segunda-feira, setembro 22, 2025

FRANÇA - INDIVÍDUO DE MEIA IDADE QUE SE DEFENDE EM SUA PRÓPRIA CASA COM FACA PODE SER ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO...

Um homem de 50 anos está a enfrentar possíveis acusações de tentativa de homicídio por defender a sua própria vida após uma invasão domiciliar na cidade francesa de Saint-Dié.
Durante o incidente, cinco indivíduos quebraram uma janela da casa do homem e entraram.
Quando um intruso investiu contra o homem, o morador disse que acordou e, em pânico, pegou numa faca e esfaqueou um deles no peito. "Eu estava em pânico. Agarrei o que tinha à mão. Foi um gesto de legítima defesa", disse ele ao veículo de comunicação francês Voges Matin.
O assaltante ferido foi levado à pressa para o hospital e sobreviveu.
O promotor quer acusar o proprietário da casa por tentativa de homicídio e solicitou prisão preventiva.
O juiz, no entanto, impôs apenas supervisão judicial, o que sugere que ele acredita que o homem agiu em legítima defesa.
Os cinco agressores foram presos e serão julgados em Fevereiro de 2026.
Até agora, não foram divulgados muitos detalhes do incidente, incluindo os primeiros nomes ou nacionalidades dos envolvidos.
Agora, surge a questão sobre até onde os proprietários podem ir para se defender, especialmente em situações em que são acordados de surpresa e estão em menor número do que os suspeitos dentro de casa no meio da noite.
O fato de o promotor estar a considerar acusar o homem mostra o quão drasticamente diferentes são as regras de autodefesa entre a Europa e os Estados Unidos.
Em entrevista em vídeo ao portal de notícias La Bonne Droite, Cédric Gallineau relata que o incidente começou quando ele acordou uma noite e ouviu sons abafados na sua garagem. Depois de pedir à esposa para chamar a polícia, Gallineau, que é um coleccionador de espadas medievais, marchou para seleccionar a espada longa apropriada da sua colecção. Entrou então na sua garagem, onde guarda um carro de luxo, e brandiu a sua espada contra o grupo de assaltantes. Os homens pareceram chocados ao saber que tinham invadido a casa de um espadachim barbudo.
“Quando eles saíam, eu batia-lhes”, disse Cédric, usando habilidades de luta de espadas que ele tinha adquirido ao longo do tempo. Durante a entrevista em vídeo, ele quase pareceu desapontado pela falta de habilidade dos seus inimigos em conter os seus ataques de espada longa. “Eles estavam-se a empurrar, era um caos”, disse Cédric.
Cédric nunca foi acusado pelo incidente, mas a polícia também nunca identificou os suspeitos, e ainda não está claro se algum deles sofreu ferimentos graves.
*
Fonte: https://rmx.news/article/self-defense-controversy-in-france-50-year-old-man-faces-potential-attempted-murder-charges-after-stabbing-a-man-who-broke-into-his-home/

* * * 

Vá lá que o juiz teve algum bom senso, nem é preciso ter muito «direitismo», basta algum bom senso, se calhar é algum velhote prestes a reformar-se, o promotor é que revelou ser melhor aluno na escola woke...