quarta-feira, julho 09, 2025

CHÉQUIA - PRESIDENTE DIZ QUE PUTIN NÃO QUER NEGOCIAR, NÃO QUER PAZ, APENAS CONQUISTA

O presidente checo Petr Pavel duvida que a Rússia inicie negociações de paz após o fim da ofensiva de Verão, dizendo que o objectivo final de Moscovo é a derrota total e a subjugação da Ucrânia. Em entrevista concedida por Pavel à BBC, Do Rzeczy citou o presidente dizendo: "Pessoalmente, não acredito nisso, não confio nem um pouco nos argumentos russos. Quando eles dizem que não têm como objectivo derrotar completamente a Ucrânia, vale a pena ouvir o presidente Putin ou o ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov para entender o que querem eles realmente.Pavel esclareceu ainda que a ideia de paz de Moscovo, a subjugação completa de Kyiv, não é legítima. "Se eles querem que a Ucrânia se submeta a todas as exigências da Rússia, então isso não é um compromisso no campo de batalha. É simplesmente a derrota completa da Ucrânia, o controle total sobre o seu território, a imposição das suas próprias condições e a subordinação da Ucrânia à vontade de Moscovo.
O presidente checo observou que, enquanto Putin vir algum progresso no campo de batalha, ele não sentirá necessidade de negociar. "Eles acreditam que podem conseguir muito mais por meio de acções militares do que por meio de negociações. É por isso que o presidente Putin ordena aos seus comandantes que exerçam a máxima pressão sobre a Ucrânia", disse ele. As forças russas, acrescentou, não estão apenas a aumentar a pressão na frente, mas também estão a pressionar a população civil ao atacar instalações civis e "colocá-los psicologicamente numa situação em que exigirão que o seu governo pare a guerra a todo custo".
Apesar de duas rodadas de negociações em Maio e Junho, que levaram a algumas trocas de prisioneiros e ao retorno de soldados mortos, não há um cessar-fogo à vista. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o ritmo das negociações de paz depende da posição de Kyiv, da eficácia da mediação americana e da situação no campo de batalha, observa Do Rzezcy. 
*
Fonte: https://rmx.news/article/czech-president-peace-wont-happen-because-russia-seeks-total-defeat-of-ukraine/

* * *

Mais uma voz decente ao mais alto nível governamental europeu, bom sinal, até ver, para a verdadeira união europeia diante de um império invasor multirracial, inimigo de todas as Nações.