segunda-feira, dezembro 15, 2003

A CAPTURA DO MALANDRO

Dois dias depois, tenho tempo e oportunidade para comentar, com brevidade, a captura de Saddam Hussein, ocorrida no dia treze.

Ainda bem que o apanharam. É um criminoso. Por meio de hediondas armas químicas, chacinou milhares de civis de um povo, que não o seu, mas que vivia debaixo do seu poder, os Curdos. Mas os Yankes não o foram apanhar nessa altura, pelo contrário, até abafavam o caso e permitiam a continuidade do seu regime.
Mas enfim, a justiça começou já a ser feita, independentemente de quem a faz.
Diz o povo que «Deus escreve direito por linhas tortas»; e, neste caso, eu acrescentaria «com caneta de qualidade duvidosa».

Entretanto, a profusão de teorias da conspiração que surgem por tudo e por nada, saídas das cabeças espertalhaças de espertalhões que, lá do seu sofá, «a eles ninguém os engana!», não deixam nunca ter a certeza sobre a veracidade da propagandeada captura. Não poderia o capturado tratar-se de um sósia, ali posto pelos cowboys com o intuito de o poderem exibir como troféu, e, deste modo, desferirem potente golpe psicológico sobre a(s) resistência(s) iraquiana(s)? Num mundo em que se descobrem tantas carecas, de quando em vez, sobre mentiras e montagens urdidas com mais ou menos habilidade por entidades anónimas, há cada vez menos convicção a respeito do que é noticiado. Há, cada vez mais, uma divisão entre os que acreditam no que ouvem, os que não acreditam no que ouvem, os que ouvem de certo modo, os que ouvem e dizem que aquilo quer dizer coisa diferente do que parece querer dizer, etc..

Já oiço, e pré-oiço, por assim dizer, as vozes politicamente correctas que engendram humanitário discurso para dar vazão ao ódio contra os Americanos, a dizerem que não é aceitável que Saddam Hussein seja julgado «pelo Bush!!» (para a esquerda politicamente correcta, o Bush é a América, neste momento, o símbolo do mal fascista e capitalista, etc.). Não aceita, a tropa politicamente correcta, que sejam os juízes sejam os vencedores.

Pois muito bem. Imagino que os mesmos esquerdistas também não tenham concordado com o tribunal de Nuremberga, quando os dirigentes nacional-socialistas foram julgados pelos seus inimigos...

Embora não simpatizando por aí além com a cambada cobóiesca do outro lado do Atlântico, tenho de dizer que me apraz ver o desagrado, e a já esperada baba raivosa, dessa cambada de esquerda, perante esta vitória ianque. A tsf, por exemplo, conhecido antro de comunas bloco-de-esquerdistas (trata-se contudo de uma estação de rádio que tem o mérito de dar voz ao povo, honra lhe seja feita, embora, claro, censure opiniões contrárias às da esquerda, pela calada, sempre que pode), resolveu dedicar o fórum matutino de hoje aos acidentes nas estradas portuguesas... isto é, repete um tema já aí tratado há escassas semanas... tudo indicava que o fórum deste dia 15 dissesse respeito à captura de Saddam Hussein, mas não... os comunas da Antena 1, por seu turno, foram mais frontais, e aceitaram que o seu fórum desta manhã servisse para se conhecer a opinião do povo sobre o caso.

Sobre a guerra no Iraque, penso que não termina tão cedo. Há muitos grupos a actuar no terreno, e duvido que Saddam Hussein os liderasse a todos.

O ideal, quanto a mim, seria dar um Estado a cada povo. Pelo menos, aos Curdos.