quarta-feira, novembro 16, 2022

BANGLADESH - ÍDOLOS RELIGIOSOS HINDUS VANDALIZADOS

Um grupo de malfeitores não identificados vandalizou ídolos hindus do crematório central Shahid Bagh e do templo de Kali em Kaunia upazila de Rangpur. 
O incidente ocorreu na noite de Soles, confirmou o oficial encarregado (OC) Montaser Billah da esquadra de polícia de Kaunia. 
A comunidade hindu local informou a polícia na Lues quando viu a cabeça do ídolo de Kali desaparecida. 
Segundo informações, a oficial de Kaunia Upazila Nirbahi (UNO) Tahmina Tarin, a esquadra de polícia de Kaunia OC Montaser Billah, oficiais de várias agências de aplicação da lei visitaram o local. Mais tarde, a equipa de cena do crime do CID do distrito de Rangpur foi às instalações do templo e colectou evidências. 
No final da tarde, o comissário do distrito de Rangpur, Md Asib Ahsan, o superintendente distrital da polícia, Md Ferdous Ali Chowdhury, o presidente de Kaunia Upazila Parishad, Anwarul Islam, o vice-presidente de Upazila Parishad, Abdur Razzak, o presidente do Shahid Bagh Union Parishad, Abdul Hannan, visitaram o local.
A este respeito, o secretário-geral da sucursal de Kaunia Upazila do Conselho da Unidade Cristã Budista Hindu de Bangladesh, Abhay Chandra Barman, disse que aqueles que vandalizaram o ídolo de Kali devem ser levados à lei. No entanto, pediu ao governo que não assediasse as pessoas comuns.  
A esquadra de polícia de Kaunia, OC Montaser Billah, disse que ninguém foi preso no incidente até que o relatório foi escrito às 20h30. No entanto, os preparativos estão em andamento para abrir um processo, acrescentou. 
O superintendente de polícia do distrito de Rangpur, Md Ferdous Ali Chowdhury, disse que várias agências policiais levaram o assunto a sério e estão a trabalhar no assunto. Expressou esperança de que seria possível identificar os envolvidos no incidente e colocá-los sob a lei num curto espaço de tempo.
O vice-comissário Md Asib Ahsan disse: “Este é um acto vergonhoso. As pessoas nesta área são muito pacíficas. Aqueles que tentarem destruir a harmonia comunal serão colocados sob a lei. Além disso, medidas serão tomadas para substituir o ídolo o mais rapidamente possível”.
*
Fonte: https://www.dhakatribune.com/bangladesh/2022/10/31/hindu-idol-vandalized-in-rangpur

* * *

A cabeça cortada dos ídolos coincide com a ordem muçulmana de decapitar os infiéis e o país é de maioria muçulmana, depois de já ter sido hindu.