segunda-feira, maio 10, 2004

NACIONALISTAS...

Anda-se por aí a dizer que Manuel Monteiro é nacionalista. O site do PNR informa que o sujeito chegou mesmo a proclamar-se como tal numa entrevista televisiva.

Ora, é preciso ter em conta o que significa ao certo o termo «Nacionalista».

Nacionalista é alguém que põe a Nação acima de tudo, considerando que a sua preservação é o valor supremo de toda a actividade política.

E o que é a Nação?

Nação é um conceito étnico.
Uma Nação é um grupo humano cujos indivíduos têm em comum uma língua nacional, uma cultura, isto é, um folclore (cantares, danças, costumes, tradições várias, lendas e mitos tradicionais) e uma consciência de Nação.


Em Espanha, por exemplo, há muitas Nações: Galiza, Castela, País Basco, Catalunha, diferenciam-se entre si pelo idioma nacional de cada uma destas realidades nacionais. Isso não impede que a Espanha seja uma Pátria, isto é, um Estado unitário.
Ou seja, em Espanha, um patriota terá como prioridade máxima a defesa da Espanha, mas um nacionalista.... é preciso saber de que parte da Espanha é o nacionalista. Se for galego, ele valoriza antes de mais, não a Espanha, cujo poder tem sede em Madrid e é apanágio dos Castelhanos, mas sim a Galiza. No caso dos Bascos, o caso é similar: um nacionalista basco ama acima de tudo a sua Nação, Euskadi ou País Basco e é frequentemente adverso à permanência do País Basco no Estado Espanhol. Um patriota basco, por sua vez, será talvez partidário de que Euskadi continue a ser parte de Espanha.

Em Portugal, não é existe este problema pois que Portugal, sendo um Estado-Nação, consiste, como se deduz, numa Nação que tem um Estado soberano e num Estado soberano que rege uma só Nação.
É por isso que em Portugal há muita gente que não compreende a diferença entre ser nacionalista e ser patriota.

É o caso dos que ingenuamente considerarem Manuel Monteiro como um «nacionalista».
Ora, quem afirma que Portugal tem de receber mais imigrantes, fazendo assim perigar a preservação da etnia nacional, não é nacionalista de certeza. Poderá, quando muito, ser patriota, se e só se acreditar genuinamente que o País fica melhor se receber mais imigrantes.
Por conseguinte, concedendo a Manuel Monteiro o benefício da dúvida, dir-se-á que o líder do PND é um patriota. Mas não é, de modo algum, um nacionalista.

O facto de MM ser também a favor da entrada da Turquia(país de raiz não europeia, inimigo de Nações europeias como a Grécia e que traz para dentro da Europa um poder asiático de peso, diminuindo a influência dos Europeus sobre o seu próprio continente) na Europa, completa o quadro: MM é um patriota capitalista, e nunca, de maneira nenhuma, um nacionalista.

Só há em Portugal um partido nacionalista: o P.N.R..