sábado, julho 17, 2021

BÉLGICA - REACTOR NUCLEAR DESACTIVADO POR RISCO DE VAZAMENTO

Na Bélgica, a Agência Federal de Controle Nuclear (AFCN), afirmou nesta Joves (15) que fechou um reactor numa das duas centrais nucleares do país depois de funcionários perceberem que houve aí vazamento de hidrogénio.
"O reactor Doel 2 foi desligado manualmente na noite de 14 para 15 de Julho depois de funcionários […] notarem um rápido aumento no consumo de hidrogénio pelo alternador, o que indicava um vazamento", lê-se no comunicado da AFCN.
Um dos dois reactores de Doel, cidade localizada no norte da Bélgica, foi desligado preventivamente para reduzir quaisquer riscos possíveis, acrescentou a agência. A causa do vazamento não é conhecida e o reactor não reiniciará até que a falha seja encontrada.
A subsidiária belga da gigante francesa de energia Engie Electrabel disse que aumentou a vigilância nas centrais nucleares da região, que ficam próximas do rio Meuse, que pode transbordar em breve. ​O risco de inundações ao redor da central nuclear de Tihange [onde ficam os reactores Doel] permanece sob controle e não há perigo imediato para a central nuclear. O operador Engie Electrabel aumentou preventivamente o seu nível de vigilância.
Nos últimos dias, chuvas excepcionalmente fortes inundaram a Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos. Pelo menos oito pessoas morreram na Bélgica.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2021071517784097-belgica-fecha-reator-nuclear-apos-vazamento-de-hidrogenio/