quinta-feira, maio 19, 2005

SRI RAM SWARUP - UM VERDADEIRO ARIANO

Chamo a atenção dos bons europeus para a figura de Ram Swarup, o mais influente pensador hindu do século XX. Anti-comunista, anti-cristão, anti-islâmico, promoveu o orgulho pelas raizes hindus da sua nação árica.
A respeito da Europa, lançou um olhar crítico, mas construtivo (coisa rara, nos dias que correm) sobre o problema, mais do que falado, da crise de valores que afecta todo o ocidente. Nesse contexto, deixo aqui um magnífico trecho de uma entrevista que deu à revista belga «Antaios», em Junho de 1996:

O Renascimento pagão era para ontem. É necessário que a Europa cure a sua psique. Sob a Cristandade, a Europa aprendeu a rejeitar os seus ancestrais, o seu passado, o que não pode ser bom para o seu futuro. A Europa adoeceu porque se afastou da sua própria herança, o que significou uma negação das suas raízes. Se a Europa quiser ser curada espiritualmente, tem de recuperar a sua espiritualidade do passado: pelo menos, não a deve ter em tão grande desonra.
Há muito para os pensadores europeus fazerem. A tarefa não será fácil, e irá requerer décadas de fervorosa dedicação e imensa introspecção também. A Europa foi sujeita durante séculos a uma semitização espiritual sistemática. Não será missão fácil alterar esta situação. A Europa terá de redescobrir as suas antigas sensibilidades a respeito do seu povo, do seu ambiente, dos seus animais, da sua natureza.
Anteriormente, o Renascimento Europeu do século XVII foi incompleto. Foi uma restauração da literatura e das artes grega e romana sem os Deuses gregos e romanos. Se a Renascença tivesse tomado o seu curso pleno, também teria tomado consciência dos seus laços orientais, hindus, mas cedo foi abortada. De facto, começou um movimento oposto, um movimento anti-renascentista, na forma de Protestantismo, um movimento de «retorno à Bíblia», «retorno aos apóstolos».
Eu espero que o movimento neo-pagão compreenda a importância e a imensidão da sua missão. Em certos meios ocidentais, o Paganismo tem sido bem-vindo porque era suposto promover a sensualidade e o hedonismo, a liberdade sexual. Mas esses pagãos têm de perceber que os antigos filósofos pagãos eram grandes místicos e grandes moralistas, e o movimento pagão europeu terá de perceber o Paganismo desta maneira.
Acredito que o Hinduísmo tem um papel muito importante na auto-descoberta religiosa da humanidade, particularmente na Europa. A razão é simples. O Hinduísmo representa a mais antiga tradição ainda viva. Preservou no seu seio todo o passado espiritual da humanidade.
Para uma auto-recuperação, estes países (ocidentais) têm de reviver os seus antigos Deuses. Mas isto é uma tarefa que não pode ser feita mecanicamente. Eles têm de recapturar a consciência que se expressava na linguagem de muitos Deuses. Aqui, a Índia pode ajudá-los com a sua tradição do yoga. No meu livro, «A Palavra como Revelação: Nomes de Deuses», eu falei de uma forma de peregrinação: um retorno ao tempo dos Deuses. Entretanto, os estudiosos europeus podem fazer muito. Eles deviam escrever a história da Europa de um ponto de vista pagão, o que iria mostrar o quão perseguido foi o Paganismo. Eles deviam compilar um directório de templos pagãos destruídos, de santuários pagãos e locais pagãos que foram profanados. Os pagãos europeus deviam também reviver alguns destes sítios como locais de peregrinação.


Aqui, pode ler-se mais sobre o autor.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ler também os interessantes textos de Savitri Devi - curiosamente, a primeira figura de relevo a negar o Holocausto.

http://library.flawlesslogic.com/hindu.htm

19 de maio de 2005 às 19:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Em certos meios ocidentais, o Paganismo tem sido bem-vindo porque era suposto promover a sensualidade e o hedonismo, a liberdade sexual. Mas esses pagãos têm de perceber que os antigos filósofos pagãos eram grandes místicos e grandes moralistas, e o movimento pagão europeu terá de perceber o Paganismo desta maneira.»

Então, o hedonismo é ok, ou não é ok?

NC

19 de maio de 2005 às 22:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Boa pergunta, NC. Quanto a mim, é ok, porque, no Paganismo, há espaço para todas as tendências e modos do Ser. O que Ram Swarup quis dizer, creio, é que o Paganismo não conduz obrigatoriamente ao hedonismo, porque houve filósofos pagãos antigos que, sendo pagãos, não deixavam de ter uma forte moral, ascética, e é melhor que não se deixe descambar o Paganismo numa orgia colectiva... penso que é mais nessa linha que se inserem as suas palavras.

Mas, se não for, é pouco relevante. Felizmente, não há Papas no Paganismo e esses filósofos antigos nunca foram donos da fé, mas tão somente pagãos como outros quaisquer, sem nenhuma autoridade espiritual sobre os outros.

20 de maio de 2005 às 04:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Nem tão pouco os anti ascetas eram Papas do Paganismo.

20 de maio de 2005 às 09:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, é óbvio que a afirmação de um ideal se deve fazer pela positiva, não pela negativa - pela exaltação de um Valor, não pela negação de outro.

20 de maio de 2005 às 12:49:00 WEST  
Blogger vs said...

"Quanto a mim, é ok..."

Quanto a mim, também :)

20 de maio de 2005 às 23:08:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home