quarta-feira, janeiro 26, 2022

DINAMARCA - MINISTRO ESQUERDISTA DE ORIGEM ETÍOPE DIZ QUE HUNGRIA TINHA RAZÃO EM TRAVAR A IMIGRAÇÃO

É notícia de há uns meses mas merece registo:

Foi um erro criticar o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán por erguer um muro de arame farpado na fronteira em 2015”, disse o ministro dinamarquês da Imigração e Integração, Mattias Tesfaye, à imprensa após a reunião dos ministros do Interior da UE em Bruxelas.
“Como é sabido, inicialmente a maioria dos líderes europeus criticou fortemente o estabelecimento do bloqueio da fronteira sul, mas agora mais e mais pessoas reconhecem que o primeiro-ministro húngaro estava certo no debate sobre imigração”, disse Tesfaye.
Ele também disse após o debate sobre a esperada onda de imigrantes do Afeganistão que os eventos de 2015 não se devem repetir.
“Nessa altura, os refugiados marchavam nas auto-estradas da Europa e não conseguíamos proteger as nossas fronteiras externas, e as organizações humanitárias estavam com pouco dinheiro”, disse Tesfaye. Na reunião dos ministros do Interior da UE, sugeriu que sejam feitos esforços para controlar a situação no Afeganistão, reforçando as fronteiras e prestando apoio aos países vizinhos.
“Acreditamos em limites fortes. Não apenas entre a Europa e os países vizinhos, mas nas fronteiras do leste da Turquia e do sul da Tunísia. Do lado dinamarquês, queremos ajudar esses dois países a fortaleceremn as suas fronteiras”, disse Tesfaye.
Em reacção à declaração do ministro dinamarquês, a ministra da Justiça húngara, Judit Varga, disse que justificava a posição de Orbán de longa data e muitas vezes criticada.
“A declaração acima, assim como a experiência dos últimos seis anos, também prova que a Hungria é um Estado modelo, já que o que se deseja e se espera em outros lugares é uma realidade aqui”, escreveu Varga em um post no Facebook. “Estamos a proteger as fronteiras da Europa ao mesmo tempo, levando ajuda para onde ela é mais necessária.
*
Fonte: https://rmx.news/hungary/danish-minister-it-was-wrong-to-criticize-hungarys-strict-immigration-policies/

* * *

Um político de Esquerda honesto e racional a respeito da iminvasão, quem esperaria uma destas...