quinta-feira, novembro 25, 2004

E AGORA, ALGO COMPLETAMENTE (SÓ APARENTEMENTE) DIFERENTE, COMO DIZIAM OS «BIFES» HUMORÍSTICOS......

Um testezito político-ideológico que encontrei no Forum Nacional,

Teste

tem a sua piada, apesar de algumas perguntas estarem mal feitas, baseadas numa generalização tendenciosa e abusiva. Por exemplo, quase que apostava que a questão
Não há povos selvagens e civilizados, mas apenas culturas diferentes.
está colocada e é depois valorizada de acordo com um critério segundo o qual a «Direita» considera que há povos inferiores e selvagens e a «Esquerda» grita que não há inferiores nem superiores.
Quanto a mim, ser direitista não implica a crença na superioridade, mas sim no valor da preservação da diferença.

E assim, de subentendidos em subentendidos, chega-se o teste dá-me este resultado:
Esquerda / Direita: -4.50
Autoritarismo / Libertarianismo: -0.77



É giro, de facto.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não, não é nada giro! Eu, que sempre fui de Extrema Direita, tive um magnífico resultado de


Esquerda / Direita: -6.00
Autoritarismo / Libertarianismo: 1.79


É que os critérios são baseados naquilo que hoje eles consideram Esquerda e Direita, e qualquer Pessoa que seja anti-liberal é logo conotada com a Esquerda! (Quando na América é o inverso! Isto cada terra com seu uso!...) Apesar de tudo, eu defendo algumas, mas poucas, medidas socializantes, mais de recurso. No resto, já sabe, respondi a tudo conforme o meu lado político. E ter ficado tão próximo dos libertários é para mim uma surpresa. Sim, a Liberdade é um Princípio, mas tem limites! Agora, não sabia era que os meus limites eram assim tão poucos, logo eu que não sou nada assim!... Bem, mas isto vale o que vale, cada caso é um caso, nem sequer é um teste de QI, que é muito mais "accurate" cientificamente.


Imperador

25 de novembro de 2004 às 16:25:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sim, quando eu disse «giro» estava a falar ironicamente...

Trata-se aqui de uma limitação de carácter econimicista: definir a Esquerda e a Direita por meio de critérios preponderantemente económicos; isto para além do primarismo do qual já dei conhecimento na mensagem.
Lembro-me de no ano passado ter feito um teste desta natureza no site do qual havia um artigo explicativo sobre a extrema-direita, colocando-a à esquerda no gráfico, quadrante esquerdo superior (autoritário).
O mesmo artigo não deixava no entanto de frisar que em termos propriamente ideológicos, culturais e políticos, a extrema-direita era, evidentemente, de Direita - Nacionalismo, consciência racial.

25 de novembro de 2004 às 16:46:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home