quarta-feira, julho 12, 2023

LETÓNIA - 25º CONGRESSO EUROPEU DAS RELIGIÕES ÉTNICAS

На зображенні може бути: текст «CONCOMET MOS 18th EUROPEAN CONGRESS OF ETHNIC RELIGIONS in Riga 29th June to 2nd July 2023. Lozko Halyna, Doctor Sciences Professor Research Institute U Studies of Ministry of Education and Science of Ukraine Report on: The Ukrainian Native Faith in the conditions of Russlan-Ukrainian war Uğis Nastevićs, PL.D. President ofthe European Congress of Echnie Religions S”ARP AQUOS S2»


Aconteceu em Riga, Letónia, 29 de Junho - 2 de Julho de 2023. ECER (antigo nome - Congresso Mundial de Religiões Étnicas) celebra este ano o seu 25o aniversário. O tema do congresso foi "Direitos das Religiões Étnicas nos seus países". O ECER, que foi realizado na Letónia pela terceira vez (as duas anteriores foram em 2007 e 2015), este ano recolheu 50 participantes e observadores de 17 organizações de países: Bélgica, Reino Unido, Grécia, Itália, Letónia, Lituânia, Holanda, Noruega, Polónia, EUA, Ucrânia, Finlândia, França, Chéquia, Japão e mais.
A grande inauguração do ECER foi acompanhada por melodias tradicionais dos antigos instrumentos musicais bálticos kokle (perto do antigo gussel russo), agora incluído no Cânone Cultural da Letónia. Os primeiros relatórios foram dedicados ao conhecimento da rica e autêntica e etnocultura letónia.
A religião étnica ucraniana é representada neste evento desde a sua fundação (1998) pela União dos Crentes Nativos da Ucrânia, confissão oficialmente registada. A nossa delegação preparou um relatório-apresentação: "A fé nativa ucraniana nos termos da guerra russo-ucraniana" (Autor - D. filósofo. P., Professor G. Lozko, tradução para Inglês - G. Androshchuk). Delegados conheceram a nossa performance "Glória à Ucrânia!", cantado juntamente com o líder da lituana "Romuva" Inia Trínkunene. Uma recepção tão sincera foi testemunhada pela solidariedade dos delegados com a luta da Ucrânia pela liberdade da nossa pátria e a libertação da mesma. Representantes do "Ruzkogo Mira" não estiveram neste Congresso.
O evento foi relatado pelos nomes das ONG da Organização do Governo Letão:
"Na semana passada, um evento ambicioso foi realizado na Casa dos NVO com a participação de muitos convidados estrangeiros - o Congresso Europeu de Religiões Étnicas, organizado pela Sociedade de Religiões Letãs Diêvturiba... O principal tema do congresso deste ano foi "Direitos no país de origem". Nos relatórios, os delegados falaram sobre as suas tradições e desafios, bem como sobre as características da situação legal em cada um dos Estados participantes. Os participantes do congresso também conheceram as características da história do Povo Letão e da capital, descobriram muito em comum e apreciaram a presença dos seus Deuses na arquitectura e escultura da nossa cidade".
O segundo dia do congresso foi dedicado à discussão do projecto e aceitação da Declaração ECER, bem como às eleições da nova diretoria e presidente do ECER, que pelo Estatuto, acontece uma vez a cada cinco anos. Um cientista da Letónia, o carismático líder do Diêvturíba Udis Nastevych, foi eleito presidente do ECER em votação fechada.
Durante dois dias, houve também duas interessantes excursões caminhadas organizadas por representantes da religião étnica da Letónia Díêvturiba: os lugares proeminentes da cidade de Riga e o Museu Etnográfico ao ar livre, conduzido por Udis Nastevy č, um especialista profissional em História e Etnologia da Letónia.
O terceiro dia, como já na tradição de ECER, foi dedicado à glorificação dos Deuses Autóctones. Um magnífico evento espiritual aconteceu no Templo da fé nativa da Dievturiba, que está localizado na ilha do sagrado rio Daugava, perto da cidade de Lokstene (115 km de Riga). A própria existência do Templo dos Deuses Nativos na Letónia é evidenciada pelo nível europeu da cultura legal letã, onde a cada religião é dado um direito igual (não só declarativamente mas também praticamente) de ter os seus próprios santuários. Na Ucrânia, com a concessão das áreas estatais de terra à construção do templo da fé étnica, geralmente existem problemas significativos. Espero que depois da Vitória essa situação seja corrigida.
Como outrora, tradicionalmente, viajantes para lugares sagrados deram aos templos alguns dons preciosos: taças rituais, atributos sagrados, imagens dos Deuses, etc., então demos ao Templo de Diêvturíba a imagem da Mãe Natureza, que é comum a todas as religiões étnicas. O louvor dos Deuses Indígenas foi liderado pelo padre de Diêvturíba Andreas Broks, que acendeu um fogo sagrado no altar principal do país. Todos os participantes receberam o direito de realizar um breve ritual de acordo com a sua tradição e tema do Congresso. Cada uma das delegações glorificou os Deuses Nativos nas suas línguas nativas. Celebração acompanhada pelo perfume de lavanda, cantando canções sagradas acompanhadas por instrumentos musicais antigos do século XIV, por ordem e sinceridade dos companheiros crentes de todos os países. Ukrainka volhvinâ zoreslava e ladomira com o apoio de todos os participantes fizeram o rito da vitória da Ucrânia e perseguição da guerra. A nossa bandeira confessional de majors na ilha svâ їennomu ao lado das bandeiras da Letónia e da confissão de díêvturíba.
O quarto dia gratuito foi atribuído às celebrações festivas - o desfile de música e dança letã, dedicado ao 150º aniversário do Património Mundial da UNESCO. Demonstração da cultura nacional, patriotismo, amor pela tradição nativa estavam presentes em tudo - em trajes folclóricos, flores, grinaldas, bandeiras e corvos, humores elevados dos participantes e unidade universal dos latishianos. Nesses momentos em alguma onda uma pessoa esquece-se da guerra, e de repente as lágrimas rolam ao mencionar que o nosso Povo sofre de uma terrível onda de hordas selvagens de não-humanos...
Em toda a Letónia encontrámos atitude amigável para com a Ucrânia e os Ucranianos, em todas as instituições estatais ao lado das bandeiras da Letónia vemos as nossas bandeiras da Ucrânia. Obrigado à hospitaleira Letónia e aos nossos amigos Díêvturam (LatvijasDievturuSadraudze) por um momento maravilhoso, alegria de comunicação, calor da alma e espiritualidade alta.
Continua.
*
Fonte:
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2141371912923007&id=100011506571679

3 Comments:

Anonymous Viriato said...

Porque motivo Portugal nunca enviou um representante a um encontro deste tipo? O país é maioritariamente cristão, mas não deixa de ter alguns grupos de pagãos.

13 de julho de 2023 às 03:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Fui lá em 2010, quando se realizou em Itália.

14 de julho de 2023 às 11:40:00 WEST  
Blogger lol said...

Todos esses paises sao de maioria levantina asiatica mundialista se isso fosse impedimento nem existia ja existe pra incentivar a nacao

15 de julho de 2023 às 02:40:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home