir muitissimo bem á vida.

25 de junho de 2007 às 00:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

AH e já agora, tenho 4 t.shirts do che com muito orgulo, e uma original de cuba !

25 de junho de 2007 às 00:03:00 WEST  
Blogger Oestreminis said...

Bem, parece que por cada dois tópicos a concordar com o Caturo tenho um a discordar. Não é mau, apesar de tudo, nem outra coisa seria de esperar.

O que Ribeiro e Castro diz não é grande "novidade", e vou evitar atacar o mensageiro: o facto de achar que Ribeiro e Castro é pouco mais que um pateta alegre não interessa para o teor da discussão.

Quanto ao Che: existe de facto, na minha opinião, um excessivo culto a uma ideia romântica do Che. Cuiosamente este culto assume contornos típicos de sociedade de consumo. O "Che" Guevara tem, de facto, uma faceta mais cruel por detrás da sua aparência de "bom selvagem" que tem sido vendida. Tomou de facto decisões de "tribunal plenário", em especial em La Cabaña (acho eu) quando já a revolução tinha triunfado - foi uma espécie de Campo Pequeno, mas a sério e não só como desejo remoto. Dito isto não percebo de repente a sensibilidade das pessoas a mortes durante um período de luta armada... parece-me ser a mesma sensíbilidade dos que não se cansam de falar dos "crimes de sangue" das FP-25, esquecendo-se que *durante o PREC* quem de facto *matou* foi a escumalha reaccionária nos assaltos às sedes dos partidos de esquerda, redes bombistas e assasinatos directos. Enfim, sensibilidades selectivas.

Dito isto o "Che" Guevara é um ícone de quem dedicou a sua vida a uma revolução; tem sangue nas mão, sem dúvida, mas outra coisa não seria honestamente de esperar. Ao contrário dos pacifistas de "bom tom" que parece estarem na moda não me espanta ou impressiona que tal aconteça. Não é por isto que O "Che" deixa de ser, em muitos sentidos, um símbolo de luta a resistência para aqueles por quem lutou, e a sua contribuição para a deposição do "governo" de Batista é inquestionável. O "Che" não é um símbolo de "matem tudo o que aparecer á frente", mas sim de resistência armada em nome de um idea (do qual podem desgostar). Comparar isto com "terrorismo" é cair na asneira de usar esta palavra para tudo com o que se discorda. Quem está do lado da Revolução Cubana (não necessáriamente da Cuba de hoje) vê em Che um dos seus protagonistas principais e confere-lhe a devida reverência. Quem está contra vê o mesmo, e confere-lhe o respectivo desprezo. Gostos.

Rudolf Hess: bem, na verdade não podem ser comparados... Hess fez relativamente pouco, dada a sua ideia peregrina de voar para Inglaterra. Tal como Che, curiosamente, é um ícone para alguns porque foi derrotado, e assassinado (dizem as más línguas). Teve relativamente pouco poder na estrutura Nazi a partir de certo ponto e a sua prisão longa foi um dos exemplos de "justiça dos vencedores". De notar quese quiserem andar com t-shirts do Hess por mim tudo bem, e não tenho dúvidas que o fariam mesmo que Hess tivesse sido directamente responsável por um campo de concentração.

Lenin: Caturo, tens ai a citação? É que sobre Lenin já li de tudo, em especial vindo de um certo "Conquest" ou algo do género, mas na prática quando se vai ler o contexto a coisa murcha. As frases mais, er, brutas de Lenin são durante o período de Guerra Civil na Rússia, período onde cerca de oito exércitos estrangeiros ajudavam os "brancos", tendo Churchill dito que deveria ser usada guerra química sobre a população de forma a acabar com qualquer resistência. Foi uma Guerra Civil com rasgos de brutalidade de ambos os lados, e pouco tem a ver com a questão ideológica mas com o facto de ser uma Guerra Civil. Mais uma vez, Lenin não foi certamente nenhum pacifista dos sete costados - duvido que tivesse ganho a Guerra Civil se o fosse.

Mas estou a ver que deu tudo em Ghandi por aqui. Pelo menos, quando é conveniente.

25 de junho de 2007 às 12:05:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não tenho aqui a citação de Lenin senão na memória.

De resto, o que interessa salientar é que do lado comunista cometeram-se crimes nefandos, pelo que se os heróis do NS não podem ser glorificados em público, o mesmo se deveria aplicar aos símbolos humanos do Comunismo. E o caso de Rudolf Hess é particularmente representativo, uma vez que não cometeu crime algum (não interessa especular o que teria feito ou não se estivesse em certa função, porque o mesmo se poderia dizer a respeito de Che Guevara caso tivesse sido carcereiro nalgum gulag...), e, todavia, a sua imagem é anatemizada, ao contrário do que sucede com a do revolucionário latino-americano.

25 de junho de 2007 às 15:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

VIVA CHE Guevara

11 de abril de 2008 às 19:23:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home