quarta-feira, abril 19, 2023

REINO UNIDO - POLÍCIA OBRIGADA A RECUAR EM OPERAÇÃO NA VIA PÚBLICA DIANTE DE COLECTIVO DE MUÇULMANOS EM FÚRIA

Cantos raivosos, barulhos de porco e buzinas estridentes ecoavam pela Coventry Road enquanto a polícia era expulsa ao tentar falar com os comerciantes do mercado pop-up. No que deveria ser uma noite de envolvimento da comunidade no Ramadão, multidões voltaram-se contra as autoridades em resposta a preocupações sobre comportamento anti-social na estrada baseada em Small Heath.
Policiais de West Midlands, Padrões de Comércio, Saúde Ambiental e equipas de Licenciamento lideraram uma operação conjunta na estrada movimentada para tratar de reclamações de supostos vendedores ilegais. A acção ocorreu após uma série de reclamações de moradores, que afirmaram que o Ramadão se transformou em '30 dias de inferno' em Coventry Road.
Empresas próximas, imãs e parlamentares já tinham partilhado as suas preocupações sobre o aumento do congestionamento do tráfego, comportamento anti-social, lixo e supostos vendedores ambulantes ilegais que dificultam a vida dos residentes locais.
Em resposta às reclamações, o WMP anunciou que visitaria os mercados nocturnos para se envolver com os vendedores ambulantes e tomar medidas, se necessário. Mas a primeira noite terminou em caos, com multidões furiosas a gritar, insultando e empurrando os polícia. A operação teve de ser abandonada depois de apenas uma hora e meia.
Em vídeo dramático, capturado pelo BirminghamLive, multidões de pessoas podem ser vistas a cercar oficiais que tentavam falar com vendedores ambulantes. Cantos raivosos de 'saia daqui' e 'não vos queremos' foram gritados, enquanto o WMP e os padrões comerciais eram pressionados e insultados. Os coroados foram ouvidos fazendo barulhos de "oink" perto dos oficiais do WMP.
Um oficial afirmou que alguém na multidão o pontapeou. Smartphones estavam no ar enquanto multidões tentavam capturar imagens da operação, alguns a divertir-se com o caos, outros questionando o que estava a acontecer.
Um morador no vídeo supostamente tentou acalmar a multidão gritando 'por favor, todos tenham um pouco de respeito pelas pessoas aqui, por favor, rapazes, vamos lá'. Enquanto os funcionários tentavam subir e descer a estrada, no entanto, a multidão continuou a segui-los e cercá-los.
Como eles estavam a ser seguidos por multidões, Mohammed Tariq, um oficial sénior de padrões comerciais, disse: "Como se pode ver, tentámo-nos envolver com eles, estamos aqui para apoiar o que eles estão a fazer, mas eles precisam de fazer isto legalmente.
"Não se pode simplesmente montar barracas na via pública e fazer isto, podemos apenas ouvir todas as reacções ao fundo agora, obviamente eles não estão a seguir nenhum dos nossos conselhos ou algo assim."
A entrevista foi interrompida quando a multidão começou a gritar muito alto.
Embora a operação devesse durar até 'às primeiras horas do Soles', os oficiais tiveram que fugir para o Morrison's Car Park depois de a multidão se tornar muito hostil. Multidões aplaudiram quando os oficiais pularam nos carros e foram embora, mas não antes de pontapear os veículos quando eles saíram do estacionamento.
Quando um polícia tentou entrar numa carrinha da polícia, membros da multidão tentaram abrir a porta da viatura novamente. Antes da operação, o sargento James Newton, supervisor de Small Heath e Highgate, disse: "O objectivo é fazer cumprir a legislação sobre tendas ilegais de comércio pop-up, incómodo, comportamento anti-social e aumento geral. Vimos um aumento acentuado de insatisfação da comunidade local com o comércio ilegal, que gera grande fluxo de pedestres na área e tem impacto directo na comunidade local.
“O objectivo final é tranquilizar o público, estamos aqui a responder a reclamações de moradores, então é justo que eles vejam uma presença visível. A questão é muito mais profunda do que aparecer e resolver o problema em 20 minutos, é mais profundamente enraizado do que aparecer e levar as pessoas adiante.
"É algo que precisa de ser regulamentado a longo prazo. Haverá um aumento da presença policial nos próximos sete dias."
Quando questionado se eles queriam fechar os mercados, Tony Quigley, chefe de serviços da Birmingham Trading Standards, respondeu: “Não é sobre isso, a comunidade local está a dizer que agora está a ficar demais.
“Entendemos que é um mês sagrado e que as pessoas querem-se divertir, mas isto não impede que as pessoas estejam a operar ilegalmente".
O anúncio dos oficiais afirmava que as visitas continuariam 'em outras ocasiões até e incluindo Chand Raat - a noite anterior ao Eid, que este ano será a 21 ou 22 de Abril'. Não se sabe se a operação continuará depois da noite passada.
Para levantar preocupações sobre a estrada, o WMP disse:
 - Publique-os no WMNow
 - Entre em contacto com a equipa de Neighborhood Watch mais próxima
 - Denuncie anonimamente no StreetSafe – identifique a localização do problema e denuncie aqui
 - Ligue para 101, use o bate-papo ao vivo ou levante o problema usando um relatório de incidente no nosso site aqui.
*
Fontes: 
https://www.birminghammail.co.uk/news/midlands-news/ramadan-chaos-coventry-road-police-26708886
https://www.jihadwatch.org/2023/04/uk-muslims-attack-and-chase-police-during-night-of-community-engagement-in-ramadan