quarta-feira, setembro 29, 2004

CADA UM NO SEU LUGAR

O Vaticano quer assumir o controle do santuário de Fátima porque as autoridades eclesiásticas do Estado papal estão francamente desagradadas com a balda que se instalou no referido local de culto. Efectivamente, quem tem dirigido o santuário deixou que aí fossem ceelebrados actos de adoração por parte de budistas - o Dalai Lama - e de hindus. Ora, a Igreja romana acha que um dos principais centros de veneração cristã não pode ser gerido como se fosse algum cabaret da coxa.

E até tem razão, a hoste papal. Digo desde já que até simpatizo mais com o Hinduísmo do que com o Cristianismo, dada a origem ariana daquele e a raiz semita deste, além da índole étnica do primeiro e do carácter internacionalista do segundo, mas isso nada tem a ver com o facto de que o seu pertence a seu dono e é importante acabar com a indiferenciação reinante, que conduz ao marasmo e à diluição, ao nihilismo até - ao contrário do que circula por muitos círculos espiritualistas, esotéricos e nova-eristas, as religiões não são todas iguais e não vão todas «dar ao mesmo».

Além do mais, isto serve para se perceber que, para os cristãos, o ecumenismo pára aí: um sítio cristão não pode ser utilizado por outras religiões, porque, na mentalidade cristã, só um Deus é verdadeiro.