quarta-feira, agosto 16, 2023

EUA - ADOLESCENTE MUÇULMANO PREPARAVA MASSACRE À ESCALA NACIONAL

Policiais fortemente armados invadiram a casa de um adolescente em Filadélfia que planeava lançar um ataque terrorista nacional, disseram as autoridades.
O suspeito, um jovem de 17 anos não identificado, estava em contacto com um grupo terrorista global afiliado à Al Qaeda e tinha acesso a um número "significativo" de armas e estava a construir bombas, disse a agente especial do FBI, Jacqueline Maguire, durante uma conferência de imprensa na Lues.
O adolescente, que foi preso na sexta-feira, “conduziu uma pesquisa geral” sobre alvos potenciais que não estavam confinados a um local, e não estavam apenas em Filadélfia, disse ela. “O mais preocupante foi a evidência do seu acesso a armas de fogo e itens e materiais comprados comummente [usados] para a construção de artefactos explosivos improvisados”, disse Maguire. “Entre os itens que comprou estavam equipamentos tácticos, fiação, produtos químicos e dispositivos frequentemente usados ​​como detonadores.”
Essas compras foram feitas nas últimas semanas, o que rapidamente escalou esse caso “tanto em ameaça quanto em prioridade”, disse ela.
Os investigadores monitorizaram a actividade do suspeito depois de saber que ele estava em contacto com o grupo terrorista Katibat al Tawhid wal Jihad (KTJ), um grupo afiliado à Al Qaeda que opera principalmente na província de Idlib, na Síria.
Supostamente enviou e recebeu média de e para o KTJ no Instagram em Março e Abril que continham propaganda terrorista e orientações sobre como cometer actos criminosos, incluindo como construir uma bomba.
Ele "parecia estar a tomar medidas para viajar ao exterior com o objectivo de se juntar ou apoiar actividades terroristas", disse ela.
O suspeito não foi identificado por causa da sua idade e actualmente enfrenta acusações estaduais, embora ambas provavelmente mudem, disse o promotor distrital da Filadélfia, Larry Krasner.
As acusações são de armas de destruição em massa, conspiração criminosa, incêndio criminoso, causar ou arriscar uma catástrofe, tentativa de cometer actos criminosos, posse de um instrumento de crime e ameaça imprudente a outra pessoa, disse Krasner.
O seu escritório apresentará uma moção para processar o suspeito como adulto, e as acusações podem ser escaladas para o nível federal, disse Krasner. Até ao momento, apenas o jovem de 17 anos foi indiciado.
"As acusações que apresentamos contra este indivíduo representam a suposta actividade terrorista mais séria processada no tribunal do condado de Filadélfia na história recente", disse Krasner em comunicado após a prisão.
“Pretendemos buscar a responsabilidade total por estes crimes e continuaremos a trabalhar vigilantemente com os nossos parceiros de aplicação da lei para proteger todas as nossas comunidades de actos de violência odiosos e ideológicos”.
As autoridades receberam uma chuva de perguntas sobre os seus pais e se eles estão a cooperar, mas as autoridades evitaram essas perguntas, bem como perguntas sobre quando o suspeito começou a comunicar-se com KTJ, citando a investigação em andamento.
As respostas de Maguire foram vagas, mas ela disse que era "apenas uma questão de semanas" desde o momento em que começaram a vigilância até ao ataque deste fim de semana.
Não respondeu a perguntas sobre o modo como o suspeito entrou em contacto com o grupo terrorista, mas o veterano de contra-terrorismo de 23 anos disse que este caso é um exemplo da mudança assustadora na radicalização dos Americanos.
"Antigamente, tinha-se de viajar para o estrangeiro para ir aos campos de treino, e esse já não é o caso porque se pode facilmente ficar em casa, sentar-se, neste país, e ser radicalizado na internet", disse Maguire. "A ameaça mudou e mudou drasticamente nas últimas duas décadas. O que não mudou é que essas organizações terroristas estrangeiras, novamente, estão de olho na América e estão dispostas não apenas a recrutar pessoas dentro deste país, mas também a atingir os nossos cidadãos, as nossas acções e interesses aqui."
Investigadores federais, incluindo a Força-Tarefa Conjunta de Terrorismo do FBI, começaram a monitorizar a actividade do suspeito enquanto se comunicava com KTJ no Instagram.
Uma conta do WhatsApp vinculada ao número de telefone do suspeito tinha a bandeira da Brigada dos Mártires de Riyad-us-Saliheen, um grupo terrorista baseado na Chechénia, como foto de perfil.
Isto foi alterado a 6 de Agosto para uma imagem do bandeira do ISIL, de acordo com um comunicado de imprensa de Krasner.
A 7 de Agosto, agentes especiais do FBI observaram-no a comprar materiais para fazer IEDs e recuperaram esses itens do lixo doméstico.
A 8 de Agosto, a Alfândega e Protecção de Fronteiras dos EUA sinalizou 14 remessas internacionais de equipamentos tácticos militares para a casa do suspeito.
A 11 de Agosto, foi expedido mandado de prisão contra o adolescente e realizadas buscas em duas residências vinculadas a ele.
Veículos blindados da polícia e equipas tácticas cercaram a casa do adolescente no oeste da Filadélfia na sexta-feira.
A extensa operação com agentes do FBI e polícias fortemente armados guardou as áreas fechadas da seção Wynnefield da cidade durante parte do fim de semana.
Por quase 72 horas, foi oficialmente descrito como uma "actividade de aplicação da lei autorizada pelo tribunal", sem fornecer nenhum outro detalhe ou contexto, o que deu aos moradores da área uma sensação de desconforto.
Os vizinhos disseram à ABC 6 que os polícias foram vistos a patrulhar a área por semanas, até meses, antes de invadir a casa na Woodbine Avenue.
“O grau da resposta, novamente, eu estava fora quando aconteceu, mas vendo as fotos, eles tinham veículos blindados e assim por diante”, disse David Hauck à agência de notícias local no fim de semana.
"Parece que o FBI estava-se a preparar para experimentar alguma reacção violenta ou algo assim."
O KTJ foi oficialmente designado como um grupo terrorista mundial em 2022 pelo Departamento de Estado e foi adicionado à lista de sanções do ISIL e da Al Qaeda do Conselho de Segurança da ONU.
Ele opera principalmente na província de Idlib, na Síria, ao lado de Hay'at Tahrir al-Sham, e coopera com outros grupos terroristas designados, como Katibat al-Imam al-Bukhari e Grupo de Jihad Islâmica, de acordo com o Departamento de Estado.
O grupo realizou o atentado suicida no metro de São Petersburgo, na Rússia, em Abril de 2017, que matou 14 pessoas. Uma segunda bomba foi detonada antes da detonação.
O KTJ também executou um atentado suicida com carro-bomba na Embaixada da China em Bishkek, Quirguistão, em Agosto de 2016, que feriu três pessoas.

*
Fontes:
https://www.foxnews.com/us/philadelphia-teen-accused-planning-national-terrorist-attack
https://www.jihadwatch.org/2023/08/philadelphia-muslim-teen-was-plotting-to-launch-major-jihad-attack-in-us-had-access-to-guns-and-was-building-bombs