segunda-feira, julho 14, 2025

«LA THREICIE» - RETORNO DA PAGANIDADE EUROPEIA DURANTE A REVOLUÇÃO FRANCESA





Concílio dos Deuses («Eneida» de Virgílio, Livro X), por Francis Cleyn em 1582-1658

«Franceses e Belgas, de raças gálicas e célticas, por fim haveis-vos livrado do culto abraçado pelos bárbaros; sem embargo, todo o Povo necessita de uma religião positiva. Quem éreis vós antes da apostasia de Clovis? Pertencestes àquele grande império romano do qual fostes membros, que nos trouxe as luzes do pensamento e as artes, que vos deu a organização comum e vos fez cidadãos da grande unidade romana. A vossa língua, a vossa educação e os vossos costumes ainda hoje o atestam: já que de aqui em diante estais livres de obstáculos, deveis pensar na vossa regeneração para serdes dignos de reclamar para as vossas províncias o favor dos doze grandes Deuses. A corrente eterna que une o nosso mundo ao pé de Júpiter nunca se rompeu mas tem estado oculta da vossa visão pelo véu da ignorância. Os Deuses continuam a reinar nos Seus astros resplandecentes, presidem aos vossos destinos e, se os fizeram fatais, voltarão a fazê-los felizes quando as vossas orações restabelecerem a aliança entre os céus e a terra. (...)»

Já não sei onde encontrei o trecho que acima se lê; mas, como soa bem. deixo-o aqui ficar, enquanto, entretanto, apresento um outro, que sei pertencer à obra «La Threicie», cá vai:
«Não é do espírito que recebemos o Mal; o espírito não se engana sobre a natureza do Mal em todas as suas facetas, mesmo quando tenta provar que não é Mal para se ocultar; mas ele vem do coração. Por isso, o primeiro meio desta regeneração deve ser uma virtude do coração, o sentimento religioso [pietas]. Creio que os Deuses ensinaram aos homens os métodos de regeneração, mas este meu infeliz século, que não tem escolha entre esta opinião e aquela segundo a qual os métodos de regeneração são uma concepção natural, escolherá esta última. De qualquer forma, não me importa o que tenho para lhe oferecer e provar.
O sentimento religioso é, portanto, a primeira virtude que nos pode regenerar, mas devemos saber para onde dirigi-lo e para que Seres.
(...)
Não adorareis, não invocareis, não sacrificareis sem antes vos purificardes, lavando o corpo 
ou pelo menos as mãos. A religião é a expressão da existência, e os seus actos são os símbolos que expressam acções invisíveis e aqueles que as realizam. Sem lavar as mãos, Hesíodo diz sempre, não ofereçais vinho ao amanhecer a Júpiter nem a todos os Deuses, porque não sereis ouvidos. Se faltar água, purificai-vos no fogo; se faltarem ambos, fazei-o no ar, pedindo que a água que lava tudo limpe também a vossa impureza. Na água em que vos lavardes, colocai o sal da sabedoria, que a santificará. Santificareis também a mesa e usareis sempre sal em todos os sacrifícios.
Para realizar o acto de adoração, virar-vos-eis para os Deuses voltado para o Oriente, se de manhã; para o sul e para o pôr do Sol, se ao meio-dia e à noite. Nestas direcções está o coração do mundo e o seu fulcro.
Dejanira (segundo Sófocles), enviando ao seu marido Hércules aquela famosa túnica que lhe seria fatal, diz que é com esta túnica que se deve apresentar aos Deuses...
[PROVÁVEL OMISSÃO DE PALAVRAS NA EDIÇÃO ORIGINAL]...
Levareis então a mão direita, que é a mão do 
poder, com o polegar apoiado no indicador, que o simboliza, à boca, porque é a sua palavra que deve adorar a palavra dos Deuses e falar a Sua língua, ab ore orare ["da palavra boca vem o verbo orar"]. Então, colocar-vos-eis diante Deles e voltar-vos-eis traçando um círculo: os Romanos giram da direita para a esquerda; os Celtas vossos antepassados, ó Europeus, rodaram da esquerda para a direita. Deixo-vos livres para escolher, mas são os ritos romanos que deveis ter em mente. Vós não sois mais do que fragmentos do Império Romano. Assim, vereis todos os Deuses e sereis vistos por Eles, e então descansareis no Seu repouso e unidade.
Ó Grande Deusa, não acredito que esteja a profanar os Teus mistérios ao escrever estas coisas!
Quer ofereçais incenso ou as partes da vítima sacrificada como holocausto, isto é, as partes gordurosas e as entranhas, agitar-vos-eis, traçando uma cruz de leste a oeste e de sul a norte. Traçareis uma cruz pela qual tudo se realiza, porque é o símbolo do poder dos Deuses, da vida futura e eterna. Traçar uma cruz desta forma cria um círculo com quatro ângulos rectos; é o que os antigos chamavam ferctum obmovere ["oferecer a oferenda"].
Que o fogo do vosso lar seja sagrado. É o altar doméstico, o lugar onde reside o poder de Vesta e dos Deuses tutelares. Não cometereis nenhuma indecência na sua presença: os Deuses castigar-vos-ão.
Não vos despireis diante do vosso lar, diz Hesíodo, porque aí residem os Deuses. Aí fareis sacrifícios e libações familiares. O que é mais sagrado, o que é mais digno numa religião — diz Cícero — do que o lar de cada cidadão? São os altares, as lareiras, os Penates, os objectos sagrados da família, os ritos, as cerimónias.
Se não vos dissesse que vos transmito a religião que veio do seio da divindade, dir-vos-ia: Transmito-vos a religião dos heróis. Levanto-me do meu leito — diz Eneias na Eneida — e, soltando um grito de alegria, estendo as minhas mãos suplicantes ao céu; deito puras oferendas no fogo, um presente imaculado, e, feliz por ter cumprido este dever, anuncio a meu pai a visão que recebi dos Deuses... e mais adiante: dizendo isto, reacende as brasas, sopitos ignes (não se refere às brasas apagadas, porque então ele teria de as reacender), desperta o lar de Pérgamo, o santuário da casta Vesta, e realiza um sacrifício de farinha pura. Enchendo um incensário de perfume, faz fumegar aquele incenso em honra dos Deuses. Este é o incensário que eu disse que toda a família deveria ter para este fim. É aqui, na lareira, que realizareis todos os vossos ritos, esperando que a Verdade tenha templos públicos. E nesta mesma lareira continuareis, daí em diante, com os vossos ritos familiares e aqueles que vos são mais particulares.
Este culto, celebrado desta forma, é agradável aos Deuses!»

