quarta-feira, setembro 15, 2021

PRESIDENTE NORTE-AMERICANO FALHA TENTATIVA DE ENCONTRO COM HOMÓLOGO CHINÊS?

De acordo com o jornal Financial Times, o presidente chinês não tem pressa em se encontrar com o homólogo norte-americano, e deu a entender que os EUA primeiro devem "baixar o tom".
O presidente dos EUA, Joe Biden, propôs ao líder chinês, Xi Jinping, realizar a primeira cúpula frente a frente, porém não recebeu a aprovação do seu homólogo durante a conversa telefónica na semana passada, reporta o Financial Times, que falou com funcionários norte-americanos sob condições de anonimato.
No entanto, a Casa Branca e o próprio presidente desmentiram as afirmações expostas no artigo. Além disso, Biden assegurou que não é verdade que o presidente chinês tenha recusado a sua proposta de realizar uma cúpula, enquanto o assessor de Segurança Nacional, Jake Sullivan, declarou que "esse não é um retrato exacto da conversa".
No entanto, uma fonte da Reuters informada sobre a conversa telefónica afirmou que o relato do Financial Times era preciso.
Segundo o jornal, Xi Jinping, em vez de concordar com a necessidade de um encontro, exigiu que a Administração Biden baixasse o tom nas suas relações com Pequim, que ela frequentemente critica por uma suposta opressão da minoria muçulmana uigur, por políticas repressivas contra a oposição de Hong Kong e actividades militares nas imediações de Taiwan.
O governo chinês teria acusado os EUA de interferirem nos assuntos internos do país.
Uma das fontes observou que Biden não esperava uma resposta imediata, já que havia mencionado a realização da cúpula como uma das diversas possibilidades para o desenvolvimento das relações bilaterais com Pequim, enquanto outra pessoa familiarizada com o assunto indicou que ficaram com a impressão de que o presidente chinês não se queria comprometer no momento.

*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2021091518020848-biden-fracassa-em-assegurar-cupula-com-xi-jinping-indica-financial-times/?fbclid=IwAR1Gh5CLFsmLpzNYjA813ayjzZ6BtrunMJ4NWwgIYW6DDbER-6K7929LmjU

* * *

Se calhar é por estas e por outras que hoje se noticia que um ex-agente do FBI na Casa Branca «temeu» que Trump começasse uma guerra contra a China - é para desviar as atenções de mais este fracasso da política externa do experientíssimo Biden, aquele que todos os analistas juravam pela mãezinha que era muitabom porque tinha muita experiência ao passo que Trump era «um louco!» que «nos ia levar à guerra!»... ele viu-se a «guerra» do Trump, que até conseguiu um acordo muito bom com a China...