quarta-feira, outubro 13, 2021

ESPANHA - VOX CELEBRA DIA DA HISPANIDADE COM MAPA QUE INCLUI PORTUGAL EM ESPANHA

O partido espanhol VOX divulgou um cartaz alusivo ao Dia da Hispanidade, que hoje se comemora, em que o território português é parte de Espanha, tal como as ex-colónias portuguesas.
"A Espanha tem muito a comemorar e nada do que se arrepender. Num dia como hoje, há 529 anos, Colombo descobriu a América e começou a Hispanidade, a maior obra de geminação realizada por um Povo na história universal", afirma o partido em mensagem que acompanha a imagem divulgada nas redes sociais.
No centro da imagem está um mapa que assinala a vermelho antigas possessões da coroa espanhola em todo o mundo, incluindo Portugal, toda a América Latina, grande parte da América do Norte e as costas africanas do Atlântico e Índico, incluindo o que é hoje Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, entre outros países.
No topo, uma bandeira com as armas portuguesas, ao lado do escudo real espanhol filipino, durante o período de 60 anos de anexação de Portugal por Espanha (1580-1640), em que as armas portuguesas faziam parte do brasão da coroa espanhola.
Em diversos países sul-americanos, a data foi assinalada por marchas de povos indígenas, com os quais se solidarizaram diversos partidos políticos e alguns chefes de Estado.
O Dia da Hispanidade, feriado nacional no país-vizinho, marca a chegada, em 12 de Outubro de 1492, de uma expedição liderada por Cristóvão Colombo à Ilha Guananí, no arquipélago das Bahamas, considerado o primeiro contacto entre a Europa e a América, poucos anos antes da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.
O feriado espanhol instituído pela lei 18/1987 simboliza, segundo o Diário Oficial do Estado, “o acontecimento histórico em que a Espanha, prestes a concluir um processo de construção do Estado com base na nossa pluralidade cultural e política, e integração dos Reinos de Espanha na mesma monarquia, inicia um período de projecção linguística e cultural para além dos limites europeus”.

*
Fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/partido-espanhol-vox-comemora-dia-da-hispanidade-com-portugal-anexado?fbclid=IwAR2fgw0rvNRhNeZAVXCMo4Zp492bGrOXma3EP07NDZY1wKyzJrSluZhEA1I

* * *

Não surpreende nada. Há ainda muito chauvinismo castelhano em Espanha e, por isso mesmo, verifica-se aí a permanência do ideal iberista, que na prática significa a subordinação de todas as Nações ibéricas a Castela. Esse pessoal queria fazer a Portugal o que hoje faz à Catalunha, à Galiza, às Astúrias e ao País Basco, porque os restos de Franquismo e/ou Fascismo ainda são visíveis nas fileiras da Ultra-Direita espanholista. Nas costas dos outros devemos ver as nossas, diz o ditado, motivo pelo qual casos destes devem motivar os portugueses conscientes no apoio à independência da Catalunha e, também, a seu tempo, da Galiza, das Astúrias e de Euskadi. 
Outro ditado popular diz que não se deve fazer aos outros o que não se quer sofrer por obra de outrem, o que se aplica aos patriotas portugueses que ainda lamentam o fim do Império. De uma perspectiva coerentemente nacionalista, isto é ainda mais grave do que a inclusão de Portugal no Estado Espanhol, uma vez que há incomparavelmente mais proximidade étnica entre Portugueses e Castelhanos do que entre Portugueses e Africanos, pelo que, se no caso do iberismo fica tudo entre irmãos ibéricos, no do império em África o abuso é notoriamente pior, porque se trata de uma família que se sobrepõe a outra. 
Não é só em Portugal e Espanha, de resto, que esta mentalidade imperialista perdura entre os que se afirmam nacionalistas. Urge por isso desenvolver em toda a Europa a lógica autenticamente nacionalista, que consiste simplesmente em dar prioridade máxima à soberania da Nação, não em imperialismo, não em supremacismo, não na atitude, declarada ou implícita, de que «o que interessa é a gente ganhar e os mais fracos que aguentem», o que só pode prometer mais opressão e subsequente ódio, sendo o ódio entre europeus particularmente nocivo para toda a Europa. O único caminho lógico do Nacionalismo em solo europeu é por isso em direcção à Europa das Cem Bandeiras, o que implica a divisão de alguns dos mais poderosos e maiores Estados nas Nações que os compõem, o que se aplica não apenas a Espanha (5 Nações), mas também a França (pelo menos 5 Nações), Alemanha (2 ou 3 Nações), Reino Unido (5 a 6 Nações), Itália e Rússia. As boas fronteiras fazem os bons vizinhos.


3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

https://m.youtube.com/watch?v=irNh-f0AYlg

13 de outubro de 2021 às 20:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

https://revistaforum.com.br/politica/bolsonaro/bolsonaro-provoca-fuga-do-brasil-e-imigracao-ilegal-de-brasileiros-aos-eua-cresce-65-vezes/#

13 de outubro de 2021 às 20:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

https://veja.abril.com.br/brasil/debandada-de-brasileiros-ao-exterior-atinge-recorde-no-governo-bolsonaro/

13 de outubro de 2021 às 20:09:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home