quarta-feira, janeiro 25, 2023

REINO UNIDO - JOVEM CONVERSO DO ISLÃO PREPARAVA MASSACRE EM LONDRES

Um adolescente admitiu ter planeado um ataque terrorista em Londres – antes de ser preso por oficiais do Comando de Contraterrorismo da Polícia Metropolitana (Met).
Matthew King, 19, de Essex foi, preso por oficiais de contra-terrorismo como parte de uma operação proactiva em Maio de 2022.  Investigações subsequentes descobriram que ele tinha planeado um ataque contra polícias e um membro das forças armadas.
Ele também realizou reconhecimento hostil em vários locais ao longo de vários meses e discutiu a possibilidade de cometer um ataque em massa contra membros do público.
King compareceu em Old Bailey hoje em 20 de Janeiro e declarou-se culpado de preparação de actos terroristas (contrário à Secção 5 da Lei de Terrorismo de 2000). Ele será sentenciado a 14 de Abril no mesmo tribunal.
O comandante Richard Smith, que lidera o Comando de Contra-terrorismo do Met, disse: “Não estava claro quando ou onde King pretendia realizar o seu ataque, mas ele conduziu uma quantidade significativa de reconhecimento hostil. Em conversas online, ele falou sobre cometer um ataque indiscriminado contra o público. De forma perturbadora, ele também falou sobre ter como alvo polícias e militares.
“As preocupações sobre a mentalidade de King foram relatadas à polícia, e foram estes relatos que levaram King a ser investigado e seu plano de ataque descoberto. Este é outro caso que mostra como os esforços ininterruptos da polícia, com os nossos parceiros, estão a manter o público a salvo de ameaças muito reais. Também mostra como é importante que o público denuncie qualquer pessoa que considere vulnerável à radicalização ou que já esteja nesse caminho”.
Uma investigação sobre King foi lançada em Abril de 2022, depois de informações serem recebidas sobre preocupações sobre a sua mentalidade islâmica extremista. Outras investigações foram realizadas e King foi preso em endereço de Essex a 18 de Maio.
Enquanto estava sob custódia, a polícia conduziu investigações rápidas e encontrou evidências nos seus dispositivos das suas crenças extremistas, reconhecimento hostil que ele realizou em vários locais e conversas sobre planeamento de ataque.
Ele visitou e filmou um quartel de Londres e uma esquadra de polícia, além de registar polícias em estações de comboio e fora de um tribunal criminal.
As investigações descobriram que ele tinha tomado medidas para obter uma faca online e também planeava viajar para o estrangeiro para se juntar ao Daesh.
*
Fonte: https://www.hstoday.us/subject-matter-areas/counterterrorism/teenager-admits-planning-terrorist-attack-in-london/
* * *
Mais um jovem que não sabe que o Islão é «a religião da paz»... Claro que a violência em nome de causas é uma constante no mundo juvenil masculino, mas porque será que não há tantos jovens a cometer actos de terrorismo em nome do Budismo, do Taoísmo, do Hinduísmo, do Parsismo, até do Cristianismo, porque será, porque será, terá a ver com o facto de, no Islão, haver um apelo claro e formal à guerra «santa» contra os «infiéis»?...