domingo, setembro 21, 2025

ALEMANHA - PARTIDO NACIONALISTA ANTI-IMIGRAÇÃO TRIPLICA A VOTAÇÃO NO MAIOR ESTADO DO PAÍS

Nas primeiras grandes eleições estaduais desde o novo governo, a Renânia do Norte-Vestfália foi às urnas, com os Democratas Cristãos (CDU) a vencer, enquanto os Sociais-Democratas (SPD) perderam apoio. Enquanto isso, a Alternativa para a Alemanha (AfD) é agora o terceiro partido mais forte do Estado, mais que triplicando o seu apoio em relação às últimas eleições.
O Estado, que conta com 14 milhões de eleitores elegíveis, serviu como um grande teste decisivo para o novo governo. A CDU foi a clara vencedora, conquistando 33% dos votos, em comparação com o total de 34,2% em 2020.
Acredita-se que o AfD tenha aumentado substancialmente o seu apoio, saltando para 14,5% dos votos, um claro aumento em relação aos 5,1% das últimas eleições. No entanto, o partido recebeu uma parcela maior dos votos durante as eleições federais, o que significa que o apoio ao partido parece estar estagnado.
No entanto, o establishment vê os resultados da AfD como um sinal preocupante: “Este resultado deve-nos fazer reflectir e não nos deixar dormir em paz”, disse o ministro-presidente da Renânia do Norte-Vestfália, Hendrik Wüst, da CDU, ao “Relatório de Berlim”.
O SPD, de Esquerda, foi visto como um dos grandes perdedores, caindo para 22% naquele que antes era considerado um dos seus redutos. Em 1994, o partido recebeu 42% dos votos.
O Partido Verde, de Extrema-Esquerda, também caiu drasticamente, passando de 20% para 13,4%.
As eleições locais podem ter implicações para a coligação federal entre a CDU e o SPD. Com a perda de votos do SPD, a coligação pode-se voltar ainda mais contra a CDU, com os dois partidos já em forte desacordo sobre nomeações para o judiciário.
Os votos foram para milhares de candidatos, incluindo aqueles que concorreram a vereador distrital, autarca, administradores distritais e outros cargos.
No entanto, uma crise iminente tem a ver com o facto de que a maioria dos municípios está à beira da falência. Apenas 16 dos 427 conseguiram apresentar orçamentos equilibrados em 2024.
Várias votações de segundo turno também ocorrerão em 28 de Setembro. A CDU e o SPD estão a unir forças para bloquear os candidatos da AfD. Pela primeira vez, a AfD participará num segundo turno para a autarquia, incluindo Norbert Emmerich em Gelsenkirchen, que obteve 29,8% dos votos. No entanto, ele está muito atrás do oponente do SPD, Andrea Henze, que recebeu 37,1% dos votos.
Em muitas outras disputas, o candidato da AfD parece ter poucas chances de vitória.

Problemas na Renânia do Norte-Vestfália
O desemprego está a crescer no Estado alemão, com 800000 desempregados registados em Agosto. As falências também estão a aumentar, saltando para 3190 no primeiro semestre de 2025, um aumento de 17,2%.
A AfD ainda comemora os seus resultados. A co-líder do partido, Alice Weidel, comemorou no X, escrevendo que foi um "grande sucesso". No entanto, os totais reais da AfD acabaram por ser ligeiramente inferiores ao previsto inicialmente pelas pesquisas de boca de urna.
https://twitter.com/Alice_Weidel/status/1967267753829785654
A AfD, no entanto, continua a ganhar força no leste do país. Além disso, novas pesquisas mostram que o partido está perto de 20% na Baviera.
O partido ainda precisará de aumentar o seu apoio para perto de 20% na Renânia do Norte-Vestfália e em outros Estados ocidentais se quiser garantir o apoio de 30% dos eleitores em todo o país, um dos seus principais objectivos. Se conseguir garantir tal parcela de votos, a formação de coligações sem o partido em nível federal tornar-se-á quase impossível.

*

Fonte: https://rmx.news/article/election-results-afd-triples-support-in-germanys-most-populous-state-cdu-and-spd-both-lose-support/


* * *


Mais uma vez, mais outra, mais outra ainda, a Democracia mostra que tende cada vez mais a ser aliada do Nacionalismo, o maior pesadelo da elite reinante.