quarta-feira, março 30, 2022

ÍNDIA - MULHERES HINDUS IMPEDIDAS POR MUÇULMANOS DE REALIZAR O SEU RITUAL JUNTO A UMA MESQUITA


Na
Mércores, um grupo de cerca de 20 a 25 mulheres hindus em Mathura foi impedido pelos membros da comunidade muçulmana de realizar os rituais hindus de Basauda Pujan. 
As mulheres reuniram-se no poço de água perto da mesquita de Idgah para adorar a Deusa Sheetala Mata. Os confrontos eclodiram entre as duas comunidades quando os muçulmanos acusaram as mulheres hindus de aglomerar desnecessariamente a área ao redor da mesquita.
De acordo com os relatos, as mulheres hindus chegaram ao poço de água perto da mesquita de Idgah por volta das 5 da manhã para adorar Sheetala Mata por ocasião do Basauda Pujan. Foram paradas pelos membros da comunidade muçulmana, que não permitiram que eles realizassem o ritual hindu. A polícia de Govindnagar chegou então ao local e tentou pacificar o assunto.
A polícia explicou à comunidade muçulmana sobre o ritual e pediu que mantivessem a paz, mas sem sucesso. À medida que a situação se agravava, a Polícia de Govindnagar informou a Polícia Armada Provincial que avançou para acalmar o assunto. As mulheres adoraram Sheetala Mata e realizaram Basauda Pujan na presença da polícia.
Os relatórios mencionam que as mulheres hindus visitaram o poço de água e o templo de Sheetala Mata perto da mesquita de Idgah para Basauda Pujan nos últimos anos. Vários outros rituais hindus também são realizados no poço. Os muçulmanos, no entanto, continuaram argumentando que tal Pujan não havia acontecido no local antes e que as mulheres hindus haviam lotado a área ao redor da mesquita. Enquanto isto, o oficial do círculo Abhishek Tiwari afirmou que o Basauda Pujan faz parte da tradição local e os rituais devem ser permitidos. Os moradores também realizam 'mundanos' para os seus filhos na área, conforme o relatório de Amar Ujala.
Basauda Pujan é uma parte da tradição hindu celebrada em muitos Estados como um símbolo de 'mudança de estação'. Os hindus adoram Sheetala Mata e oram pelo bem-estar da sua família e especialmente das crianças pequenas. Sheetala Mata é considerada a Divindade que garante o bem-estar de doenças como varicela e doenças de pele. O facto mais divertido sobre o Basauda Pujan é que a Divindade Sheetala Mata recebe comida rançosa e a mesma é consumida pelos devotos como 'prasad'. As mulheres cozinham deliciosas oferendas de comida para a Divindade um dia antes do Pujan e mantêm-nas de lado até elas saírem do prazo.
Curiosamente, acredita-se em muitas partes da Índia que no dia de Basouda Pujan, os devotos hindus devem ficar longe do calor e das substâncias quentes. Devem consumir refeições frias velhas, bebidas frias como leite de coalhada ou 'raab' (bebida tradicional feita com coalhada, farinha de bajra e sementes de cominho). Devem usar água fria, também para fins domésticos. No entanto, podem retornar à sua rotina diária de 'refeição quente' somente após 24 horas do Pujan.
A Basauda Pujan também é chamada 'Sheetala Saptami' ou 'Sheetala Ashtami' e é comemorada todos os anos em torno da data Ashtami do mês Krishna Paksha de Chaitra do calendário hindu.
*
Fonte: https://www.opindia.com/2022/03/uttar-pradesh-hindu-women-stopped-from-carrying-out-basauda-pujan-for-sheetla-mata-near-idgah-mosque-in-mathura-sheetala-mata/