GRÉCIA - MINISTRO TRAVA ENTRADA DE ALÓGENOS A PARTIR DO NORTE DE ÁFRICA
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou na Mércores a suspensão do processamento de pedidos de asilo para migrantes que chegam à Grécia por mar vindos do Norte de África, declarando que a Grécia tomará medidas legais rigorosas para impedir novas chegadas. Falando perante o parlamento, Mitsotakis alertou que o recente aumento na chegada de imigrantes em Creta e na ilha vizinha de Gavdos exigia acção imediata: “Senhor Presidente, permita-me, antes de entrar na parte principal do meu discurso, fazer alguns comentários iniciais sobre a questão da migração e os recentes acontecimentos na Líbia”, disse ele. “São acontecimentos que destacam claramente a dimensão europeia do problema. Em breve, também haverá uma reacção de Bruxelas.” Mitsotakis anunciou então a decisão fundamental, afirmando: “O governo grego decidiu informar a Comissão Europeia que, com uma disposição legislativa a ser submetida amanhã ao parlamento, está a prosseguir a suspensão dos exames de pedidos de asilo por três meses para aqueles que chegam à Grécia do Norte de África por mar.” Explicou que esta suspensão temporária utiliza a mesma base jurídica que o governo aplicou em Março de 2020, durante uma crise migratória anterior. "Esta é uma resposta temporária necessária, baseada precisamente no mesmo raciocínio jurídico que o governo grego invocou com sucesso ao lidar com a invasão migratória de Março de 2020." “Os migrantes que entrarem ilegalmente no país serão presos e detidos”, disse ele. Citou uma recente operação de resgate em águas internacionais ao sul de Creta como exemplo da nova abordagem do governo. "Ontem, em águas internacionais ao sul de Creta, uma operação de resgate foi conduzida por um navio comercial", disse ele. "A orientação do governo grego é que os indivíduos resgatados não desembarquem em Creta. Seguirão para Lavrio e, de lá, serão transferidos para estruturas protegidas do Ministério da Migração."
Mitsotakis também anunciou a criação de pelo menos uma instalação permanente fechada para imigrantes em Creta, com a possibilidade de uma segunda, dizendo: “A nossa segunda decisão diz respeito à criação, inicialmente, de uma primeira e potencialmente de uma segunda instalação permanente fechada em Creta para que possamos abordar este fenómeno localmente, detendo aqueles que entram ilegalmente, cujos pedidos de asilo não podem ser examinados.”
Enfatizou ainda que as forças armadas gregas estão preparadas para impedir que barcos saiam da costa da Líbia. “As Forças Armadas, a Marinha e a Guarda Costeira gregas estão prontas para cooperar com as autoridades líbias para impedir, preferencialmente, a saída desses barcos ou embarcações da costa da Líbia”, disse ele. “Ou, quando isso acontecer, em cooperação com as autoridades líbias, quando possível, para que esses barcos retornem ao ponto de partida antes de entrarem em águas internacionais.”
Mitsotakis emitiu um alerta directo aos traficantes de pessoas e imigrantes que consideram a viagem, declarando: "O caminho para a Grécia está-se a fechar. E envia a todos os traficantes e seus potenciais clientes a mensagem de que o dinheiro que gastam pode ser totalmente desperdiçado, pois agora será muito mais difícil do que tem sido até hoje chegar à Grécia por mar."
“A nossa resposta e postura serão legais, mas também muito rigorosas”, concluiu ele, deixando claro que o governo prosseguiria imediatamente com o seu plano e atualizaria o Parlamento com mais detalhes assim que a legislação fosse apresentada.
“A nossa resposta e postura serão legais, mas também muito rigorosas”, concluiu ele, deixando claro que o governo prosseguiria imediatamente com o seu plano e atualizaria o Parlamento com mais detalhes assim que a legislação fosse apresentada.
*
Fonte: https://rmx.news/article/greek-prime-minister-suspends-asylum-applications-from-north-africa-and-vows-tougher-border-measures-amid-surge-in-migrant-arrivals/
* * *
Haja mais ministros a fazer análogo trabalho por toda a Europa, sem ser para inglês ver, bem entendido...
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home