quarta-feira, agosto 18, 2021

VERDADEIRA CAUSA DO DERRETIMENTO NA ANTÁRCTICA NÃO É O AQUECIMENTO GLOBAL PRODUZIDO PELO HOMEM

Pesquisadores descobriram porque é que uma das maiores geleiras ou glaciares da Antárctica, Thwaites, derrete com uma velocidade anormalmente alta. Geofísicos alemães e britânicos descobriram um fluxo de calor geotérmico debaixo dela.
Actualmente, o derretimento do glaciar Thwaites, na Antárctica Ocidental, é responsável por 4% de subida do nível do mar, mais do que de qualquer outra geleira. Os cientistas sugerem que a sua velocidade de derretimento está a crescer.
Até recentemente, os especialistas explicaram esta anomalia com o aquecimento global e disseram que a geleira ou glaciar em alguns lugares se apoia no fundo do mar, e por isso entra em contacto com massas de água quente. Mas a pesquisa recente revela que o papel decisivo neste processo é desempenhado por outro factor.
Os cientistas descobriram um fluxo de calor geotérmico debaixo do geleiro. Os pesquisadores explicam o calor geotérmico com a localização de Thwaites, que está sobre uma fossa tectónica, onde a crosta terrestre é significativamente mais fina do que, por exemplo, na Antárctica Oriental, segundo o estudo publicado na Communications Earth & Environment.
"As nossas medições mostram que debaixo da geleira Thwaites, lá onde a espessura da crosta terrestre é de apenas entre 17 e 25 quilómetros, pode surgir um fluxo de calor geotérmico com potência de 150 miliwatts por metro quadrado", disse a geofísica Ricarda Dziadek.
Para obter mais dados e determinar a causa decisiva do derretimento anormal da geleira, os pesquisadores planeiam realizar uma perfuração para pegar amostras de solo sob a geleira e medir a temperatura do fluxo de calor geotérmico.

*
Fonte: https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2021081817912917-revelado-que-verdadeira-causa-do-derretimento-de-geleira-na-antartica-nao-e-mudanca-do-clima/