In «La Threicie - O único caminho das ciências divinas e humanas, da adoração verdadeira e da moral», obra editada em 1799 por Gabriel André Auclerc.

Gabriel André Auclerc é também conhecido como Quintus Nantius, francês do século XVIII que, sendo um fervoroso apoiante dos ideais revolucionários, apreciava com igual ou maior fervor a herança sagrada da antiguidade pré-cristã, o que o fez converter-se à antiga religião pagã romana e transformar a sua casa num templo para adoração de Júpiter, Juno, Marte e demais Divindades da Latinidade. Acabou por congregar em seu redor um certo número de adeptos, que semanalmente se reunia em sua casa para prestar culto a Júpiter.
Na obra acima citada propunha aos Franceses do período revolucionário, por ora libertos do domínio da Igreja Católica, um retorno ao culto das Deidades da sua ancestralidade latina.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

norte franco e celta germanico latinos sao meds provençais alias devem ser celtiberos primos dos ibericos pois ate a galia cisalpina vale do po era celta

15 de julho de 2025 às 16:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eu bem tinha dito aqui há tempos que os israelenses ou judeus iam empurrar os palestinos pá Europa e os europeus burros que nem uma porta iam logo acolhe los

French court rules that all 2 million Palestinians in Gaza are eligible for asylum in France.

France is fucked. There’s a reason not a single Arab country wants to accept Palestinian refugees.

Palestinians STARTED both the Lebanese and Jordanian civil wars.

During the Gulf War and Iraqi invasion of Kuwait, Palestinians in Kuwait sided with Iraq against the country that accepted them, and as a result, all 400,000 Palestinians were expelled from Kuwait.

How dumb can one be?
https://x.com/realMaalouf/status/1944869121285382488?t=oKg2mMjPlCugtMYQs-ycSQ&s=19

Com extrema burrice é impossível evitar a extinção

16 de julho de 2025 às 02:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E mais, governo a tentar esconder que afegaos estão a entrar no UK
https://x.com/Basil_TGMD/status/1945083975204053438?t=MNwC3bXNuzHJu18CfAsihg&s=19

16 de julho de 2025 às 02:33:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home