quarta-feira, dezembro 10, 2003

QUEM TEM MEDO DOS BLOGUES

Há por aí quem se sinta incomodado pelo facto de a nova moda dos blogues permitir a difusão de conteúdos «perigosos».

E isto porque, actualmente, qualquer um pode criar um blogue e dizer aí as mentiras que quiser, levantar as calúnias que lhe apetecer, movimentar os boatos que lhe aprouver - milhares de pessoas poderão ler tudo isso, sem que haja a devida correcção ou qualquer espécie de punição.

É legítimo recear-se uma coisa assim, pelo menos até certo ponto. E só até certo ponto porque, sendo verdade que há leis aplicáveis à difamação, não é nada difícil fechar os sites que tentarem manchar a reputação de pessoas ou instituições com base em insinuações falseadoras da realidade. Penso que isto terá sido feito, ou poderia ter sido feito, por exemplo, a respeito do blogue «Muitomentiroso».

Mas o que realmente incomoda certas pessoas, é o facto de os blogues darem voz a ideologias perseguidas... ideologias cuja difusão é dificultada pelo bloqueio imposto nos meios de comunicação social.
Efectivamente, qualquer «fascista» pode criar um blogue e disseminar os seus pontos de vista que chegarão assim a milhares e milhares de pessoas, a maior parte das quais não tem tido outro meio de informação a respeito da extrema-direita a não ser as notícias tendenciosas dadas pela imprensa dominante, que é a mesma imprensa que, por exemplo, promove o Bloco de Esquerda sempre que pode, e nem há nenhum assunto em praça pública que não seja comentado por Francisco Louçã, com a sua opinião sempre prontinha para ser apresentada no horário nobre de todos os canais nacionais...

Enquanto isso, as secções de opinião de todos os jornais, continuam nas mãos, quer da esquerda, quer da «direita» liberal, quer da «direita» conservadora, cada qual com os seus grupos mais ou menos fechados, onde só entra quem como eles pensa.
Portanto, dos jornais nunca em caso algum se emite a mensagem nacionalista.

Como eu disse ontem, a esquerda gosta de apresentar ao povo as ideias defendidas pelos «fascistas»... mas NÃO QUER que sejam os «fascistas» a falar directamente ao povo... é porreiro calar o oponente e falar em sua vez, distorcendo-lhe as ideias deste, ou seja, apresentando uma caricatura indefensável da doutrina do oponente, mas, quando o oponente fura o bloqueio e fala directamente ao povo, com a sua própria voz, apresentando a sua própria versão dos factos e dos pensamentos, aí os esquerdistas ficam nervosos, alegando que a liberdade de expressão dos «fascistas» é «inimiga da liberdade!!!!!».

É verdade que muitos esquerdistas dizem mesmo isso, é mesmo verdade, juro. A lavagem (isto é, poluição) cerebral profunda e a completa ausência de dignidade produzem coisas dessas.


E, assim, os blogues metem medo... porque, como a internet ainda é livre, não há maneira de a esquerda controlar a coisa, e, por isso, já não são só os seus «opinion makers» que podem falar às massas... para agravar o cagaço da estrela vermelhinha, o acesso à internet é cada vez mais frequente, ao passo que os jornais e revistas - isto é, os feudos onde só entram os «amigalhaços» que não chateiam muito nem divulgam ideias «criminosas!!» - continuam a não ser lidos pela vasta maioria da população.