ITÁLIA - GOVERNO DECLARA ESTADO DE EMERGÊNCIA DIANTE DA IMINVASÃO
Na Martes, o Conselho de Ministros liderado pela primeira-ministra Giorgia Meloni (FDI/ECR) declarou o estado de emergência nacional na imigração após a proposta do ministro da Protecção Civil e Políticas do Mar, Nello Musumeci. A decisão também ocorre após uma reunião entre Musumeci e o ministro do Interior, Matteo Piantedosi.
O estado de emergência será financiado com um financiamento inicial de 5 milhões de euros.
“Vamos ser claros. O problema não está resolvido, cuja solução passa apenas por uma intervenção consciente e responsável da União Europeia”, disse Musumeci após o Governo ter decretado o estado de emergência.
“Há uma condição de emergência absoluta. Não é um facto novo (…) É um problema destinado a não se esgotar pelo menos nos próximos dez anos”, disse o ministro à Rádio Anch'io, sublinhando a necessidade de “neutralizar a máfia dos bodes expiatórios”.
Em Fevereiro passado, o parlamento italiano aprovou o chamado 'Código de Conduta para ONGs' – um decreto do governo que estabelece um código de conduta para navios que intervêm para resgatar imigrantes – apesar das críticas da ONU e de grupos humanitários.
Os fluxos migratórios dos últimos meses sobrecarregaram as estruturas do Estado, segundo Musumeci, que pediu uma “abordagem responsável” em relação aos imigrantes e seus direitos.
Em particular, o ministro destacou a dificuldade na gestão dos fluxos que chegam às ilhas – Lampedusa e toda a costa sul da Sicília – áreas onde os primeiros hotspots de acolhimento estão em constante colapso.
O fim de semana da Páscoa foi movimentado para as autoridades nacionais, com barcos avariados e imigrantes no mar onde cerca de 2000 pessoas foram resgatadas, estando em curso operações de resgate de outras 1200. Os meios aéreos da Guarda Costeira e da Frontex participam em operações de Busca e Salvamento (SAR).
“As operações de resgate ainda estão em andamento no mar Jónico”, twittou a Guarda Costeira na Martes, referindo-se a duas barcaças – uma com 800 e outra com 400 imigrantes a bordo – interceptadas a mais de 160 quilómetros a sudeste da Sicília. Os dois barcos foram escoltados em direcção à costa devido às condições climáticas proibitivas.
Segundo dados do Ministério do Interior, 31292 imigrantes desembarcaram entre 1 de Janeiro e 11 de Abril. No mesmo período dos dois anos anteriores, as chegadas foram significativamente menores: 7928 em 2022 e 8505 em 2021.
https://www.euractiv.com/section/politics/news/italy-declares-state-of-emergency-amid-migration-influx/
https://www.jihadwatch.org/2023/04/italy-declares-state-of-emergency-amid-migrant-invasion
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home