quarta-feira, abril 06, 2022

EMPRESA DE ARMAS TURCA FAZ VÍDEO PROMOCIONAL EM QUE NOVO MÍSSIL ATINGE A GRÉCIA

A fabricante de armas turca e empreiteira de defesa Roketsan, uma subsidiária da Fundação das Forças Armadas da Turquia, apresentou o seu novo míssil na semana passada. O míssil de cruzeiro, chamado ÇAKIR (“azul acinzentado”), tem um alcance de mais de 150 quilómetros e pode ser disparado de várias plataformas, incluindo aeronaves de asa fixa e rotativa, veículos aéreos não tripulados de assalto, veículos tácticos com rodas e plataformas navais.
Um vídeo de simulação produzido para a promoção do novo míssil inclui mensagens para a Grécia. Especialistas militares falando ao Nordic Monitor afirmam que grandes empresas produtoras de armas semelhantes à Roketsan fizeram mais promoções globais para os seus clientes internacionais, mas que as empresas turcas produzem simulações visando a Grécia e outros vizinhos há anos.
Especialistas que analisaram as imagens para o Nordic Monitor disseram que o local de onde os mísseis são disparados no vídeo é a costa de Çeşme, no oeste da Turquia, e que o mapa de satélite no vídeo foi reproduzido com pequenas alterações.
Também afirmam que as imagens reais de ilhotas e rochosas apresentadas visualmente no vídeo confirmam que são as margens de Çeşme. Nesse caso, o local mostrado como inimigo no vídeo é a ilha grega de Chios, que fica a 7,5 quilómetros da costa turca.
No vídeo, o lado turco aparece subliminarmente como forças amigas, ou segundo a terminologia militar, como forças azuis, enquanto o outro lado é definido pela cor vermelha, que significa inimigo.
Neste caso, certamente não é coincidência que os mísseis tenham sido disparados de leste a oeste no vídeo. Nestes vídeos, as simulações de mísseis são geralmente da esquerda para a direita, mas no vídeo ÇAKIR, os mísseis são disparados da direita para a esquerda e os alvos inimigos são destruídos, dando uma mensagem subliminar de que o alvo é a Grécia.
A Turquia diz que as ilhas gregas deveriam ser desmilitarizadas de acordo com o Tratado de Lausanne de 1923 e vê-as como ameaça.
“Estas ilhas foram dadas à Grécia no Tratado de Lausanne de 1923 e nos Tratados de Paz de Paris de 1947 com a condição de que não as armasse. Mas a Grécia começou a violar isto nos anos 60. …. Estas ilhas foram cedidas condicionalmente. Se a Grécia não parar, a soberania destas ilhas será questionada. … Se necessário, emitiremos um aviso final”, disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu,  à emissora estatal TRT em 10 de Fevereiro. 
O Nordic Monitor informou anteriormente que, em carta de 13 de Julho de 2021 ao Conselho de Segurança da ONU, Feridun Sinirlioğlu, o representante permanente da Turquia na ONU, escreveu que “a contínua violação material deliberada e persistente da Grécia das disposições de desmilitarização da paz de Lausanne e Paris tratados, que são essenciais para a realização do seu objectivo e propósito, constituem uma séria ameaça à segurança da Turquia”.
“A Grécia viola as disposições básicas dos tratados pelos quais adquiriu soberania sobre as ilhas, o que, do ponto de vista legal, significa que a Grécia não pode, em relação à Turquia, invocar o seu título sob os mesmos tratados para os propósitos de uma delimitação de fronteiras marítimas”, acrescentou.
Em Janeiro, estudantes da academia naval turca foram vistos nadando a distância entre a Turquia e a ilha grega de Kastellorizo ​​(Meis em turco) em um vídeo publicado na conta oficial do Twitter do Ministério da Defesa da Turquia. O ministro da Defesa Hulusi Akar havia declarado recentemente que os cadetes nadariam até Kastelorizio, explicando-o como estando muito próximo da Turquia nas discussões sobre a ilha.
O vídeo começa com Akar afirmando que os cadetes nadariam até à ilha, depois continua com a apresentação de um comandante numa piscina dizendo: “Vamos realizar a fase de mar aberto do nosso treinamento de natação hoje”. Assemelha-se a uma produção fictícia com diferentes ângulos de filmagem e pós-edição. Imagens de drones foram usadas para torná-lo mais eficaz.
De acordo com Roketsan, os estudos de projecto do míssil de cruzeiro “indígena e nacional” ÇAKIR continuam, com os primeiros tiros de teste programados para 2022 a serem feitos pelo Bayraktar Akıncı, uma aeronave de combate não tripulada de última geração fabricada na Turquia. veículo e integração de plataforma planeada para 2023. 
*
Fontes:
https://nordicmonitor.com/2022/04/22049/
https://robertspencer.org/2022/04/turkey-introduces-new-missile-with-video-targeting-greek-island

* * *

São os Turcos membros da OTAN... que faria se não fossem... muito azar teve a Europa com a invasão turca há seis séculos, que continua a significar perigo mortal para europeus...