quinta-feira, dezembro 02, 2004

PRIMEIRO DE DEZEMBRO - NACIONAL CHAMA

Os Romanos consagravam certos dias a certas Divindades; como as Divindades são em grande número e estão presentes um pouco por toda a parte do mundo e da vida quotidiana, acontecendo que algumas Delas eram homenageadas com alguma regularidade, sucedia que, não raras vezes, mais de uma Divindade era honrada no mesmo dia.

Ora o Primeiro de Dezembro é, em Roma, o primeiro dia do mês dedicado a Vesta, Deusa do Fogo Sagrado do Lar e da Pátria. É também um dia dedicado a outra Divindade, a Pietas, que é a personificação divina da Piedade: não da Piedade no sentido cristão do termo (compaixão), mas sim no seu sentido pagão romano original, isto é, respeito sagrado aos Deuses e à Pátria.

Por excelente coincidência, o Primeiro de Dezembro é a segunda data mais importante da Portugalidade, eminentemente patriótica.

Por excelente coincidência, o partido nacionalista português, PNR, tem como símbolo nada menos nada mais do que uma... Chama.

Celebremos pois este dia, religiosamente ou não, cada um tendo na sua mente as noções que quiser, mas erguendo todos o braço direito perante a Chama Nacional, testemunho vivo da voz que, por entre as brumas da memória, se sente, a voz dos egrégios avós...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hoje, 2 de Dezembro de 2004, é o Bicentésimo Aniversário da Coroação de Napoleão I como Imperador dos Franceses, o primeiro Império dos tempos modernos, inspirado no Modelo Romano, saído da Cultura Árica.


Imperador

2 de dezembro de 2004 às 17:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É só para avisar de novo que faltam os links do BNP e do NF, e que eu, por não ter a indicação comigo ou por a ter perdida no meio de papéis, não consigo consultar quando preciso.


Imperador

2 de dezembro de 2004 às 18:04:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home