segunda-feira, maio 10, 2004

CANALHICES DA SOLDADESCA YANKE

Os abjectos maus tratos que certa soldadesca yanke da mais sórdida dispensa a prisioneiros árabes têm dado que falar.

Têm dado que falar porque boa parte dos média está apostada em usar tudo o que puder para denegrir os E.U.A..

É verdade que os Norte-Americanos não deveriam nunca estar à frente dos destinos do Ocidente, mas é também verdade que quase só eles é que se chegam à frente quando se torna necessário tomar decisões de força. Os Europeus, por seu turno, até querem é reduzir mais e mais as suas despesas com armamento...

O que sucedeu no caso das torturas aos prisioneiros é comum a todas as guerras desde que o homem existe. É hediondo, mas não é incomum.

O que parece incomum é o modo como o conteúdo das cassetes vídeo exibindo cenas obscenas chegaram ao público.
Quem os fez chegar ao público?
E para quê?
Porque se estavam os soldados yankes a rir nessas cenas, fazendo questão de aparecer ostensivamente, com ar de satisfação, em todas elas?

Já que não faltam teorias de conspiração que consideram a Alcaida como uma invenção americana para manter os povos do mundo debaixo da necessidade de tutela yanke,
enfim,
a mentalidade «paranóica» tem de funcionar para os dois lados,
e,
já que de Americanos se trata (com tudo o que isso implica de estratagemas cientos (de C.I.A.) conspirativos que os filmes americanos mostram), porque não suspeitar que anda ali mão dos democratas (inimigos dos republicanos) para sabotar o esforço de guerra da administração Bush?

De qualquer modo, sabe-se que na América há toda a casta de monstros, país dos extremismos que sempre foi, das repressões, do abismo cavado entre «vencedores» ou «winners» e «vencidos» ou «losers» (aliás, o primeiro insulto de que o americano típico se lembra quando quer ofender alguém, é habitualmente «loser!», o que pode estar relacionado com a mentalidade calvinista americana que considera que o sucesso é um sinal de eleição divina, logo, o fracasso significa maldição do próprio Deus...)abismo este que leva certos «losers» a cair em nauseabundas vinganças «contra a sociedade», que incluem coisas como cadáveres massacrados e comidos, etc.. Não admira que alguns destes «losers» - ou, quem sabe, arrogantes «winners»... - se sintam no direito de pisotear os derrotados.

Castigue-se pois, duramente, essa gentalha infra-humana que cometeu esses crimes e siga-se em frente.