quinta-feira, agosto 05, 2004

SOBRE UM LEGADO POUCO ESTUDADO

«The Gaels in Gallicia» - magnífica obra, em setenta e três páginas, sobre a presença de Celtas Goidélicos ou Gaélicos (os da Irlanda, de Man e da Escócia, ligeiramente diferentes, linguisticamente, dos Celtas Britónicos, que são os Galeses, os Córnicos e os Bretões) na Galiza e a sua influência cultural. Saliento especialmente a magistral lista de vocábulos galaico-portugueses que podem eventualmente ter uma origem céltica.

Esta parte do passado parece ser totalmente ignorada pela esmagadora maioria dos historiadores, o que é pena. Já se fizeram correr rios de tinta sobre a influência mourisca na Ibéria, mas a herança céltica tem sido descurada ou mesmo frontalmente negada, por vezes com intuitos políticos contrários ao conhecimento e enaltecimento das autênticas identidades europeias.


Ver neste sítio

Claro que tinha de ser um estrangeiro a debruçar-se sobre isto, dado o desinteresse que é desde cedo como que incutido aos estudantes portugueses a respeito da ancestralidade indo-europeia: «isso dos Celtas é prós nórdicos, não é prá gente, que sermos bons católicos latinos meio mouros meio judeus e apreciadores de mulatas»...

É verdade que os Latinos são indo-europeus - mas é também verdade que nos manuais escolares portugueses, não se costuma dizer isso, que os Latinos são indo-europeus ou «arianos» como os Celtas e os Germanos.