terça-feira, setembro 28, 2021

ESPANHA - MUSLO REZA, FAZ GESTO DA EXCLUSIVIDADE DE ALÁ E ATIRA CARRO CONTRA BAR, MATANDO UMA PESSOA

Uma carta de despedida seguindo as regras islâmicas radicais, uma testemunha que garante que o agressor fez o gesto de exclusividade antes de esmagar os ocupantes de uma esplanada, levou a investigações sobre os acontecimentos da última sexta-feira na Torre Pacheco (Múrcia) em que já estão a ser investigados o Tribunal Nacional como ataque terrorista.
O motorista do veículo, jovem marroquino de 30 anos, também se feriu com uma faca antes de atropelar no terraço e entrar com o carro num prédio.
As investigações do Tribunal estão sob sigilo sumário. O suposto agressor morreu em decorrência do impacto contra a casa. Como resultado do seu atropelamento, uma pessoa que estava no bar morreu.
O agressor morava sozinho num apartamento na mesma cidade. Os agentes encarregados das investigações vasculharam a sua casa sem encontrar nada de notável.
Mas dentro do veículo, localizaram uma carta na qual o autor do ataque supostamente afirmava que a sua acção foi um ataque terrorista e apontou fórmulas usadas pelos radicais nos seus textos, que estão então a ser investigados para saber se ele é um 'lobo solitário'.
O veículo que usou foi emprestado. Inicialmente pensava-se que ele estava a guiar a alta velocidade porque havia um segundo veículo a persegui-lo, mas essa tese foi depois rejeitada pelos pesquisadores. A localização da nota era essencial para que os tribunais locais a inibissem e enviassem ao Tribunal Nacional. Os agentes encarregados das investigações são especialistas em jihadismo.
Mas mais fundamental foi o depoimento de uma testemunha que viu o agressor, antes de pisar fundo no acelerador, fazer “orações de despedida”, o gesto de exclusividade, com as mãos para cima, antes de iniciar a sua suposta carreira suicida.
Os pesquisadores estão a desenvolver o perfil do agressor, que a princípio não parece ter uma história ou dados objectivos que apontassem para a sua radicalização.
Também está a ser analisado o possível uso que pode ter feito das redes sociais e seu acesso às páginas de auto-radicalização.
As Forças de Segurança do Estado estão em alerta máximo. Na verdade, mantêm o nível 4, quase o máximo. O medo de 'lobos solitários' aumentou após a operação de evacuação da missão internacional no Afeganistão. Os analistas entenderam que o triunfo dos talibãs poderia "alimentar" os auto-radicalizados, os lobos solitários.
Este jornal já divulgou que após a operação militar em Cabul, foi reforçada a segurança de mais de 150 suspeitos radicais, assentados na Espanha, sobre os quais existem suspeitas de que a qualquer momento poderão cruzar a linha e tornar-se potenciais terroristas.

*
Fontes: https://www.elmundo.es/espana/2021/09/21/61498c8efc6c8389068b456d.html
https://www.jihadwatch.org/2021/09/spain-muslim-migrant-prays-makes-one-finger-sign-of-uniqueness-of-allah-crashes-car-into-terrace-killing-one?fbclid=IwAR0ATgUJ5vNzUJJ-B6KyR6ZIu85AlXgXUJtBsmOMcmavKUHl416zl_4NmoM

* * *

O indivíduo que morreu no bar não imaginava provavelmente, nesse dia, ao levantar-se da cama, que ia ser atropelado por um muçulmano dentro de um bar. Se alguém lhe dissesse que isto lhe podia acontecer, talvez ele encolhesse os ombros e dissesse «também me pode cair um meteoro em cima...», e fosse ao bar à mesma; algum antirra que ouvisse o alerta, guinchava-se todo que isso era paranoia islamofóbica e raciiiista!!!!, e que não há nenhum muslo debaixo da cama ou no telhado e tal... pois debaixo da cama ou no telhado talvez (ainda) não, mas naquele terraço, houve-o, de facto... e há mais cento e cinquenta deles no resto do País, isto contando apenas com os que estão assinalados pelas autoridades, bem entendido, porque este muslo de Múrcia não estava...