segunda-feira, março 28, 2022

RESTRIÇÃO DO CURDO EM ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS NA TURQUIA

O Conselho de Educação Superior da Turquia (YÖK) proibiu os estudantes de língua e literatura curda nas universidades turcas de escrever as suas dissertações em Curdo, segundo o site da Arab News.
Todas as dissertações dos departamentos de língua curda deverão agora ser escritas em Turco.
A medida está um passo atrás dos esforços anteriores do governo para proporcionar aos cidadãos curdos, que compõem cerca de um quinto da população da Turquia, a oportunidade de receber educação na sua língua materna.
As escolas estatais oferecem o Curdo como idioma electivo nos últimos sete anos num país onde o Turco é o único idioma reconhecido constitucionalmente.
Em 2013, estudos curdos foram introduzidos nas universidades durante o frágil e de curta duração “processo de paz curdo” que visava aumentar os direitos culturais e linguísticos curdos, mas que terminou subitamente em 2015.
Os departamentos de língua curda receberam anteriormente milhares de solicitações de estudantes universitários que queriam ter educação em Curdo, mas agora os números caíram drasticamente.
A decisão influenciará quatro universidades na Turquia que podem abrir departamentos de língua e literatura curdos: Universidade Dicle, na província sudeste de Diyarbakir, Universidade Mardin Artuklu, Universidade Bingol e Universidade Mus.
Um estudo recente mostrou que apenas 18% dos 600 jovens curdos que participaram numa pesquisa ​​- com idades entre 18 e 30 anos – podiam falar, ler e escrever em Curdo. A categorização da língua curda como “língua desconhecida” pelo sistema judicial é outra marginalização da língua, às vezes até criticada por funcionários do governo.

*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://vozdaturquia.com/sociedade/educacao/2020/08/04/conselho-de-ensino-superior-da-turquia-proibe-dissertacoes-em-curdo/

* * *

Note-se que os Curdos já estavam na região que é hoje a Turquia antes de os Turcos propriamente ditos aí chegarem, mas ali manda a lei do mais forte... e ninguém no resto do planeta parece incomodar-se com este atropelo dos direitos de uma grande parte da população a modos que nativa, o que, em abono da verdade, fortalece o potencial que os Curdos como Povo poderão ter no apoio às posições ocidentais, ou ocidentalistas, juntamente com Israel, em toda a zona do Médio Oriente.


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

a anatolia desde os hititas e por milenios era indo europeia o aspecto e dna anatolico tem poucos por cento de turaniano em efemeros seculos eles tinham muito mais em comum com gregos e iranianos mas a lingua imposta por alogenos fez com que os nativos se achassem parte da eurasia centro oriental da pos citia mas ao mesmo tempo se a anatolia ainda fosse bizantina helenistica seria um antro igual ao oeste

29 de março de 2022 às 19:05:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home